Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Atender telefone no PC em 2020 - Vivo Fibra - Grandstream


Posts recomendados

Pessoal,

 

Estou tentando receber e efetuar chamadas em uma linha fixa pelo PC, mas com dificuldade... 10 anos atrás era hyper simples, hoje está sendo um pesadelo pois faxmodem parece ser algo morto e enterrado... abri um tópico inclusive aqui no fórum para ver se consigo ajuda para configurar o fax modem USB:

Mas estou sem esperanças e já vou procurar alternativas.

 

Uma coisa que me chama atenção é que agora a linha telefonica fixa não é mais analógica, e sim VOIP.

 

Tentando configurar a porcaria do faxmodem USB sem sucesso, achei algumas informações interessantes, e talvez alguem aqui tenha experiencia com telefonia e possa me dar um caminho.

 

Tenho 2 linhas (numeros) fixos, que chegam a mim pelo Vivo Fibra (aquele modem com internet, tv e telefone). Porém, como só tem 1 linha nesse modem, eles colocaram um grandstream, um aparelho com 4 linhas telefonicas (das quais uso 2, e tem 2 inativas). Ali conecta o aparelho comum e funciona normal.

 

Pesquisando, vi que esse grandstream é um aparelho que converte sinal VOIP para o analogico comum (aparelho de telefone comum).

 

Pesquisando também achei o Asterisk do Linux, que monta uma central virtual PABX entre muitas outras coisas (para mim é complexo demais, só quero que atenda o telefone quando ele toca, grava a mensagem - ou eu atendo e falo pelo headset - e depois posso realizar uma ligação de volta pelo headset - ou, para eu ligar, pelo aparelho comum mesmo...).

 

Uma coisa que me chamou atenção é que é possivel o Asterisk atender as linhas VOIP (SIP se não me engano... não entendi bem as terminologias) pela rede, ou seja, como esse grandstream tem um IP na minha rede interna e o Asterik também, eles podem se comunicar.... só não entendi muito bem como, e com medo de desconfigurar algo, não mexi também nas opções do aparelho... mas vi que é possível fazer tudo de forma virtual, sem ligar cabo telefonico no PC (o que dispensaria o temível faxmodem).

 

Em resumo, será que alguém já trabalhou com algo parecido, configurando esses sistemas (Asterisk ou FreePBX, Grandstream, etc.)?

 

Aceito todas sugestões possíveis, principalmente de baixo custo (não vou poder investir em aparelhos, tenho que tentar com o que já possuo), para essa simples tarefa de atender as linhas fixas no PC (de forma que eu possa gravar ligações e depois programar algo para fazer com elas, por exemplo, salvar ou encaminhar, etc.... aí é comigo, a partir que os dados estão no PC... o problema é conectar o telefone nele!).

 

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov obrigado pelo retorno!

 

Ontem estava fazendo testes pensando na linha analógica e instalei no Ubuntu o Ekiga... aí vi que ele disca VoIP tipo um endereço: sip:numero@servidor.

 

Aí tentei colocar no lugar de servidor o ip do aparelho grandstream e ficou chamando mas o telefone destino não tocou... aí no próprio grandstream aparecia a linha principal em estado RING (tem 3, quero usar a segunda mas a primeira que recebeu o sinal), as outras ON HOOK... ou seja, de alguma forma estão se comunicando, é questão de configuração apenas...

 

Vou pesquisar melhor mas se alguém souber algo mais desses programas de SIP agradeço.

 

OBS: o faxmodem citado no outro tópico funcionou com windows XP, liguei, conversei, recebi, conversei... normal! Problema de driver mesmo... para sistemas novos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!