Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro com Dual Boot (Windows/Ubuntu)


paulovitss

Posts recomendados

Olá, eu comprei um notebook Lenovo Ideapad s145, e ele veio com o Windows 10 instalado. Fui fazer dual boot, pois queria também o Ubuntu, e após a instalação o computador não consegue mais iniciar. Vou descrever o que fiz:

1) Criei uma partição de 250GB para instalar o Ubuntu.

 

2) Reiniciei o computador e acessei a BIOS; daí seguindo o tutorial que estava lendo, era pra mudar ""Boot Mode" para Legacy Support e deixar como Enabled a opção "USB Legacy". Esses campos já estavam desta forma, então não mudei nada. Por fim só mudei a opção "OS Optmized Defaults" para Disabled. Coloquei em salvar e reiniciar.

 

3) Com o pendrive bootavel, instalei o Ubuntu na partição que havia criado antes, seguindo os passos deste tutorial: selecionei o espaço livre, criei uma partição swap com 16GB (minha RAM é de 8GB), com o restante criei a partição para a raiz do Ubuntu. Quando cliquei em instalar, apareceu um aviso:

"No EFI partition was found. This system will likely not be able to boot successufully, and the installation process may fail. Please go back and add an EFI System Partition, or continue at your own risk."

Então eu selecionei "go back", reverti a criação das partições, e com o espaço livre novamente, refiz o processo, mas dessa vez criei uma outra partição de 256MB e selecionei EFI como "mount point", segundo o que li aqui. Coloquei novamente para instalar e dessa vez não apareceu nenhum aviso. 

 

Instalação completa, pediu para reiniciar, e daí caiu novamente tela de instalação do Ubuntu, a que pergunta se quero testar o ubuntu, instalar, checar o disco por defeitos,  essas coisas. Percebi que poderia ser porque estava com o pendrive ainda conectado, e reiniciei o PC sem ele. Acontece que nesse caso ele não inicia. Ele liga, começa a iniciar e desliga sozinho. Após uns segundos, ele se liga sozinho, e repete o processo. Só avança se eu conectar o pendrive, e vai pra tela de instalação do Ubuntu, e não pra tela pra eu escolher o sistema operacional.

 

Eu não sei se fiz algo errado na instalação, por isso tentei descrever o melhor possível. Nesse processo de liga e desliga, se iniciar, eu consigo acessar a BIOS, mas não sei o que fazer lá. Já mudei alguns parâmetros para o que estava antes e nada aconteceu. 

 

Alguém pode me ajudar, por favor?

 

adicionado 38 minutos depois

As partições estão assim:

IMG_20200707_225633951.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 07/07/2020 às 22:21, paulovitss disse:

selecionei EFI como "mount point"

Pelo texto sua placa-mãe está no modo BIOS Legacy e seu disco no formato MBR

E voce colocou a flag de EFI em uma partição que é coisa típica para placa-mãe no modo UEFI e disco no formato GPT

Procure tutoriais no Youtube de como instalar em placa-mãe no modo BIOS Legacy e disco no formato MBR...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema deve estar na inicialização do seu notebook. Acesse a BIOS e vá em "Boot" e tenta fazer as seguintes alterações:

 

  • Trocar modo Legacy pra UEFI, ou vice-versa.
  • Desabilitar ou habilitar o modo de segurança do boot
  • Reordene as prioridades de inicialização do sistema (tente colocar o ubuntu em primeiro)

Caso um desses não dê certo, alguns notebooks não aparece o grub pra você selecionar qual sistema quer iniciar. Com isso, abra novamente a BIOS e vai em "Main" e habilita o "F12 BOOT MENU", quando sua máquina estiver iniciando fique pressionando o F12 para ver se apareça algo. Talvez essa configuração esteja em "Startup" no seu notebook e vai estar escrito "Boot device list F12 option". Se não conseguir localizar em nenhum desses lugares, tente dá uma fuçada e achar essa opção de ativar o F12, pois o seu notebook pode ter uma bios diferente dos demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como já passei por esse problema, fiz assim:

- se você consegue entrar no Linux então instale o GRUB CUSTOMIZER. Se conseguir, abra o programa. Ele deve apresentar as opões disponíveis para início:

UBUNTU, ADVANCED, etc  (ver figura 1)

Se o tiver, e ele encontrar o MBR do Win, a última opção será o Win. Aí você escolhe a ordem na tela de abertura (figura 2 - GRUB)

 

Conseguindo entrar no Windows, desative no modo de energia: INICIALIZAÇÃO RÁPIDA e HIBERNAR. Na BIOS deixe como modo de início o UBUNTU (com GRUB). Se tiver a opção SECURE BOOT na placa DESATIVE!

 

Conselho: uso o dual-boot com o MX 19.2 Linux e acho muito bom e compatível (1º no ranking dos Linux pela Distrowatch). Não sei que meleca que o Windows fez mas não consigo instalar (sem GRUB) o UBUNTU, O DEBIAN puro, o MINT, o ZORIN. Cada atualização do Win me dá medo!!!! O MX foi o único que entrou sem erro e apareceu o Grub sem instalar nada. Nele tem a opção para instalar o Grub Customizer para alterar a ordem de entrada, mas ele sozinho já é o suficiente (e é leve e bonito !)

 

GRUB2.PNG

 

 

GRUB3.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para instalar o MX Linux você não precisa fazer nenhuma partição. Aliás uma, em uma deixa o Windows 10 e na outra o Linux. Pode deixar só 150Gb para o Linux que ele usa pouco disco. Baixe a distro (1,5Gb), instale o Balena etcher para fazer um pendrive bootável. Após isso, desligue o computador, espete o Pen e ligue o computador e na BIOS indique para começar pelo pendrive

****** indique para começar pelo UEFI: marca do pendrive ********************

 

Provavelmente a sua placa é UEFI e isso é necessário (começar pelo pendrive UEFI). Talvez sua instalação não tenha dado certo exatamente por isso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...