Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual opção de FANs (Ventoinha) escolher?


Posts recomendados

Fala pessoal, bom dia. Beleza?

 

Vou comprar 3 ventoinhas, e as melhores C x B que encontrei foram essas duas:

 

Opção 1: VENTOINHA PICHAU GAMING FEATHER X 120MM 74.5 CFM  18 ~ 35.2 DB (A)  - R$ 89,70 (1 ano de garantia)

 

Opção 2: VENTOINHA BLUECASE RING 120MM  65 CFM   24 dBA - R$ 61,50 (3 meses de garantia)

 

A questão é que obviamente as FANs da opção 1 é melhor, mas será que vale a diferença de R$ 28,20 por ter 9.5 CFM a mais? 

Não sei dizer se essa diferença de 10 CFM é algo gritante...

 

 

Edit1: O gabinete que vou comprar é este: 

Gabinete Gamer Mancer Frost Rainbow Vidro Temp Preto, MCR-FRO1-WH

Ele já vem com 3 ventoinhas na frente.

Então com essas 3 que vou comprar, vai inteirar 6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Adicionar mais ventoinhas num PC depois de 2 não trás tanto benefício na queda de temperatura e transforma seu PC num aspirador de pó que vai entupir os filtros de poeira todo mês.

 

vent.jpg
 

Se esse gabinete já vem com 3 ventoinhas na frente, compre apenas uma da pichau gaming e coloque na parte de trás como exaustor que está passando de bom.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@andremh11 você tem que levar em conta o som delas girando.

 

Pense num negócio chato é som alto saindo do gabinete e você ali há menos de 1 metro escutando. Claro que a ventoinha não vai ficar no limite para navegação na internet. Até onde eu sei, as fans aumentam as velocidades conforme a necessidade. Isso aí é coisa lá da controladora que é a placa-mãe. 

 

Eu não sei dizer qual desses modelos é melhor no quesito durabilidade. Eu recomendo que dê uma subida no orçamento, colocando para cem reais, aí você vê outros modelos e observa o preço que pode ser que um melhor que ambos esses dois dê uma baixada de preço. Por exemplo, está uns 90, daí colocam na tal promoção e fica uns 70 e pouco. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

Bacana demais a dica, não sabia..

Mas tipo, as 3 ventoinhas que vem inclusa tem o CFM muito baixo. Posso deixar elas mesmo? 

 

As configurações do PC são:

 

O gabinete citado ali em cima

Ryzen 5 2600 com cooler Gammaxx 400

XFX RX 580 8gb 

placa-mãe Steel Legend b450m 

Fonte Pichau nidus 500w 

 

Acho que de mais importante são essas peças aí 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@andremarcosh Eu não encontrei essa informação do CFM das ventoinhas que já vem no gabinete. O ideal seria criar um fluxo de ar dentro do gabinete com a mesma quantidade de ar entrando e ar saindo.

Se tivesse como comprar ventoinhas com as mesmas características então teria de por 2 na frente jogando ar frio e 2 atrás tirando ar quente para proporção ficar 1:1.

Como são ventoinhas de diferentes características aí complica, como a da pichau consegue empurrar muito ar eu diria que ela deve compensar as três da frente quando a temperatura subir porém é difícil dizer. Talvez em colocar 2x ventoinhas daquela BlueCase ring no teto e deixar as 3x na frente que já vem no PC.

Lembrando que sua placa-mãe conta com apenas 2 conectores para ventoinha e você vai ter que comprar uns dois cabos splitter aí para ligar mais de uma ventoinha no mesmo conector.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@grievous

Essa placa-mãe dá para conectar 5 FANs (Contando com o CPU fan).

 

Minha intenção é economizar dinheiro mesmo, se eu seguir sua primeira dica e deixar as 3 ventoinhas que já vem inclusa na frente e deixar uma da pichau que é mais potente atrás, você acha fica bacana? Posso arriscar ? Caso quando tudo chegar e eu tiver problemas de temperatura eu iria adicionar mais FANs seguindo sua dica. Mas acha que só do primeiro jeito que você falou já dá conta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@andremarcosh Rapaz eu tinha olhado no manual antes de postar a mensagem mas não tinha visto os 2 conectores lá em embaixo perto dos conectores do painel frontal do gabinete. 

Independente do que você fizer aí vai ficar tranquilo, depois de 2 ventoinhas existe pouca redução de temperatura e você já tá com 4 aí no seu PC. Se brincar as ventoinhas da já inclusas no gabinete já são suficientes para o seu PC!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!