Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Derrubei o carregador em cima do notebook e agora ele está muito lento


Alfrad

Posts recomendados

Certa vez enquanto ligava o notebook, derrubei o carregador em cima do notebook, para ser mais preciso, ao lado direto do touchpad. Depois desse ocorrido o boot do PC não aconteceu, e ao reiniciar forçado (segurando o botão power), o notebook ligava, porém não se enxergava mais o HD, achei que tinha queimado o HD com a pancada do carregador, então comprei um SSD, e ao tentar instalar qualquer sistema operacional, a instalação é demoradíssima, na parte de formatar demora bastante para listar o SSD, e para formatar demora bastante (quanto tento instalar alguma distribuição linux, já aconteceu de dar alguns problemas durante a formatação), ao finalizar a instalação de qualquer SO o computador demora muito para entrar em boot, porém após o boot o funcionamento é normal. Alguém já passou por algo parecido, eu suspeito que devo ter queimado algum componente da placa-mãe do notebook com a queda desse objeto pesado.

 

Gostaria da opinião de vocês para que se possível eu consiga corrigir algo, e se é que existe algo pra corrigir.

Atenciosamente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alfrad o HD sim pode ter sofrido algum dano por causa da batida, pois a pinça que faz a leitura do disco interno é bem frágil, mas queimar ele por causa de algo bater nele é muito improvável, já que você trocou o HD por um SSD e o defeito praticamente continuou então pode ter danificado mais algum componente da placa-mãe, talvez o conector onde pluga o HD/SSD ou algum componente SMD que fica perto, é preciso olhar a placa-mãe e o conector para verificar se nada foi danificado.

Lembrando que mesmo um SSD se mal configurado ou se usado em um notebook antigo que seja Sata I você não vai conseguir aproveitar toda sua performance igual seria em um Sata III

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo2031 Obrigado pelos seus levantamentos. O notebook em questão é um x550ca e esse é o SSD, também acredito que algo físico na placa-mãe foi afetado, como eu não tenho o conhecimento em eletrônica suficiente para validar sua teoria, fica um pouco difícil confirmar o real problema, existe alguma indicação sua para que eu possa de forma leiga investigar mais afundo?

 

Mais uma vez obrigado. 

Imagem Notebook.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alfrad  para testar o HD e saber se ele está com algum defeito, ou até mesmo o SSD novo se não veio com defeito de fabrica você pode usar o programa Crystal Disk Info ou o HD Tune, ambos são gratuitos nas versões mais simples.

Caso nos programas não apresentar nenhum problema no HD ou SSD então pode ter danificado algo da placa-mãe, e pra constatar isso só desmontando o Notebook e pra isso é preciso um pouco de conhecimento em Eletrônica e muita calma para ver se não há nenhum componente danificado, caso você queira tentar se aventurar indico que assista esse Video (Desmontando Asus X550C Series)  mostrando como desmontar um modelo parecido para você ter noção, mas se você não tem cuidado ou paciência indico que mande para um técnico especializado para que você não corra o risco de danificar ainda mais o notebook.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Agora o problema se agravou de vez. O notebook estava funcionando corretamente, quando fui na bios alterar a quantidade de memória dedicada para o vídeo, ele reiniciou e não liga mais... Fica só com a luz do power acesa... Já tentei várias formas de fazer ligar, tais como, segurar o botão power sem ter nenhuma bateria ou ligado na tomada, desmontar e remover a bios e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alfrad se o problema aconteceu depois de mexer na bios então você pode resetar a bios removendo uma bateria que guarda as configurações dela.

 Então tire a bateria do notebook, desligue-o da tomada abra-o e procure pela bateria da bios e a remova do notebook. em alguns casos ela é soldada na placa igual na primeira imagem, em outros casos ela é plugada em um conector na placa e o modelo mais antigo é encaixada em um suporte.

Remova ela, aguarde alguns segundos e a coloque de volta no notebook, depois coloque a bateria dele de volta e ligue-o.

Isso vai fazer com que a bios volte para a configuração de fabrica.  PS: a memória dedicada para vídeo é o próprio Processador com vídeo integrado que fornece ou em casos de notebooks com placa de vídeo então a placa de vídeo que é responsável pela memória de vídeo dedicada, não tem como você aumentar isso sem trocar um desses dois componentes, lembrando que memória RAM também não é memória de Vídeo!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!