Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Athlon X4 860K superaquecendo.


Posts recomendados

Boa tarde, recentemente adquiri um Athlon X4 860K e percebi que o mesmo está superaquecendo.
Configurações do PC:
placa-mãe: Asus A58M-A/BR FM2+
Processador: Athlon X4 860K 3.7mhz stock 4.0mhz max
Placa de vídeo: RX 550 2GB
Fonte: Fonte Gigabyte 400W 80 Plus White

Quando eu entro na BIOS a temperatura oscila entre 40~50°, quando estou usando o windows com o chrome aberto e o discord oscila entre 55~75° (o que já acho muito), as vezes quando vou carregar novas abas no navegador a temperatura alcança os 90°, mas o problema maior é quando vou jogar. No game valorant com tudo no mínimo a temperatura ultrapassa os 100° chegando a bater 115°.
OBS: Eu uso o antigo cooler padrão da AMD.

Gostaria de saber se isso está certo por conta desse cooler mais antigo, ou se há algum problema mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Verifique a temperatura com outros programas como o speccy e o hw monitor para ter certeza que se trata da temp real do processador. Veja se há pasta térmica e se está ok  veja se o dissipador está bem colocado. Comece pelo básico 

adicionado 2 minutos depois

Problemas na  montagem de coolers ou aplicação de pasta são grandes vilões nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leen

5 minutos atrás, Leen disse:

Olá! Verifique a temperatura com outros programas como o speccy e o hw monitor para ter certeza que se trata da temp real do processador. Veja se há pasta térmica e se está ok  veja se o dissipador está bem colocado. Comece pelo básico 

adicionado 2 minutos depois

Problemas na  montagem de coolers ou aplicação de pasta são grandes vilões nesse quesito.

Opa! Então, essas temperaturas que eu citei foram obtidas por meio desses programas citados por você. A pasta térmica foi trocada ontem, pois foi justamente ontem que eu troquei minha antiga apu para esse novo processador. Quanto ao dissipador, ele está bem encaixado sim.

adicionado 4 minutos depois

As temperaturas em ambos os programas:

screenshot.1.png

screenshot.2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Leen disse:

@MarcSBR já vi placas apresentarem medições de temperaturas que pelo everest eram atribuídas ao chipset como sendo processador. Principalmente no hw

Estou achando que pode ser um bug ou algo do tipo, pois quando estava testando a temperatura em jogo, eu coloquei a mão no dissipador pra ver se estava realmente muito quente e não parecia estar acima de 110°.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vi um vídeo no Youtube desse programa AMD Overdrive então decidi baixar, e segundo o vídeo eu poderia de uma forma mais precisa ver qual é a temperatura atual do processador. No vídeo eu teria que pegar o valor máximo da temperatura da minha cpu e subtrair com o valor da Margem Térmica mostrada no programa. Fazendo isso seria 70 (valor máximo da temperatura do meu processador) menos 48 (Margem Térmica) e daria 22, sendo esse resultado a temperatura do meu processador.

screenshot.1167.png

screenshot.1168.png

adicionado 1 minuto depois
49 minutos atrás, MarcSBR disse:

Eu vi um vídeo no Youtube desse programa AMD Overdrive então decidi baixar, e segundo o vídeo eu poderia de uma forma mais precisa ver qual é a temperatura atual do processador. No vídeo eu teria que pegar o valor máximo da temperatura da minha cpu e subtrair com o valor da Margem Térmica mostrada no programa. Fazendo isso seria 70 (valor máximo da temperatura do meu processador) menos 48 (Margem Térmica) e daria 22, sendo esse resultado a temperatura do meu processador.

screenshot.1167.png

screenshot.1168.png

@Leen Esse programa realmente funciona?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MarcSBR esse amd Overdrive eu não conheço, mas 22 estando ocioso seria um valor até compatível acredito eu. Se você olhar suas imagens  anteriores da medição com o hw, verá que em package o valor é de 26..

Tem um software chamado hwinfo(diferente do anterior) que mostra essa margem pra temp total tal qual o Overdrive (Se não me engano) talvez sirva pra comparação 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!