Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problema com conexão Gigabit


Ir à solução Resolvido por Tio Chang,

Posts recomendados

Boa noite, preciso muito de uma ajuda e imagino que vocês entendam muito melhor do assunto do que eu, pois sou um tanto leigo nesse ramo. Contratei a internet NET Virtua 240 Megas (anteriormente utilizava uma de 5 Megas), porém, utilizando o meu cabo CAT 5, plugando-o no Modem hgb10r-02 Humax e no meu computador, a conexão ficava "conectando e desconectando" sem parar. Mesmo caindo toda hora consegui fazer o teste no SpeedTest e não passava dos 94~96 Mega. Fui nas configurações do meu adaptador de rede, e lá em "Speed e Duplex" a única opção que fazia a internet parar de cair era a de "100 Mbps Half Duplex", porém, essa opção reduz ainda mais a velocidade da internet pra em torno de 75 Mega. Vocês tem alguma ideia do que eu possa fazer pra ter a velocidade normal de 240 Mega e sem ficar caindo? Estava pensando em comprar o cabo CAT6. Por favor, sou leigo e preciso de ajuda! Talvez o problema nem seja o cabo, mas não sei o que fazer.

 

Segue em anexo o print da opção que coloquei pra parar de cair.

 

OBS: Testei um cabo CAT5e e deu a mesma coisa.

Captura de Tela (52).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volta as configurações anteriores. Half quer dizer metade. Marca a 1ª opção: 1.0 Gbps Full Duplex. É a opção mais rápida das disponíveis. Teu problema deve estar nos equipamentos. Esse modem é um cancer (acompanha: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1463979-modem-humax-hgb10r-02-modo-bridge/?tab=comments#comment-7847262). O roteador? Que marca e modelo é? As portas WAN e LAN são fast ou gigabit?

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@rampagw O unico e melhor cabo de rede, é o famoso cabo de rede vermelho esse sim resolvera o problema

 

https://www.americanas.com.br/busca/cabo-de-rede-cat-6-pronto-vermelho

 

Tanto é que nos videos de rack servidor, é normal ver esse cabo e na cor vermelha demostrando assim que a conexão é feita em /1000

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Tio Chang A diferença de velocidade nesse caso doméstico é insignificante. CAT5e resolve tranquilamente. CAT6 sem conector CAT6 fica quase 6 X meia dúzia. Usei aqui em casa e não fez praticamente nenhuma diferença. Foi só custo. Funciona em grandes instalações, grandes velocidades e volumes de dados, mas para fibra de 200, 300 MB é uma carreta para carregar um cacho de bananas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas no final das contas, é o que resolve, e nao desperdiça tempo.

 

 

adicionado 7 minutos depois

@Mega Blaster Vamos calcular os custos operacionais, O mesmo cabo que hoje tu diz ser desperdicio, daqui um ano ou 5 anos, pode acontecer um milagre, um bum economico onde velocidade vai disparar para 900 1000 megas a preço de 300 megas atuais.

 

Se pra todo mundo que vier reclamar que cabo ta limitando, sem postar uma foto do cabo, sem postar nada que afirme a qualidade do mesmo, vai ser so perda de tempo em tira isso, habilita aquilo, muda aquilo.

 

Ta mais fácil e mais rápido é comprar esse rápido e sabe porque, Porque a maioria do povao ta saindo do adsl, e insiste em usar as mesmas peças pro ftth.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rampagw Vá ao site da fabricante de sua placa-mãe (ou notebook). Clique em suporte. Abra a opção de download de drivers. Baixe o driver de chipset, de vídeo, de LAN e de WIFI/WLAN se disponível. Instale todos, um a um, pacientemente, começando pelo do chipset.

Após a instalação, reinicie seu PC. Abra o menu iniciar (ou aperte a tecla windows), escreva "exibir conexões de rede" e clique no referido aplicativo. Na próxima tela, clique com o botão direito sobre seu adaptador de rede e vá em "status". Verifique se agora a placa de rede está listada como 1 Gbps e não 100 Mbps.

Se estiver, rode o speedteste novamente.

adicionado 0 minutos depois

Se não estiver, teste outro cabo. Mesmo um CAT 5 normal deveria superar a velocidade que você obteve, mesmo que com menor estabilidade.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@rampagw Vá ao site da fabricante de sua placa-mãe (ou notebook). Clique em suporte. Abra a opção de download de drivers. Baixe o driver de chipset, de vídeo, de LAN e de WIFI/WLAN se disponível. Instale todos, um a um, pacientemente, começando pelo do chipset.

Após a instalação, reinicie seu PC. Abra o menu iniciar (ou aperte a tecla windows), escreva "exibir conexões de rede" e clique no referido aplicativo. Na próxima tela, clique com o botão direito sobre seu adaptador de rede e vá em "status". Verifique se agora a placa de rede está listada como 1 Gbps e não 100 Mbps.

Se estiver, rode o speedteste novamente.

adicionado 0 minutos depois

Se não estiver, teste outro cabo. Mesmo um CAT 5 normal deveria superar a velocidade que você obteve, mesmo que com menor estabilidade.

@WOZ Dods Realizei o procedimento de instalação desses drivers manualmente e reiniciei o computador, como você disse. Fui então verificar e a placa de rede continuava listada como 100Mbps e caindo, porém, com a opção "Auto-Negotiation" marcada em "Speed & Duplex". Mesmo alterando para "1Gbps Full Duplex", ela continuava listada como 100Mbps e caindo (como acontecia antes). No speedtest batia 94~96 como anteriormente também (segue o teste em anexo). Em resumo: continua só funcionando e estável na opção "100Mbps Half Duplex", porém com a velocidade reduzida (teste em anexo também).

 

Testei um outro cabo CAT5e que tenho aqui e resulta na mesma coisa.

 

Devo tentar comprar o cabo CAT6, como sugerido pelo @Tio Chang?

Captura de Tela (55).png

Captura de Tela (56).png

adicionado 10 minutos depois
8 horas atrás, Mega Blaster disse:

Volta as configurações anteriores. Half quer dizer metade. Marca a 1ª opção: 1.0 Gbps Full Duplex. É a opção mais rápida das disponíveis. Teu problema deve estar nos equipamentos. Esse modem é um cancer (acompanha: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1463979-modem-humax-hgb10r-02-modo-bridge/?tab=comments#comment-7847262). O roteador? Que marca e modelo é? As portas WAN e LAN são fast ou gigabit?

@Mega Blaster

Acabei esquecendo de deixar claro que no wi-fi a internet bate os 240 Mega corretamente (perdão 😕 ).

 

Esse meu problema tá ocorrendo apenas no computador, não utilizo adaptador, utilizo um cabo de rede CAT 5 no Modem da Humax e no PC. Esse modem cumpre a função do roteador também.

 

Sou meio leigo quanto a isso, como posso verificar se as portas WAN e LAN são fast ou gigabit?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Mega Blaster disse:

Pelo modelo do roteador.

https://fccid.io/ANATEL/01161-16-04704/Especificacao-Tecnica.pdf/F15BD20C-E6E0-444D-B69E-C6E8DDD71957

 

encontrei esse link aqui com as especificações dele.

 

"The HGB10R-02 could provide the Maximum 680Mbps Wi-Fi connection data rate. Within high performance 4 port Gigabit Ethernet expands your local LAN."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

The HGB10R-02 could provide the Maximum 680Mbps Wi-Fi connection data rate. Within high performance 4 port Gigabit Ethernet expands your local LAN. Advanced technology with strong ability include in the firewall and VPN (virtual private network).

 

É Gigabit. Não são elas que estrangulam o tráfego.

adicionado 46 minutos depois

@Tio Chang @rampagw Com relação ao cabo, não quero aqui criar polêmica. Citei meu exemplo pessoal em que gastei uma grana que não resolveu o problema. Instalei tudo CAT6, conectores inclusive dentro da melhor técnica. Me arrependi pelo custo, mas ajudou a fazer a operadora resolver parte do problema que competia a ela. De resto, tive realmente que trocar o roteador. Fui de um C20 para um C6 da TP-Link. A NET usa esse Humax porque supre tudo num equipamento só. Questão de custo, creio.

Já, em relação ao cabo, óbvio que o CAT6 é superior ao CAT5e. Mas, do meu ponto de vista, se o caso é apenas velocidade, não vai fazer diferença nesse caso em especifico, já que o CAT5e suporta 10.000 BASE T Gigabit. Com 240 MB de conexão, mesmo sem saber do tráfego, deve suprir com folga. A velocidade da internet é menor que a rede. O maior proveito ao meu ver, vai ser a blindagem, que não deixará as interferências externas prejudicarem a velocidade. Um teste que dá para fazer antes de substituir (compre o cabo mesmo assim), é trocar os conectores por melhores e muito bem crimpados. E se resolver por instalar o cabo novo, coloque então os conectores CAT6 também, afim de dar mais sentido no investimento. Atente paras as distâncias máximas para aproveitar toda e eficiência que eles oferecem.

 

 

Cabo UTP.jpg

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rampagw Se você testou outros cabos, se atualizou os drivers do chipset e da placa de rede baixados DO SITE DO FABRICANTE, então resta apenas verificar a placa de rede e o roteador. É imprescindível baixar o driver correto e drivers nativos do windows ou obtidos por programas externos raramente são confiáveis ou estáveis. 

adicionado 1 minuto depois

Se tiver um notebook ou outro computador, pode testar a conexão via cabo (desativando a conexão wifi do dispositivo antes) para certificar-se de onde está o problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

@rampagw Se você testou outros cabos, se atualizou os drivers do chipset e da placa de rede baixados DO SITE DO FABRICANTE, então resta apenas verificar a placa de rede e o roteador. É imprescindível baixar o driver correto e drivers nativos do windows ou obtidos por programas externos raramente são confiáveis ou estáveis. 

adicionado 1 minuto depois

Se tiver um notebook ou outro computador, pode testar a conexão via cabo (desativando a conexão wifi do dispositivo antes) para certificar-se de onde está o problema.

Felizmente consegui acesso a um notebook aqui pra fazer esse teste e deu o mesmo problema do meu computador. Me certifiquei também de instalar os drivers manualmente no notebook. (pelo site da fabricante dele).

 

É complicado porque testei dois cabos diferentes, um CAT 5 e um CAT 5e, fico meio sem expectativa se ao comprar um CAT 6 a situação vai se resolver. Ao menos consegui encontrar um anúncio no ML aqui na minha cidade mesmo e vou na quinta buscar o cabo pra testar, então atualizo vocês. 

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1397131414-patch-cord-cat6-furukawa-25m-_JM?quantity=1#position=1&type=item&tracking_id=d57c2dde-4ce1-4cc3-a7be-b9b00056a4fa

 

De qualquer forma muito obrigado pelo suporte e pelas dicas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rampagw disse:

fico meio sem expectativa se ao comprar um CAT 6 a situação vai se resolver.

Nossa, ainda ta com duvida.  È claro que vai se resolver na hora. Esses seu cabos de fundo de gaveta, como tu mesmo disse sair de 5 mega, deve ser da era velox, Outra coisa Esse Humax é padrão coreano de qualidade. Vai ver nem mdi mdix ele tem nativo, Vai ser colocar o cabo vermelho e funcionar na hora.

 

Alias isso ja deveria ter vindo na hora da instalação, ou o tecnico trocou por um de baixa qualidade.

 

Parece ate que desconfia ou desacredita na palavra da gente, por miseros 23 reais rs rs.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você é de Salvador mesmo, não vale a pena pagar R$ 83,90 de frete + R$ 23,00 pelo cabo. Pegue de uma loja próximo a você. Achei uma loja fácil na pesquisa. Tente outras próximas. Atente para o frete, não compensa. Compre por metro só que precisa. Com a diferença do frete, consegue comprar um alicate a uns 30,00 pilas e você mesmo faz.

 

https://salvadorcabos.com.br/produto.php?product=Cabo-Lanmark-4P-24-1000-CAT.6-NEXANS

https://salvadorcabos.com.br/produto.php?product=Cabo-Lan-4P-24-CAT6-SOHOPLUS

https://eletrocabosbahia.com.br/cabos/

https://delsul.com.br/product-category/eletrico/fios-e-cabos/cabo-de-rede/

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rampagw se você testou vários cabos, se testou mais de um dispositivo, se testou atualizar drivers e sistema operacional, sem resultados, resta apenas o roteador. Se seu roteador não foi capaz de superar 100 Mbps em nenhum computador, não importando o quão medíocre o cabo poderia ser, então há alguma limitação nele. Seja de configuração ou de qualidade, esse roteador não é bom para ethernet.

 

Recomendo que troque o roteador ou ao menos teste outro.

adicionado 1 minuto depois

Lembrando que roteador integrado a modem precisa ser substituído completamente para testes do tipo.

 

Update de firmware também é uma opção, mas se o roteador pertence ao provedor, cabe a ele fazer tal upgrade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
2 horas atrás, rampagw disse:

Entendo que cabos CAT5 / 5e passam gigabit, mas não estava dando em nenhum dos dois com este meu modem da Humax

Humax é Coreano

Coreano nao  tem tecnologia mdi mdix dos yankes, Por isso era e sempre foi obrigatorio partir para o modelo 6, Tirando o tempo desperdiçado para solucionar o defeito, o resto tu fez certo, comprar o cabo certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!