Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível fazer overclock na RAM com ASUS A320M-K/BR Prime


Visitante

Posts recomendados

Bom, eu fiquei sabendo sobre o ganho de performance em relação à frequência da memória RAM, e que é possível obter frequências maiores atráves de overclock.


Eu gostaria de saber se é possível fazer overclock na RAM nesta seguinte configuração:
MOBO: ASUS A320M-K/BR Prime
CPU: Ryzen 3 2200G
RAM: Corsair Vengeance 4GB 2400MHz C16 (2x4)

 

No site da MOBO, diz que o máximo de memória RAM é 3200 MHz
No site da CPU, diz que o máximo da frequência da RAM é de 2933 MHz
Porém, na minha BIOS, aparece no máximo até 2866 Mhz
(Lembrando que a memória é 2x4, ou seja, Dual Channel, caso isso seja relevante)

 

É possível atingir esta frequência, ou pelo menos 2800/2733 MHz através de OC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A resposta é: talvez. OC é uma questão sutil de que depende da estrutura física do seu equipamento especificamente. Dá pra tentar, mas se tiver que subir muito a tensão pode ser que exija ventilação ativa (colocar um fan) assoprando os pentes ou até inviabilize, ou então que você tenha que subir tanto a latência que não valha a pena. A tendência é que pelo menos a 2666 você consiga colocar sem mexer em latência nem tensão, depois disso é muito variável e depende de sorte. Essa tabela pode ajudar, nela você vê a velocidade efetiva que resulta da combinação de cada par frequência-latência. Boa sorte!

image.thumb.png.7297f272d0eecf1ffe15357e0a287c51.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, user2740.EG disse:

@Shaman93 Nossa cara, acabei de testar o 2666 MHz, e acredita que o PC deu tela azul 2 vezes? Tive que voltar para os 2400 MHz, porém creio que dá para mexer ainda em overclock (não sei como, mas deve ter)

Acontece. Tenta subir a tensão em 0.01 ou 0.02 V. Dá uma olhada nesse tópico: https://www.overclockers.com/forums/showthread.php/785102-DDR4-RAM-overclocking-101-guide

Se tem dificuldades no inglês esse vídeo do Peperaio pode ser um bom material pra começar também: http://peperaiohardware.com/overclock-ddr4-hyperx-predator-2400-para-3200-mhz-uma-alternativa-para-o-alto-preco-das-rams/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Teste com 1.22v

Testei com 2666 MHz, PC bootou, porém em pouco tempo deu tela azul.

 

Teste com 1.25v

Testei com 2666 MHz, PC bootou, ficou um pouquinho travado, mas não deu tela azul, fiz o teste no MemTest64 (5 loops), deu 5 erros. Não sei se isso é relevante, mas 4 dos erros foram no último loop.

 

Teste com 1.35v
Eu sei que o recomendado para testar frequências é de cima para baixo, porém dessa vez fiz o inverso.

1. Testei com 2666 MHz, foi OK (MemTest64 só fiz 1 loop sem problema, farei mais depois para assegurar).

2. Testei com 2733 MHz, nem bootou o PC. Ficou um bom tempo no "Reparo Automático". Não sei se era o correto a se fazer, mas eu forcei desligamento e coloquei "AUTO" no Ai Tweaker .

 

Devo tentar aumentar mais a tensão para atingir 2733/2800 MHz?

Devo tentar mexer nos timings? (16-16-16-16-39 e os outros timings secundários/terciários)

 

EDIT¹: Esqueci de perguntar também, não é exatamente relacionado com o meu "problema", mas por que em frequências mais altas, a latência das memórias é maior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acredito que 1.35V ta bom mais que isso capas de fritar (queimar) as RAM de calor.

Pois existia memórias ddr3 de 1,35v volts eram as low da época das DDR3. Agora o normal pra DDR4 é 1,2v. O maximo pras DDR4 acredito ser 1,5V pois essa era a tensão padrão das DDR3 mas não recomendo por ser muito alta em comparação a 1,2v.

 

Ao invés de aumentar na frequência tenta travar o cass em 16 16 16 (os 3 primeiro tenta deixar iguais, testando aqui em casa na minha ddr3 provei que fica mais estável se os 3 primeiros cass forem iguais) depois 15 15 15.

 

Depois se não funcionar tenta aumentar os outros 2 cass sendo o ultimo pra 42. tipo se conseguires 15 15 15 20 42 ja ta bom.

 

Depois que testar a estabilidade tenta diminuir levemente a tensão pra 1,32v depois testa jogando, se não trava você conseguiu um over estável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique PP Valeu aí cara, vou tentar.

 

EDIT¹: Consegui alcançar até mesmo os 3200MHz relaxando os timings. Ficou 18-20-20-20-44 no mesmo 1.35v. Devo tentar agora apertar eles? Não sei se a latência tá muito alta, no teste comparativo de latência do AIDA64, dizia que está 75.5 ns.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

@Nathanzin Não leve tudo o que eu falar com 100% de confiança pois já faz tempo que eu mexi nisso (um amigo me ajudou a fazer OC), mas isso pode te ajudar.

Descobri que a memória que eu tenho é um modelo "precoce", quando estava no início do DDR4 no mercado, contendo nele o Micron A-die. Isso já não ajudava muito a fazer OC, mas eu consegui um desempenho satisfatório. Os timings primários foi o que eu mexi mais, os timings secundários e terciários eu deixei os valores do DRAM Calculator. Tenho memórias Corsair Vengeance 4GB (2x4) 1-rank. 

Consegui 3200MHz com 1.32v com os valores na imagem

(Por algum motivo, eu setei CAS Latency pra 17, mas ele muda automaticamente pra 18, mas nessa memória, esse valor já está de bom tamanho)

IMG_20200702_110239230.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!