Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

montando novo setup pc gamer com 32 gb ram


Posts recomendados

bom dia, boa tarde e boa noite

 

preciso de ajuda para montar um novo setup de pc gamer

 

por enquanto estou somente com ideias gerais do que pretendo. o que tenho em mente é um pc gamer com memoria ram de 32 gb, nao sei quanto pretendo gastar, por isso preciso dos vossos conhecimentos. uma boa placa-mãe, processador e memorias rams. dividam comigo suas informações S2

 

se possível me informar o que seria o topo de cada uma das peças e uma intermediaria custo/beneficio.

 

desde já agradeço, amo vcs S2 (novamente)

 

ps: dei uma olhada e vi que a arquitetura mais utilizada é a 1151, para intel, e vi também, que algumas placas mae tem retrocompatibilidade com alguns processadores de geração anterior e nao com outros, se puderem me dar uma ajuda nesse sentido agradeço

 

ps2: pretendo pegar uma 1080 ti ou algo mais robusto, mas futuramente. desta forma, mesmo que esse pc fique limitado pela minha atual gpu nao é um problema para mim, pois estou montando ele pensando no proximo upgrade, que é minha real intençao. dado as minhas atuais condiçoes, dinheiro e custo das gpus, optei inicialmente por montar esse setup sem gpu para mais na frente colocar uma coisa mais condizente ao investimento inicial. por fim, deve se levar em consideração tanto a fonte quanto ao resfriamento do equipamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, phsp disse:

bom dia, boa tarde e boa noite

 

preciso de ajuda para montar um novo setup de pc gamer

 

por enquanto estou somente com ideias gerais do que pretendo. o que tenho em mente é um pc gamer com memoria ram de 32 gb, nao sei quanto pretendo gastar, por isso preciso dos vossos conhecimentos. uma boa placa-mãe, processador e memorias rams. dividam comigo suas informações S2

  

se possível me informar o que seria o topo de cada uma das peças e uma intermediaria custo/beneficio.

 

desde já agradeço, amo vcs S2 (novamente)

  

ps: dei uma olhada e vi que a arquitetura mais utilizada é a 1151, para intel, e vi também, que algumas placas mae tem retrocompatibilidade com alguns processadores de geração anterior e nao com outros, se puderem me dar uma ajuda nesse sentido agradeço

 

Atualmente 16 gb eh mais do que o suficiente... os jogos atuais em sua maioria consomem ate 10 gb de memoria ram... 

 

Sem um valor exato de qto voce pretende gastar nao da para saber o que te indicar... 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@phsp Bom dia amigo!

 

Bom, vamos lá. Qual é o seu orçamento? o que pretende jogar? Você está decidido em ir de Intel, ou Ryzen é uma possibilidade?

 

Se o PC for apenas pra jogos, 32GB não é necessário. Mas vamos ver quanto você tem pra gastar, pra decidir o que vai ser melhor no caso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, DropSZerA disse:

@phsp Bom dia amigo!

 

Bom, vamos lá. Qual é o seu orçamento? o que pretende jogar? Você está decidido em ir de Intel, ou Ryzen é uma possibilidade?

 

Se o PC for apenas pra jogos, 32GB não é necessário. Mas vamos ver quanto você tem pra gastar, pra decidir o que vai ser melhor no caso.

seria para stream também, algo até 3k, acho q nao precisarei de uma placa de video por enquanto.

 

no caso seria somente a placa-mãe, processador, memoria ram, fonte e cooler... os outros eu ja tenho do meu atual pc. sobre ser intel ou ryzen, sempre opto pelo custo beneficio, levando em conta o mercado futuro ou que o pc aguente por uns 4 ou 5 anos sem ficar deveras defasado.

adicionado 6 minutos depois
25 minutos atrás, Trunka disse:

 

Atualmente 16 gb eh mais do que o suficiente... os jogos atuais em sua maioria consomem ate 10 gb de memoria ram... 

 

Sem um valor exato de qto voce pretende gastar nao da para saber o que te indicar... 

sim, mas eu tenho me aventurado com stream também, e sempre falta memoria pra tanto aplicativo aberto junto dos jogos. estou pensando em algo a partir de 1.2k até uns 3k. como disse acima, nao pretendo comprar um placa de video de imediato, mas dependendo da config pode ate ser uma possibilidade. o que interessa realmente, no momento, é: placa-mãe, processador, memoria ram, fonte, cooler e gabinete, os demais acessorios e perifericos eu ja tenho. sobre placa-mãe, vi q algumas aceitam ate 64gb, o q seria interessante se eu for ficar com o pc por um bom tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, phsp disse:

seria para stream também, algo até 3k, acho q nao precisarei de uma placa de video por enquanto.

 

no caso seria somente a placa-mãe, processador, memoria ram, fonte e cooler... os outros eu ja tenho do meu atual pc. sobre ser intel ou ryzen, sempre opto pelo custo beneficio, levando em conta o mercado futuro ou que o pc aguente por uns 4 ou 5 anos sem ficar deveras defasado.

Bom, mesmo que você vá fazer Stream, 16GB é suficiente. 

 

Pelo que entendi, você já tem uma GPU, certo? Caso tenha, precisamos saber qual é, pra poder saber qual configuração pegar. Não adianta pegar um processador atual e forte, se sua GPU for antiga. Um vai limitar o outro. No caso de você não ter placa de video, ai fica complicado você conseguir jogar/streamar.

 

Com 3k da pra montar um PC bacana... Acredito que pelo motivo da Stream, sua escolha deve ser ir de Ryzen. 

Mande o modelo da sua GPU, e o que e em qual qualidade você pretende jogar. Ah, o seu gabinete também é algo importante pra tomar nota.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os colegas entenderam que você não vai comprar placa de vídeo porque já possui uma. Já eu, acho que você não possui  nem pretende comprar. Pode desfazer nossa confusão ? hehehe

 

Caso já possua placa de vídeo, siga as recomendações dos colegas. Caso contrário, você vai precisar de um Ryzen G, que possui vídeo integrado ao processador. Prefira os Ryzen 5 2400G e 3400G que possuem o dobro de threads dos Ryzen 3 2200G e 3200G, sendo portanto melhor opção pra multi-tarefa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hanner disse:

Os colegas entenderam que você não vai comprar placa de vídeo porque já possui uma. Já eu, acho que você não possui  nem pretende comprar. Pode desfazer nossa confusão ? hehehe

 

Caso já possua placa de vídeo, siga as recomendações dos colegas. Caso contrário, você vai precisar de um Ryzen G, que possui vídeo integrado ao processador. Prefira os Ryzen 5 2400G e 3400G que possuem o dobro de threads dos Ryzen 3 2200G e 3200G, sendo portanto melhor opção pra multi-tarefa.

eu ja tenho uma placa de video razoavel (duas na vdd), por isso nao tenho interesse em comprar uma nova nos proximos meses, claro que se surgirem necessidades e oportunidades isso sera revisto. por isso meu maior interesse, agora, seriam os outros componentes, no caso ficaria com 2 pcs montados. entres os ryzens e os intel, quais vcs sugerem? 

 

obrigado

adicionado 6 minutos depois
7 horas atrás, DropSZerA disse:

Bom, mesmo que você vá fazer Stream, 16GB é suficiente. 

 

Pelo que entendi, você já tem uma GPU, certo? Caso tenha, precisamos saber qual é, pra poder saber qual configuração pegar. Não adianta pegar um processador atual e forte, se sua GPU for antiga. Um vai limitar o outro. No caso de você não ter placa de video, ai fica complicado você conseguir jogar/streamar.

 

Com 3k da pra montar um PC bacana... Acredito que pelo motivo da Stream, sua escolha deve ser ir de Ryzen. 

Mande o modelo da sua GPU, e o que e em qual qualidade você pretende jogar. Ah, o seu gabinete também é algo importante pra tomar nota.

 

to com duas placas de video, usando uma e outra encostada, pretendo montar o novo pc e usar a placa de video mais nova nele, no fim ficaria com dois pc montados. hoje minha placa de video é limitada pelo restante do pc e nao me importo muito se o novo ficar llimitado pela placa de video, ate porque pretendo comprar outra placa de video mais robusta nos proximos meses. assim, apesar de montar um pc novo agora, a placa de video que ira servi-lo de fato, so vira dps, mesmo que fique limitada pela atual gpu.

 

ps: pretendo pegar uma 1080ti ou algo mais robusto, de até 2k, por isso devo pensar tanto na fonte quanto quanto no aquecimento do gabinete. o pc que pretendo montar seria baseado nessa gpu, mesmo que fique limitado por breve momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado por esclarecer.

 

Se pretende usar a 1080 TI (ou placa mais potente) pra jogar em 4K, vá no Ryzen 5 1600/2600/2600X tranquilamente. Agora, se pretende jogar em FullHD (e possui um monitor com frequência acima de 60Hz) recomendo o 3600 que vai conseguir empurrar mais FPS.

 

Com relação a refrigeração, é interessante utilizar um gabinete com boas soluções de arrefecimento. O Aero 500 da Aerocool é uma boa opção abaixo de 200 reais. Pode pegar qualquer outro modelo de sua preferência, apenas evite aqueles com uma tampa de vidro na frente (limitando a principal entrada de ar) ou com fonte na parte superior do mesmo.

 

Já sobre a fonte, pode pegar um modelo de 500W sim, desde que seja confiável. Veja na imagem abaixo, um teste de stress levando a placa até o limite. Repare que ainda nessa situação o consumo total do sistema é de apenas 394W. Além disso, vale ressaltar que o teste foi realizado numa plataforma com um Intel Core i7-4960X (que em stock já vem um TDP de 130W) com overclock a 4.2GHz !!

 

Ou seja, na tua plataforma doméstica, com um processador menos furioso (lembre-se que o 3600 tem TDP de apenas 65W) o consumo será ainda menor.

 

Spoiler

image.png.c2a7e362160b5ce05e2e817c7c860cbc.png

 

Claro que isso não quer dizer que você deve comprar uma placa de vídeo de 2000 reais e economizar na fonte. É recomendável uma fonte de maior qualidade como esta Corsair TX 550

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@phsp Bom, com todas as informações que você passou, como nosso amigo @Hanner disse, eu também iria de Ryzen 3600/3700. Tu vai entrar na nova Gen, tendo em mãos um processador muito forte, tanto pra games como pra multi-tarefa...

 

Você vai ficar tranquilo por um bom tempo, e depois seria só investir numa GPU. 1080TI é uma boa pedida, ***** vai ser você encontrar uma pra comprar... Tirando o fato dessas placas 1080/2070/2080 estarem com o preço lá no alto. 

 

A respeito da fonte, eu no seu lugar, investiria uma graninha aqui. Não precisa ser uma fonte de 1000W. Mas pega uma fonte de qualidade. Por mais que seu setup bata só 400W, sempre é bom ter uma folga em relação a fonte. No mínimo, eu pegaria uma de 600W de boa qualidade. A diferença de preço pra uma de 500W não vai ser gritante, então não vejo problemas.

 

Como o amigo disse ali em cima, uma RM (substituta das TX) é uma boa escolha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Hanner disse:

Obrigado por esclarecer.

 

Se pretende usar a 1080 TI (ou placa mais potente) pra jogar em 4K, vá no Ryzen 5 1600/2600/2600X tranquilamente. Agora, se pretende jogar em FullHD (e possui um monitor com frequência acima de 60Hz) recomendo o 3600 que vai conseguir empurrar mais FPS.

 

Com relação a refrigeração, é interessante utilizar um gabinete com boas soluções de arrefecimento. O Aero 500 da Aerocool é uma boa opção abaixo de 200 reais. Pode pegar qualquer outro modelo de sua preferência, apenas evite aqueles com uma tampa de vidro na frente (limitando a principal entrada de ar) ou com fonte na parte superior do mesmo.

 

Já sobre a fonte, pode pegar um modelo de 500W sim, desde que seja confiável. Veja na imagem abaixo, um teste de stress levando a placa até o limite. Repare que ainda nessa situação o consumo total do sistema é de apenas 394W. Além disso, vale ressaltar que o teste foi realizado numa plataforma com um Intel Core i7-4960X (que em stock já vem um TDP de 130W) com overclock a 4.2GHz !!

 

Ou seja, na tua plataforma doméstica, com um processador menos furioso (lembre-se que o 3600 tem TDP de apenas 65W) o consumo será ainda menor.

 

  Mostrar conteúdo oculto

image.png.c2a7e362160b5ce05e2e817c7c860cbc.png

 

Claro que isso não quer dizer que você deve comprar uma placa de vídeo de 2000 reais e economizar na fonte. É recomendável uma fonte de maior qualidade como esta Corsair TX 550

meus maiores medo e duvida são sobre o arrefecimento e os coolers com liquido (nunca usei),  eles sao vendidos a parte? se sim, qual seria uma boa pedida?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O maior "aquecedor" do teu sistema, geralmente é a placa de vídeo.

Eu não conheço sistemas de arrefecimento líquido de placa de vídeo que não sejam customizados. Eles são um bocado caros e complicados (pelo menos pra usuário comum como eu). Geralmente os watercoolers de ciclo fechado que vendem por aí são pra processador (se for o caso, recomendo o Maelstrom 240mm da DeepCool).

Já pra placa de vídeo, eu já vi um adaptador da NZXT (link) que promete possibilitar o uso de alguns watercooler ciclo fechado (esses feitos pra CPU) nas placas de vídeo. Entretanto não tenho como atestar a aplicabilidade da gambiarra adaptação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde,

 

acho q na questão processador fiquei entre o ryzen 5 1600 e o ryzen 5 2600x.

de acordo o link https://cpu.userbenchmark.com/Compare/AMD-Ryzen-5-2600X-vs-AMD-Ryzen-5-1600/3956vs3919, o segundo processador é por volta de 13% mais efetivo que o primeiro (na melhor dos quesitos), entretanto o preço praticado chega a ser 50% mais caro. motivo pelo qual pendo para o processador mais em conta.

 

agora surgiram novas duvidas. meu raciocinio é correto ao pender para o 1600? qual placa-mãe vcs sugerem para acompanhar o 1600? precisarei de water cooler? em termos de intel, qual seria o concorrente a altura (somente para comparar preço e desempenho)?

as memórias serao ddr4, ficando pra que eu decida somente quantidade e frequencia. a fonte provavelmente sera uma 600w, no minimo 500w. o gabinete ainda vou ver, mas as sugestoes da aerocool sao prioridade, para encaixe da fonte na parte de baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@phsp o userbenchmark é um ótimo site pra você ter uma ideia geral da performance das peças, mas ele peca pela não homogeneidade dos testes. Em outras palavras, o que ele publica é verdade. Porém não é "toda a verdade" e os possíveis gargalos presentes criam diferenças gritantes entre os testes. Não é de espantar, o próprio 1600 tem resultados de Effective Speed variando entre 68% e 94%. Tendo isto em mente, a diferença média de performance entre as duas CPU é próxima disso mesmo. Entretanto, repare que a diferença em overclock cai bastante. Porque o 2600X é bastante semelhante ao 1600, porém com clock mais alto.

 

Como você deduziu muito bem, o 1600 é uma opção melhor. E caso você queira aproveitar de todo potencial dele (aproximando-o ainda mais do 2600X) é só fazer um overclock básico, com o Ryzen Master por exemplo.

 

Sobre a placa-mãe, são boas opções:

Biostar B350GT5

ASRock B450 Pro4

 

Fique tranquilo com respeito a upgrades futuros porque a Biostar já disponibilizou atualização de BIOS pra compatibilidade com os Ryzen 3000. Dessa forma, a única vantagem das placas-mãe chipset B450 é o StoreMI.

 

Com relação a concorrência da Intel, atualmente o 1600 é um monstro do custo x benefício. Não vou ousar entrar na discussão de qual CPU seria concorrente dele em termos de performance. Mas no quesito preço, o Intel mais próximo é o i3 8100 que tem desempenho visivelmente inferior.

 

Sobre memórias, fique minimamente com 8GB. Se couber no orçamento, pegue dois módulos de 8GB. Mais do que isso é exagero (como já disseram). A maioria das placas-mãe AM4 somente trabalha nativamente com memórias de até 2666MHz. Se pretende comprar módulos mais rápidos que isto, você vai precisar fazer overclock nas memórias (ou trabalhar com elas a 2666MHz).

 

É muito mais seguro utilizar uma fonte de 550W ou 500W de alta qualidade como as linhas TX e RM que mencionamos do que uma fonte inferior como a TT Smart Series de 600W ou mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q ja tenho mais ou menos ideia do que vou fechar em termos de config

 

Processador AMD Ryzen 5 1600 3.2GHz (3.6GHz Turbo), 6-Core 12-Thread, Cooler Wraith Spire, AM4, YD1600BBAEBOX, S/ Video R$ 757,47

 

placa-mãe Biostar B350GT5, Chipset B350, AMD AM4, ATX, DDR4 R$ 550,57

 

2x Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport TUF Edition, 8GB 2666MHz, BLS8G4D26BFSTK  R$ 595,40

 

Fonte Corsair CX550 550W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, CP-9020121-WW R$ 355,17

 

Gabinete Gamer Aerocool Aero 500, Mid Tower, Com 1 Fan, Black, S-Fonte R$ 228,74

 

preço variando de R$2.250,00 a R$2.580,00 conforme o modo de pagamento.

os menores preços que vi foram da terabyte.

 

o que acharam da configuração? pequei demais em algum item, para mais ou para menos? o que vocês trocariam?

 

aguardo retorno para esse final e agradeço mais uma vez todos os comentários, pois ajudaram bastante.

 

grande abraço meus caros amigos

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!