Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual midia é melhor para armazenamento a longo prazo


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tudo depende do armazenamento, como são as condições.

 

Atualmente recomendo Pendrive ou HD, porque ambos são populares usando o USB e este deve ainda permanecer um bom tempo. O DVD/BD é bom porque é barato, mas elas degradam facilmente com o tempo (umidade principalmente e calor) e necessitam de um leitor que também pode degradar.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja esta perto de sumir de vez do mercado os discos de DVD e drives? eu tenho arquivos importantes gravados em midias Verbatim AZO e MDisc DVD Verbatim

 

sobre as condições de clima eu moro no ceara com temperatura variante entre 30-35º mas a umidade a maior parte do ano é baixa,  se eu coloco em um lugar com temperatura mais amena e escura a umidade é mais alta e mais frio mas se eu coloco em um lugar como sala com porta aberta e arejado a umidade é mais baixa mas a temperatura um pouco maior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ainda devem existir DVD e Drives por algumas décadas, mas com o uso de streamming o uso desta mídia reduziu drasticamente.

 

Eu mesmo não compro um DVD/BD a uns 3 anos, recentemente comprei um CD mas foi a forma que um grupo de músicos locais utilizaram para monetizar neste período de Covid.

 

Eu tenho algumas fotos mais antigas e videos, mas subi no Google Fotos uma parte usando o armazenamento gratuito. (Como o material era antigo a compactação não influi tanto na qualidade e garanto a disponibilidade)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho me questionado sobre isto a alguns anos e até hoje não tive uma resposta.

Praticamente desde que comprei meu primeiro PC, tenho tido gravado arquivos em discos DVD, sendo que hoje ainda tenho boa parte deles guardados e acredito que 90% ainda podem ser lidos sem problemas. Contudo, as mídias usadas são medianas (como a Smartbuy), por outro lado aqueles discos printables raramente aguentam mais que 2 anos.

Com o tempo comecei a analisar outras possibilidades de armazenamento, já que tenho muitos arquivos para estocar. Pensei em HD externo, mas o custo / GB seria bem inferior aos discos graváveis, fora que vários amigos relataram defeitos em unidades assim em pouco tempo, o que acarreta em perder tudo de uma vez só.

Tenho muita vontade de comprar um gravador de bluray e mídias para gravar, mas fico com o pé atrás quando a qualidade das mídias baratas.

Atualmente tenho cerca de 1TB para desocupar do PC e não sei mais o que faço. Passar horas gravando DVD vai ser um tédio que só...

Se no seu caso não for tantos GB para armazenar, por minha experiência, discos DVD de qualidade aceitável ainda é uma boa opção. Aconselho desde já gravar o disco na menor velocidade possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se os discos de dvd e drives ainda continuarem a ser fabricado por algumas decadas isso é um alivio para mim pois nao terei q descartar referente a eles tudo estão cedo

 

o q vcs sabem sobre a qualidade das midias dvd verbatim azo e mdisc dvd verbatim?

 

o q é pior para midioas de dvd o calor ou a umidade? onde guardo com menos umidade é mais quente e mais frio é mais umido

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, Anderson87 disse:

o q vcs sabem sobre a qualidade das midias dvd verbatim azo e mdisc dvd verbatim?

Não tive muito contato com esta marca, mas vejo muito no mercado. Pelas imagens no site dela, o Azo parece ser razoável (similar ao Smartbuy); o M-Disc é um formato feito para ser durável por muitos e muitos anos, resistindo as mudanças climáticas, tendo um maior custo consequentemente.

 

45 minutos atrás, Anderson87 disse:

o q é pior para midioas de dvd o calor ou a umidade? onde guardo com menos umidade é mais quente e mais frio é mais umido

Neste tópico explicam melhor o caso:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Anderson87 acredito que com certeza umidade, pelo menos nas midias mais baratas. Com a umidade elas oxidam facilmente e mudam de cor e muitas começam o processo de separação (descascam).

 

Uso midias Sony para o arquivamento, devo ter algumas com uns 10 Anos sem grandes problemas. Usei uma M-Disc, no passado, mas achei muito caro e depois vi um estudo que mostrou a vida útil não sendo tão maior que as outras midias de qualidade. Também já usei umas 10 das Gold (recomendas para arquivamento), elas são um pouco mais caras e difícies de encontrar por aqui, mas parece que elas suportam melhor o envelhecimento (segundo um outro estudo).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 15/06/2020 às 09:53, dwatashi disse:

@Anderson87 acredito que com certeza umidade, pelo menos nas midias mais baratas. Com a umidade elas oxidam facilmente e mudam de cor e muitas começam o processo de separação (descascam).

 

Uso midias Sony para o arquivamento, devo ter algumas com uns 10 Anos sem grandes problemas. Usei uma M-Disc, no passado, mas achei muito caro e depois vi um estudo que mostrou a vida útil não sendo tão maior que as outras midias de qualidade. Também já usei umas 10 das Gold (recomendas para arquivamento), elas são um pouco mais caras e difícies de encontrar por aqui, mas parece que elas suportam melhor o envelhecimento (segundo um outro estudo).

@dwatashi o estudo que você citou (https://www.lne.fr/sites/default/files/inline-files/syylex-glass-dvd-accelerated-aging-report.pdf) diz o oposto, que as mídias M-Disc são sim mais duráveis que outras mídias (tradução):
 

Citação

O objetivo deste estudo foi investigar o comportamento do GlassMasterDisc da Syylex sob condições climáticas extremas (90°C e 85% de umidade relativa) e demonstrar o potencial desta tecnologia para arquivamento digital. Como não há disco de referência absoluta, o DVD GlassMasterDisc foi comparado com vários outros DVD ± R graváveis existentes no mercado.
O resultado deste estudo é que o GlassMasterDisc tem uma vida útil muito maior em envelhecimento acelerado do que outros DVD±R disponíveis, independentemente de estes últimos terem uma camada de gravação orgânica ou inorgânica. Após 1000 horas sob condições climáticas extremas, o GlassMasterDisc não apresentou deterioração significativa na qualidade, enquanto o melhor disco convencional tem uma vida útil máxima de 250 horas.
O GlassMasterDisc tem, portanto, o melhor potencial de todos os DVDs graváveis, atualmente no mercado, para criar um arquivo de dados digitais de longo prazo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Filipe_Torres elas são mais duráveis, mas talvez não tenha ficado claro que na época a mídia custou umas 10x mais caro que uma mídia de boa marca. É uma ótima mídia para "backup", mas acho que boas mídias guardadas em locais adequados não sofram tanto a degradação e não tinham preço tão caro.

 

Não esperava/esperaria uma durabilidade 10x maior, mas no fim elas degradam se o ambiente for agressivo. E se houver algum arranhão ou dano físico, dá na mesma. Então para essas mídias, grande parte da durabilidade está no armazenamento e manuseio e não somente na mídia.

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!