Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha 9800PRO Queimou !


Visitante

Posts recomendados

Olá Galera,

Sinceramente não sei o motivo por que aconteceu isso, pois não fiz overclock ou qualquer alteração na placa; simplesmente estava jogando SOF 2 por uns 30 minutos, aí resolvi sair do jogo e instalar um programa, após instalar o programa reiniciei o computador e qual não foi a minha surpresa ao aparecer a mensagem de que minha radeon 9800 Pro não estava com o cabo de força ligado; então abri o micro, tirei a placa e vi que no lugar onde encaixa o cabo de força na placa estava escuro :zoio: , quando tirei o cabo da placa vi que lá dentro estava tostado :chateado: . O que será que aconteceu? Será que foi por causa do jogo? Será que foi defeito da placa? Será que foi a fonte (Dr. Hank 400 W reais) ? E o pior é que só tenho essa placa a 4 meses, sendo que a garantia que a loja deu é de 3 meses. O que eu faço, tento consertar numa eletrônica ou brigo com a loja ? Agradeço desde já à todos que puderem me ajudar. Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara tenta conversa com a loja de oa se n der aí apela com a loja e vai no procom mas antes de ir no procom se tem q pega a nota fiscal de sua GA se ja tiver melhor, se n você tera q ser amigavem com a loja at conseguir a nota fiscal depois se vai e ve com eles porque acho q tem q ter por lei 1 ano de garantia produtos novos de informática

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

acho q tem q ter por lei 1 ano de garantia produtos novos de informática

Eu também acho que a lei deveria ser 10 anos, mas infelizmente ela é bem clara e diz que qualquer produto tem que ter 3 meses de garantia. Os fabricantes geralmente dão garantia de 3 a 5 anos, mas ai é outra história.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De acordo com os meus conhecimentos, a lei dá o direito a todo comerciante de produtos importados o direito de dar o mínimo de 3 meses de garantia.

Algumas empresas, como a ATi por exemplo, dá garantia de suas placas pelo período de 01 ano, mas aí já é com ela, as outras fabricantes dos produtos com VPUs dela não seguem o mesmo estilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em vários desses programas de defesa do consumidor vi que a garantia de três meses oferecida pela loja deve ser somada a garantia prevista por lei para esse tipo de produto. Você deve correr atrás e descobrir o prazo que a lei determina para isso, e poste aqui, para todo mundo ficar informado: caso seja realmente a placa com defeito, e você esteja dentro do prazo da garantia, você provavelmente não vai ter problemas. :palmas:

No entanto, se a sua fonte queimou a placa, a loja tem o direito de não efetuar a troca, mesmo que ela esteja na garantia, considerando que o uso foi inadequado. Se for defeito da fonte, o fabricante deve te ressarcir do prejuízo (conseguir isso vai te dar muito, muito trabalho mesmo), mas se você estava usando a fonte acima de suas especificações (placa que puxa energia demais para a fonte em questão), cai no mesmo caso acima, uso inadequado, o que anula a garantia.

Note bem que eu não sei se você fez ou não uso acima das especificações (mesmo sem fazer overclock, se a fonte não aguenta a placa, a lei já considera uso inadequado), só estou tentando te dar uma mão do que eu sei de processos legais a respeito disso, pelo que já vi por aí e pela experiência com garantias e RMA aqui em casa. Um bom link pra te ajudar é o código de defesa do consumidor, que pode te dar uma luz sobre isso.

Boa sorte, tomara que não te criem problemas e que você não fique no prejuízo! :joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente tenha sido fonte... nenhum periférico queima por si só algo provocou o acidente...

Todos recomendam a compra de uma fonte de pelo menos 300W inclusive a ATi só que quando ela fala de 300W significa que devem ser REAIS!!!!!!!!!!!!!!

Que sirva pro pessoal não arriscar em seus produtos... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sua fonte pode ter danificado sua VGA, precisa ver agora se o fabricante da fonte vai dar garantia na sua VGA, pois a fonte e de menos, pode colocar um multimetro e testar as tenções da sua fonte porque elas devem estar anormais. Ponto negativo pras Dr Hank, a sua é do modelo novo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pessoal

Não vamos crucificar a fonte sem termos analisado e comprovado a causa da queima da PV!

Para que a fonte queimasse a PV, pensamos logo numa sobretensão em uma das linhas de 12V e/ou 5V. Então, ocorrendo uma alta tensão nessas linhas, o PC, provavelmente apresentaria alguma anormalidade, antes mesmo de queimar a PV.

Um fato que acho mais provável de ter ocorrido, é que pode ter havido uma queda brusca na tensão(numa das linhas) e como a PV já aquece muito, algum componente não resistiu e entrou em curto! Mas a PV também pode ter queimado sem nenhuma alteração nas voltagens! Isso não é normal, mas também não é impossível!

O teste dessa fonte será imprescidível para a descoberta da causa do problema! Monitore as voltagens e acompanhe o que ocorre quando a fonte é submetida a cargas maiores.

Visualizando bem a PV, veja que componentes parecem ter sucumbido. Resistores, capacitores, diodos, etc ou simplesmente houve um isolamento devido ao calor gerado na conexão. Veja o conector da fonte se apresenta alguma alteração e também nos filetes que são encaixados no slot AGP. Se houve um consumo elevado e anormal de corrente, pode ter deixado vestígios nesses filetes(escurecimento, oxidação).

Descreva como está a PV, fisicamente. Se possível, poste fotos digitais dela.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, comprei essa minha placa numa das galerias da Santa Ifigênia e como a maioria das lojas de lá, eles não dão nota fiscal, apenas dizem que se houver algum problema a garantia é um selo que eles colam na placa, e como esse tempo expirou acho muito díficil eles trocarem, por se tratar de uma placa cara e que possivelmente eles só terão uma em estoque, e pelo fato de não estar mais dentro do prazo de garantia estipulado por eles, o que convenhamos é muito pouco pelo preço da placa (R$1010,00). Porém, essa semana vou ver se vou na loja ver o que eles fazem por mim, agora caso não façam nada, o que é o mais provável, gostaria de saber como faço pra limpar o conector, uso alcool isopropilico ou lixo a parte que está tostada. Lembrando que em relação a placa ela está perfeita sem sinal nenhum de ter queimado algum componente, o que eu reparei é que deu uma tostada somente em um dos pinos do conector da placa e o filete que é soldado na placa tb ficou tostado, o que vocês recomendam lixar ou limpar? Já a fonte ela é uma Dr. Hank com 400W Reais, vem com dois coolers um na traseira e outro embaixo que comprei na mesma loja, quanto as voltagens verifiquei pelo Uguru da minha Abit e está dentro dos limites; portanto, acho díficil ter sido a fonte, mas.... vai saber !?. Agradeço á todos que estão me ajudando. Um abraço.

-----------------------------------

Abit AN7

XP 2800+

512 Mb Corsair 3200

120 Gb Sata Seagate

30 Gb Quantum FireballLct15 IDE/66

Radeon 9800 Pro 128mb BBA

Cooler Silent Boost

Gabinete com dois cooler (Frontal e Lateral)

Gravador Lg 16x 10x 40x

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@16 out 2004, 10:06

Pessoal

Não vamos crucificar a fonte sem termos analisado e comprovado a causa da queima da PV!

Para que a fonte queimasse a PV, pensamos logo numa sobretensão em uma das linhas de 12V e/ou 5V. Então, ocorrendo uma alta tensão nessas linhas, o PC, provavelmente apresentaria alguma anormalidade, antes mesmo de queimar a PV.

Um fato que acho mais provável de ter ocorrido, é que pode ter havido uma queda brusca na tensão(numa das linhas) e como a PV já aquece muito, algum componente não resistiu e entrou em curto! Mas a PV também pode ter queimado sem nenhuma alteração nas voltagens! Isso não é normal, mas também não é impossível!

O teste dessa fonte será imprescidível para a descoberta da causa do problema! Monitore as voltagens e acompanhe o que ocorre quando a fonte é submetida a cargas maiores.

Visualizando bem a PV, veja que componentes parecem ter sucumbido. Resistores, capacitores, diodos, etc ou simplesmente houve um isolamento devido ao calor gerado na conexão. Veja o conector da fonte se apresenta alguma alteração e também nos filetes que são encaixados no slot AGP. Se houve um consumo elevado e anormal de corrente, pode ter deixado vestígios nesses filetes(escurecimento, oxidação).

Descreva como está a PV, fisicamente. Se possível, poste fotos digitais dela.

T+

Opa mas ele não disse que a entrada de alimentação (que vai ligada na FONTE) estava preta torrada queimada...????

Fonte sem sombra de dúvida não concordam comigo????

Que :priv: hein...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa mas ele não disse que a entrada de alimentação (que vai ligada na FONTE) estava preta torrada queimada...????

Fonte sem sombra de dúvida não concordam comigo????

Eu não concordo. Toda a linha 12v e 5v saem do mesmo lugar, se houve alguma sobrecarga em alguma dessas linhas, isto ocorreria no computador todo, queimando também o HD, Drive de CD, placa mãe, etc...

Eu sou da opnião do carvalhoso, as vezes foi só na entrada extra, sendo fácil de reparar a placa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao meu ver também foi fonte MEIRANETO também deu uma boa explicação, pelo que entendi ai também se não danificou nada so tostou da uma limpada no filete que ta preto, e olha no encaixe da fonte que estava la se ele não ficou sujo também se sim limpe-o e tente, mas se não der acho que tem conserto sim, so torcar o filete. Agora eu estou com medo na primeira semana de novembro chega a minha 9800pro que ja esta indicada na assinatura e minha fonte é genérica que veio no gabinete (ja estou sondando uma TT 420W reais na pirainfo so que daqui uns dois meses so a placa me faliu), como posso saber os WATTS reais dela? Tem como medir? Mas se ela não aguenta a placa ela não ira queimar a placa não so não irar boota o PC e se ela aguenta +/- vou saber se durante os jogos eu tiver problema de congelamneto e reinicar o PC estou certo ou errado? Porque ela não vai manda a carga nescessária para aliementa-la mas se eu tiver algum desses problemas vou guarda-la e espera a fonte.

--------------

AMD Athlon Thoroughbred 2200+ MHz

FastFame 8VTAA

512MB de RAM PC133

Radeon 9800pro 128mb 256bits BBA BOX AGP 8x

Creative PCI 128

CD-ROM LG GCR-8520B 52X Max

Combo LG GCC-4120B 12x8x32x8

DVD-ROM LG GDR-8162B 16x/48x

VIA VT6105 Rhine III Fast Ethernet Adapter 10\100

HD Seagate 40GB 5400RPM

Velox 768kbps

Monitor SAMSUNG SyncMaster 3Ne

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por rbluiz@16 out 2004, 10:17

Pessoal, comprei essa minha placa numa das galerias da Santa Ifigênia e como a maioria das lojas de lá, eles não dão nota fiscal, apenas dizem que se houver algum problema a garantia é um selo que eles colam na placa, e como esse tempo expirou acho muito díficil eles trocarem, por se tratar de uma placa cara e que possivelmente eles só terão uma em estoque, e pelo fato de não estar mais dentro do prazo de garantia estipulado por eles, o que convenhamos é muito pouco pelo preço da placa (R$1010,00). Porém, essa semana vou ver se vou na loja ver o que eles fazem por mim, agora caso não façam nada, o que é o mais provável, gostaria de saber como faço pra limpar o conector, uso alcool isopropilico ou lixo a parte que está tostada. Lembrando que em relação a placa ela está perfeita sem sinal nenhum de ter queimado algum componente, o que eu reparei é que deu uma tostada somente em um dos pinos do conector da placa e o filete que é soldado na placa tb ficou tostado, o que vocês recomendam lixar ou limpar? Já a fonte ela é uma Dr. Hank com 400W Reais, vem com dois coolers um na traseira e outro embaixo que comprei na mesma loja, quanto as voltagens verifiquei pelo Uguru da minha Abit e está dentro dos limites; portanto, acho díficil ter sido a fonte, mas.... vai saber !?. Agradeço á todos que estão me ajudando. Um abraço.

-----------------------------------

Abit AN7

XP 2800+

512 Mb Corsair 3200

120 Gb Sata Seagate

30 Gb Quantum FireballLct15 IDE/66

Radeon 9800 Pro 128mb BBA

Cooler Silent Boost

Gabinete com dois cooler (Frontal e Lateral)

Gravador Lg 16x 10x 40x

Também não tenho certeza do que aconteceu.

Pode ser que a fonte ao reiniciar o PC tenha fornecido uma corrente maior naquele momento, ou a própria placa aqueceu de mais.

A minha FX 5200 de mercury aquece tanto em uma parte da borda que não da para por a mão, e a temperatura do local varia de acordo com o uso do PC. É um componente retangular e a trilha ligada a ele, somente.

Então pode ser algum componente da sua placa que aqueceu exageradamente.

E como o MEIRANETO disse, é melhor analisar detalhadamente a fonte e a PV.

Tenta colocar algumas fotos da placa aqui.

T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa é BBA (Built By ATI - fabricada pela ATI) não é mesmo?

Se for, ela tem 3 anos de garantia pela própria ATI. Basta enviar a placa para eles que eles ajeitam ou mandam uma nova, não sei como funciona.

O problema é saber para onde mandar, e como mandar :(

3 meses para um produto BOX é MUITO POUCO! Deveria ser, no mínimo, 1 ano... Minha Sapphire 9800PRO OEM tem 6 meses de garantia (que foi extendida para 1 ano pois antes tinha comprado uma 9700PRO BOX que tinha vindo com problema). Ah, outra coisa, ela custou um bucadinho viu?? E mesmo sendo BBA... Eu já vi elas por menos de 950 reais...

Falouws :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _EagleMan_@16 out 2004, 15:14

A placa é BBA (Built By ATI - fabricada pela ATI) não é mesmo?

Se for, ela tem 3 anos de garantia pela própria ATI. Basta enviar a placa para eles que eles ajeitam ou mandam uma nova, não sei como funciona.

Mas para usar essa garantia você precisa ter a nota fiscal do produto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por V¡ÞëR@15 out 2004, 22:17

alguem saberia dizer o que fez queimar a placa? será que foi fonte?

to preocupado com minha 9800pro (2 semanas de uso!), por enquanto to usando uma fonte genérica de 400w..... :wacko:

Eu se fosse você não usava a placa antes de comprar uma fonte boa, eu usava uma Satellite LC-B500E (500W Total) e quando peguei a Radeon 9800Pro de um amigo meu, o programa Asus PC Probe acusava problemas com a tensão quando eu rodava um jogo 3D (isso não ocorria quando eu usava a minha placa de video GeForce 4 MX440), era só eu sair do jogo que o programa parava de reclamar. Claro que não me arrisquei a continuar usando naquelas condições (afinal a placa nem minha era). Cheguei a conclusão que era a fonte que não estava aguentando.

Agora que eu tenho uma Thermaltake 480W com PFC Ativo a placa funciona sem problemas e o PC Probe não acusa mais problemas de tensão mesmo usando a Radeon 9800Pro em jogos 3D.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu, com certeza foi a fonte, esta sua ai e uma :priv: Sem ofensa, mas é, e a sua PV puxa energia direto da fonte, você não deveria ter nunca ligado uma PV desta nessa fonte foi um "Placassinato" :P , garantia por lei é só 3 meses, passando disso passa a ser garantia estendida, que o fabricante da ou a loja(no caso de loja geralmente eles cobram uma taxa a mais), de qualquer maneira, você ligou a pv em uma fonte que não dava suporte a ela, e é isso que a loja com certeza alegaria, e teria razão, apesar de que as boas lojas e os bons vendedores,(que não estão interessados apenas em vender...), dão orientaçaõ neste detalhe da fonte. Agora você pode dar uma olhada no manual, e ver se la não existe nenhum alerta sobre isso (a potencia da fonte necessária a PV) se não houver você pode alegar que não sabia desta necessidade e que eles deveriam informar no manual, ai se existir e a potencia de sua fonte estiver dentro do exigido (valor nominal, o que vem na etiqueta da fonte) ai você cai em cima do fabr. da fonte, (a gente sabe que fontes genericas não tem a potencia real que vem na etiqueta, e ninguém tem de saber e as etiquetas tem de ser honestas), dai você alega ignorância e vai no "pequenas causas" que você ganha...

Agora ca entre nos tu compra uma PV dessas, e não compra uma fonte de acordo????O pensamento B :naonao:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por aaarghhh+16 out 2004, 15:25QUOTE (aaarghhh @ 16 out 2004, 15:25) _EagleMan_@16 out 2004, 15:14

A placa é BBA (Built By ATI - fabricada pela ATI) não é mesmo?

Se for, ela tem 3 anos de garantia pela própria ATI. Basta enviar a placa para eles que eles ajeitam ou mandam uma nova, não sei como funciona.

Mas para usar essa garantia você precisa ter a nota fiscal do produto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!