Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Entrada AV na TV semp TVC6


Ir à solução Resolvido por Lucasflores,

Posts recomendados

Olá amigos,  recentemente adquiri uma TV semp TVC6,  e tenho interesses em colocar na mesma uma entrada de Áudio e Vídeo (AV)  injetando sinal em pontos específicos,  porém não sei quais são esses pontos,  não sei como encontrá-los,  então preciso da ajuda de vocês para me indicarem onde posso injetar esse sinal,  e quais modificações são necessárias para a tal adaptação,  desde já agradeço! 

 

Esquema elétrico da SEMP TVC6Toshiba++TVC+6.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Lucasflores Não é a forma mais fácil!!!, seria melhor você colocar um modulador de RF na entrada de antena dela...

Mas os pontos a serem usados seriam:

 

Para colocar o vídeo, siga na folha 4 do esquema, no canto superior tem o transistor Q101 denominado Amplificador de vídeo, o sinal de vídeo terá que entrar na linha do emissor desse transistor e creio que ele tenha que ser desligado pois estará vindo chuvisco por ele...

Não sei se deveria colocar um resistor para reduzir um pouco o sinal ou não, colocar um capacitor nesse local poderia deformar o sinal e os pulsos de sincronismo e o de croma se perderiam.... Teria que verificar com um osciloscópio.

 

Para o áudio siga na mesma folha 4, o pino 3 do CI, o áudio terá que entrar antes do resistor R112 (56K), para isso desligue o pino 3 do CI, se o som ficar muito baixo, coloque um resistor de menor valor ou até mesmo tire ele e coloque o som direto no capacitor C108 (10uF/25V), antes dele!

 

O terra seria comum tanto para o áudio e para o vídeo e você pode usar qualquer ponto de terra perto desse CI para os fios não ficarem muito separados... (o pino 18 do CI é o terra) mas qualquer ponto que indique aquele "garfo" de três dentes está valendo... 

 

Bom, praticamente seria só isso!, e outro detalhe é que a chave seletora (Rádio/TV) teria que esta selecionada para TV....

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava olhando na página 4, tem uma linha que indica o seguinte:  26 - P/placa PAL (vídeo composto),  seria possível injetar o sinal de vídeo por ali? 

 

E mais uma dúvida,  seria possível ainda sintonizar canais com o seletor?  Como se buscasse um sinal analógico ou a TV ficaria restrita somente ao sinal da entrada AV? 

 

Haveria um botão para ativar/desativar a função AV? 

 

E quanto a injetar o som no Potenciometro?  Seria possível? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não querendo sequestrar o tópico, mas já li que fazer essa adaptação em televisores que não tem o terra do primário da fonte isolado (o que não é o caso aqui) não é recomendado, pois a parte de fora dos conectores RCA e os cabos ficariam vivos.  Essa informação procede?

 

Quanto a um botão, eu usaria um daqueles interruptores comuns de 6 pinos. Só ligar o áudio e vídeo injetados nos pinos de uma ponta, o a/v sintonizado nos pinos da outra, e os pontos de injeção no meio. Mas pode ser que tenha jeitos melhores.

Sobre moduladores RF, se você tiver um daqueles nintendinho do paraguai sobrando, dentro deles tem uma placa que é só tirar e usar, de graça!! da até pra adaptar pra eles funcionarem em modo video game ou modulador

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Lucasflores Como o colega @777 muito bem disse, essa adaptação não é muito segura!

21 horas atrás, Lucasflores disse:

Eu estava olhando na página 4, tem uma linha que indica o seguinte:  26 - P/placa PAL (vídeo composto),  seria possível injetar o sinal de vídeo por ali? 

Sim! porém se não remover o emissor do transistor Q101 o chuvisco sintonizado pelo varicap estará junto com o vídeo aplicado e atrapalhará seu vídeo, e sim é possível continuar com o TV como um todo instalando uma chavinha, para interromper o AV externo.

 

21 horas atrás, Lucasflores disse:

E quanto a injetar o som no Potenciometro?  Seria possível? 

Sim! Também pode ser feito, porém independente do que o TV estiver selecionado (AM, FM, TV), o som aplicado estará sempre presente junto... (Pode virar uma bagunça!)

 

12 horas atrás, 777 disse:

Não querendo sequestrar o tópico, mas já li que fazer essa adaptação em televisores que não tem o terra do primário da fonte isolado (o que não é o caso aqui) não é recomendado, pois a parte de fora dos conectores RCA e os cabos ficariam vivos.  Essa informação procede?

Sim colega @777 procede, e por isso eu disse que não é seguro fazer a adaptação, pois poderá até queimar o aparelho injetor de sinal (DVD ou outra fonte de AV externo).

 

12 horas atrás, 777 disse:

Quanto a um botão, eu usaria um daqueles interruptores comuns de 6 pinos. Só ligar o áudio e vídeo injetados nos pinos de uma ponta, o a/v sintonizado nos pinos da outra, e os pontos de injeção no meio. Mas pode ser que tenha jeitos melhores.

Sobre moduladores RF, se você tiver um daqueles nintendinho do paraguai sobrando, dentro deles tem uma placa que é só tirar e usar, de graça!! da até pra adaptar pra eles funcionarem em modo video game ou modulador

@Lucasflores Leve as considerações/dicas do colega @777, como eu disse lá em cima, colocar um modulador RF é bem mais prático e seguro.

 

PS: Eu nem lembrava mais desses consoles antigos que vinham com um modulador interno!!! Hehehe....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 minutos atrás, 777 disse:

Vou ter que retirar o que eu disse sobre terra do primário não isolado não ser o caso aqui, dei uma olhada no esquema e como o símbolo de terra é o mesmo pode ser que não seja mesmo! Proceda com cuidado @Lucasflores

@777 Mas seu comentário não esta errado! Pode notar que os TVs que já possuem as entradas de AV de fábrica, as ligações não são simplistas como descrevi! Sempre tem vários componentes para fazer essa "interface" entre os aparelhos... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Realmente, estive pensando, e irei utilizar a TV em conjunto com o modulador, além de mais fácil, também mais seguro, (cansei de levar choques em chassis "quentes"), optei por não realizar esta adaptação, desde já agradeço ao grande conhecimento adquirido, muito obrigado @BCP E @777!

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!