Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos. Pesquisei muito antes de abrir esse tópico e fiz vários testes.

Em minha casa tenho 240mb de internet da Claro (net) ... o roteador fica na sala e o sinal fica fraco no meu quarto... Comprei um roteador hotspot 300 e configurei ele como roteador e liguei na saida do modem da net. Ligado no hotspot 300, minha internet fica 20 megas no máximo. Então peguei um Cisco para testar ... liguei na saída lan do modem da net e mesma coisa.

O modem tem 2.4 ghz e 5ghz ... meu celular no 5ghz, próximo ao modem da net, o teste bate 180 megas... Conectada na rede 2.4 ghz bate 38 megas...

Notebook da minha mãe ligado via cabo 64 megas...

Testei muitas configurações e não entendo o que está acontecendo... Se alguém puder sanar esta dúvida que está me tirando o sono eu agradeceria imensamente.

Postado
2 minutos atrás, magojoker disse:

O modem tem 2.4 ghz e 5ghz ... meu celular no 5ghz, próximo ao modem da net, o teste bate 180 megas... Conectada na rede 2.4 ghz bate 38 megas...

em modo 2.4 você nao vai conseguir usufruir da velocidade toda nao.. vai ter q mudar parte da infraestrutura ai, seja o hotspot q deve ser 2.4ghz tb, seja as placas de rede wifi das coisas q você quer conectadas na internet 

por isso q seu telefone consegue chegar numa velocidade proxima usando o 5ghz

adicionado 6 minutos depois

testes com minha internet aqui de 200mb

em 2.4ghz

Screenshot_1.thumb.png.6f73dc80376acdc7bc25eeecc8eb38f5.png

em 5ghz

Screenshot_2.thumb.png.c0e2c0c6f806a768a7704546753534c4.png

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@rodrigo.dcvieira Mas pelo cabo direto, poderia chegar pelo menos perto dos 100 megas, não?

Estranho o hotspot liberar só 20 megas ... ele é só 2.4 mesmo ... mas não passa de 20 megas ... e ele está ligado direto na porta do modem, via cabo, que teoricamente seria 100 megas ... :(

adicionado 3 minutos depois

O notebook está conectado no hotspot 300 a 144,4 megas (o que mostra nas propriedades da conexão no windows) ... mas o teste não passa de 20 megas.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, magojoker disse:

Boa tarde amigos. Pesquisei muito antes de abrir esse tópico e fiz vários testes.

Em minha casa tenho 240mb de internet da Claro (net) ... o roteador fica na sala e o sinal fica fraco no meu quarto... Comprei um roteador hotspot 300 e configurei ele como roteador e liguei na saida do modem da net. Ligado no hotspot 300, minha internet fica 20 megas no máximo. Então peguei um Cisco para testar ... liguei na saída lan do modem da net e mesma coisa.

Notebook da minha mãe ligado via cabo 64 megas...

Testei muitas configurações e não entendo o que está acontecendo... Se alguém puder sanar esta dúvida que está me tirando o sono eu agradeceria imensamente.

Muita informação, então vamos por partes.

Como dito pelo @rodrigo.dcvieira , 2,4 GHz tem velocidade máxima abaixo do que você contratou, então você teria que usar o 5.0 GHz. O problema é que a rede 5.0 GHz tem alcance muito baixo. Assim sendo, você não consegue rodar na velocidade desejada longe do seu roteador de qualquer maneira.

A configuração do roteador (tanto o hotspot quanto o cisco) tem de ser feita com muito carinho. Não adianta ligar o cable modem na porta azul, isso só vai atrapalhar mais ainda sua situação. Você teria que configurar o roteador no modo "cascateamento", ou então configurar ele para logar na sua internet e configurar seu cable modem como "bridge". Tudo isso requer alguma pesquisa e tutoriais.

39 minutos atrás, magojoker disse:

@rodrigo.dcvieira Mas pelo cabo direto, poderia chegar pelo menos perto dos 100 megas, não?

Estranho o hotspot liberar só 20 megas ... ele é só 2.4 mesmo ... mas não passa de 20 megas ... e ele está ligado direto na porta do modem, via cabo, que teoricamente seria 100 megas ... :(

O notebook está conectado no hotspot 300 a 144,4 megas (o que mostra nas propriedades da conexão no windows) ... mas o teste não passa de 20 megas.

Aí vem a segunda parte... O hotspot configurado errado vai não só vai liberar uma velocidade baixa, como vai derrubar aparelhos e a rede inteira ocasionalmente. Alguns roteadores tem uma função que reduz a velocidade máxima que cada aparelho conectado pode atingir para evitar que um único sugue toda sua banda. Além disso, se ele não estiver configurado como cascateamento ou bridge como citei acima, todo tipo de dificuldade vai surgir em seu uso.

Enfim, primeiro recomendo que revise suas configurações e as funções de seus aparelhos. Lembre-se de que qualquer repetidor que você instalar (por favor, nunca use repetidor) vai agravar mais ainda a situação, pois ele vai reduzir ainda mais o desempenho e velocidade da rede.

No seu lugar o que eu teria feito seria cabear a conexão do seu cable modem para outro cômodo, usando na outra ponta outro roteador comum (não um hotspot) no modo cascateamento. Já configurei muitas redes assim, o desempenho fica idêntico em todos os pontos.

Poderia também usar algo mais moderno que te pouparia de passar cabos. Isso existe e se chama powerline. Seria um gasto adicional, mas você não teria que passar cabo algum. O power line, simplificando para facilitar o entendimento, transforma sua rede elétrica em cabo de rede. Você conecta um ao roteador e à tomada, conecta outro em outro ponto elétrico da casa (na mesma fase, com alcance máximo determinado pelo modelo) e de lá puxa seu cabo de rede para outro roteador. Há modelos que já tem o wifi embutido no segundo ponto, dispensando então a necessidade de um router. 

A vantagem do hotspot é que o desempenho da rede fica similar à cabeada, porém sem usar-se cabos. Além disso você pode ter vários pontos na casa com powerline usando apenas um de origem, derivando para todos os outros.

Enfim, seria bom você sentar com alguém que tem experiência em redes para essa pessoa poder analisar seu caso e ver qual é a melhor solução para seu caso.

Ademais, escolha bem as marcas dos aparelhos que vai adquirir. Tem muita porcaria no mercado sendo vendida como produto bom.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

qual marca/modelo do seu roteador? ele é gigabit lan? porque se nao for, o problema ta ai

Boa tarde

O roteador do autor do tópico está descrito na primeira postagem.

roteador hotspot 300

https://www.intelbras.com/pt-br/hotspot-300

roteador-wireless-300-mbps-hotspot-300-i

@magojoker  você escolheu mal esse roteador, a entrada LAN e WAN dele é 10/100, então nem por milagre você vai conseguir usar os 240mbps da sua internet, mesmo estando conectado na rede 5ghz.

Você teria que ter um roteador 10/100/1000 para conseguir usar 100% da sua internet, e precisa estar conectado na rede 5Ghz.

Nem um roteador ou placa de rede wireless você consegui usar 100% da sua capacidade, mesmo que você colocar o roteador ao lado notebook.

Por isso que a maioria dos roteadores são 150mbps, ao invés de ser 100mpps.

Na teoria um roteador de 150mbps (no wireless) consegui um desempenho de uma rede 100mbps cabeado.

Se você comprou no mercado livre esse roteador mesmo que passou duas semanas você ainda consegui devolver.

• Curtir 2
Postado

@rodrigo.dcvieira Eu passei o cabo direto do modem da net pro computador.... e bate 60 megas .... testei o computador do lado do modem com um cabo pequeno blindado e mesma coisa. Até desliguei o hotspot da tomada pra testar. Só funciona 180 megas se eu estiver com o celular bem proximo do modem conectado no 5ghz ... qualquer roteador que conecte no modem, fica no máximo 20 megas a conexão a partir dele.

Postado
2 minutos atrás, magojoker disse:

Só funciona 180 megas se eu estiver com o celular bem proximo do modem conectado no 5ghz ... qualquer roteador que conecte no modem, fica no máximo 20 megas a conexão a partir dele.

isso é o esperado, pois realmente em 5ghz você vai conseguir a velocidade toda..

agora passando por esse hotspot ai q nao é gigabit lan, ai realmente, você nao vai conseguir

Postado

@rodrigo.dcvieira Mas pelo cabo, a conexão fica no máximo 60 megas. sem hotspot. apenas computador e modem via cabo. vou tentar juntar uma grana e mudar toda a infra aqui ou pedir desconto e pedir 60 megas de internet. obrigado a todos

Postado

aqui na minha casa é quase igual, tenho o modem da oi q tb tem roteador.. so que eu ja tinha um roteador gigabit lan, ai desativei a funcao roteador do modem e fiz a configuração normal

como o sinal nao abrange a casa toda, tb tive q comprar um repetidor.. esse tb é 300mbps, 2.4ghz apenas.. e nele a velocidade é menor, mas eu ja sabia.. e como aqui na minha residencia apenas meu pc e meu telefone conectam na faixa dos 5ghz e eu nao preciso de sinal vindo desse repetidor q instalei, nem me preocupei muito com esse detalhe.. 

mas quando preciso dele, a velocidade é menor, sempre

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, magojoker disse:

@rodrigo.dcvieira Mas pelo cabo, a conexão fica no máximo 60 megas. sem hotspot. apenas computador e modem via cabo. vou tentar juntar uma grana e mudar toda a infra aqui ou pedir desconto e pedir 60 megas de internet. obrigado a todos

é, ai tem q ver o que pode ta acontecendo na tua infra.. problema de velocidade nao é pois você recebe mais de 100 no 5ghz, o lance tá entre o roteador, as configs, alguma coisa nesse sentido..

como foi dito, o bom seria você procurar alguem com mais experiencia no assunto para te dar um suporte e indicar solucoes mais adequadas até pra evitar q você compre algo desnecessario ou de qualidade inferior/duvidosa e que nao resolva as coisas

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, magojoker disse:

@rodrigo.dcvieira Eu passei o cabo direto do modem da net pro computador.... e bate 60 megas .... testei o computador do lado do modem com um cabo pequeno blindado e mesma coisa. Até desliguei o hotspot da tomada pra testar. Só funciona 180 megas se eu estiver com o celular bem proximo do modem conectado no 5ghz ... qualquer roteador que conecte no modem, fica no máximo 20 megas a conexão a partir dele.

Quando você for fazer o teste via cabo, o cabo de rede precisa ter os 8 fios dentros dele (4 pares) da foto.

cabo-de-rede-4-pares-cca-cat5e-305-metro

Caso tenha apenas 4 fios (dois pares) você não vai conseguir se conectar a 1gbps na placa de rede, e é claro a placa de rede notebook ou computador precisa ser gigalan.

Tanto no wireless quanto cabeado quando você faz o teste é bom sempre testar dois ou três servidores diferentes.

E para alcançar os 240mbps na rede 5g você precisa estar conectado a no minimo 380mbps +/-, baixe o aplicativo para android "IP Tools" ele mostra qual velocidade seu celular esta conectado.

• Curtir 2
Postado

Lembrando ao Autor do Tópico que não adianta de nada ter uma mega velocidade ( 240 Mbps ) e a placa

de rede dos equipamentos forem fast ethernet ou seja até 100Mbps

É necessário que tanto o modem, roteador e placa de rede dos equipamentos sejam gigabit ( 10 / 100 / 1000) e tanto o roteador quando o modem sejam dual band de 2.4 e 5.0

Primeiro teste sempre a ser efetuado é retirar o roteador e plugar cabo de rede direto da porta lan-1 ou eth-1 do modem diretamente na placa de rede da máquina e testar

Postado

Velocidade contratada: 120 MB

Velocidade obtida na rede de 2.4 GHz, no celular, via wireless a 1 metro do router:

Screenshot_20200204-200607.png

adicionado 1 minuto depois

Velocidade obtida via cabo, rege gigabit, no PC:

image.png.76bec5c81d441cec767b0a83a412aa73.png

adicionado 2 minutos depois

Com powerline e rede gigabit no PC, no router e com cabo adequado como ilustrado pelo querido @Edvaldo J. Frederico, esse é o tipo de desempenho que você verá.

Detalhe, eu desativei o 5GHz do meu router, pois todos os dispositivos que dependem dele estão a mais de 5 metros, com barreiras sólidas no caminho, então não serve para nada.

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!