Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quero saber se eu coloco mais memória ram ou compro uma placa de vídeo


Ir à solução Resolvido por Luc457x,

Posts recomendados

Primeiramente essas são as especificações do meu computador

Processador: RYZEN 5 2400G VIDEO INTEGRADO
Memoria Ram: 8GB RAM DDR4 
Tipo de Sistema: Sistema Operacional de 64 Bits
Sistema Operacional: Windows 10

eu tava pensando tipo eu tenho o vídeo integrado e 8gb de ram ele usa 2gb da memória ram pro vídeo integrado então sobra 6gb então se eu colocasse mais memória queria comprar uns 32 gb de ram eu poderia mandar mais memória pro vídeo integrado e assim não precisaria de placa de vídeo  é obvio que n vai ser o mesmo desempenho do que ter uma placa de vídeo dedicada mas sera que  a diferença sera muita ? ou não ? então quero saber qual vale mais a pena comprar primeiro uma placa de vídeo ou memória ram ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Asta Grimm disse:

Primeiramente essas são as especificações do meu computador

Processador: RYZEN 5 2400G VIDEO INTEGRADO
Memoria Ram: 8GB RAM DDR4 
Tipo de Sistema: Sistema Operacional de 64 Bits
Sistema Operacional: Windows 10

eu tava pensando tipo eu tenho o vídeo integrado e 8gb de ram ele usa 2gb da memória ram pro vídeo integrado então sobra 6gb então se eu colocasse mais memória queria comprar uns 32 gb de ram eu poderia mandar mais memória pro vídeo integrado e assim não precisaria de placa de vídeo  é obvio que n vai ser o mesmo desempenho do que ter uma placa de vídeo dedicada mas sera que  a diferença sera muita ? ou não ? então quero saber qual vale mais a pena comprar primeiro uma placa de vídeo ou memória ram ?

 

Nem se colocasse 254Gb de ram o desempenho se igualaria a uma placa de vídeo.
Se a ideia é pra jogos, compre uma placa de vídeo e futuramente coloque mais memória.

PS: Marca, modelo e potência da fonte?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com o dinheiro que você colocaria 32GB de RAM você compra uma placa de vídeo.

 

Dependendo do que você quer fazer com o computador, 8GB está mais do que suficiente. 16GB somente se usa para trabalho de arquivos 3D, jogos pesados (COD por exemplo) ou se pensa em fazer lives.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Nem se colocasse 254Gb de ram o desempenho se igualaria a uma placa de vídeo.

Esse processador quase se iguala a uma gtx750.

13 minutos atrás, Asta Grimm disse:

Primeiramente essas são as especificações do meu computador

Processador: RYZEN 5 2400G VIDEO INTEGRADO
Memoria Ram: 8GB RAM DDR4 
Tipo de Sistema: Sistema Operacional de 64 Bits
Sistema Operacional: Windows 10

eu tava pensando tipo eu tenho o vídeo integrado e 8gb de ram ele usa 2gb da memória ram pro vídeo integrado então sobra 6gb então se eu colocasse mais memória queria comprar uns 32 gb de ram eu poderia mandar mais memória pro vídeo integrado e assim não precisaria de placa de vídeo  é obvio que n vai ser o mesmo desempenho do que ter uma placa de vídeo dedicada mas sera que  a diferença sera muita ? ou não ? então quero saber qual vale mais a pena comprar primeiro uma placa de vídeo ou memória ram ?

Se colocar outro pente de memoria exatamente igual ao outro que já tem e colocar os dois em dual channel você vai conseguir rodar mts jogos com um bom desempenho, tenho exatamente essa config e mesmo que voce compre uma placa de video dedicada dps, dual channel num ryzen vale mt a pena.

Agora s voce puder comprar uma 1070/rx570 pra cima vale a pena, porém os preços estão salgados, eu pessoalmente preferiria pegar uma memoria agora e esperar pra pegar uma placa de video num preço normal. E mais, se você pegar uma placa de video mt potente esse ryzen VAI PRECISAR de dual channel pra não gargalar mt.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Luc457x disse:

Agora s voce puder comprar uma 1070/rx570 pra cima vale a pena, porém os preços estão salgados, eu pessoalmente preferiria pegar uma memoria agora e esperar pra pegar uma placa de video num preço normal. E mais, se você pegar uma placa de video mt potente esse ryzen VAI PRECISAR de dual channel pra não gargalar mt.

 

Ryzen 5 2400 não tem força pra empurrar uma 1070, no máximo uma 1060.
Outro detalhe é que em força bruta, APU + VGA + 8gb Ram tem muito mais desempenho que APU + 16Gb ram.

Dual channel é bom mas não faz milagre.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

 

Ryzen 5 2400 não tem força pra empurrar uma 1070, no máximo uma 1060.
Outro detalhe é que em força bruta, APU + VGA + 8gb Ram tem muito mais desempenho que APU + 16Gb ram.

Dual channel é bom mas não faz milagre.

1070 fica com 20% de gargalo se o ryzen 5 2400g tiver dual channel com memorias boas.

Não faz milagre, concordo. E eu não falei isso, falei que eu tenho exatamente essa configuração e com 16gb em dual channel e 2800mhz ele roda a maioria dos jogos...

2 motivos deu achar que vale mais a pena investir na memoria primeiro:

1) preço.

2) se for colocar uma placa de video mais atual vai precisar do dual channel pra não gargalar mt.

Ou seja, opção 1 é continuar com o vega11 e melhorar o desempenho dele, que não é ruim e é sim comparavel a uma placa dedicada mais fraca.

Opção 2: pagar um preço mais alto que o normal numa placa fraca que não vai ter tanta diferença assim da vega11.

Opção 3: comprar uma placa de video boa pelo preço de um rim e ver ela gargalando com um ryzen que já não da conta dela e ainda ta sem dual channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Luc457x disse:

1070 fica com 20% de gargalo se o ryzen 5 2400g tiver dual channel com memorias boas.

Não faz milagre, concordo. E eu não falei isso, falei que eu tenho exatamente essa configuração e com 16gb em dual channel e 2800mhz ele roda a maioria dos jogos...

 

Até com 8gb vai rodar, a questão é como roda. Dual channel vai dar no máximo 5, 8 se for muito 10% de melhora, enquanto uma placa de vídeo na pior das hipóteses vai dar 30% mais poder de fogo, mesmo sem dual channel.

 

12 minutos atrás, Luc457x disse:

 

2) se for colocar uma placa de video mais atual vai precisar do dual channel pra não gargalar mt.

 

Não é a memória que dita o desempenho geral da configuração, na verdade ela é o item que tem o menor impacto sobre isso, quem dita o desempenho é o processador e placa de vídeo, a memória vai apenas acentuar isso, pra mais ou pra menos.

 

12 minutos atrás, Luc457x disse:

Opção 2: pagar um preço mais alto que o normal numa placa fraca que não vai ter tanta diferença assim da vega11.

 

Qualquer placa de vídeo (Voltada para jogos) vai ter mais desempenho que o vídeo integrado, pois a ideia dele não é rodar jogos, mas sim dar vídeo no equipamento.
Uma rx 570 tem duas vezes mais desempenho que a vega.

 

Como eu já tinha dito antes

 

36 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

em força bruta, APU + VGA + 8gb Ram tem muito mais desempenho que APU + 16Gb ram.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Não é a memória que dita o desempenho geral da configuração, na verdade ela é o item que tem o menor impacto sobre isso, quem dita o desempenho é o processador e placa de vídeo, a memória vai apenas acentuar isso, pra mais ou pra menos.

 Procura sobre a arquitetura do ryzen e você vai ver q sim, pra um ryzen dual channel faz muita diferença...

Edit: tirei esse comentario do tomshardware, um forum de informatica, fala sobre a arquitetura do ryzen bem por alto...
"ryzen benifits the most from dual channel and high mHz, the reason is its unique architecture.
its cores are paired to work on 1 memory allocation (so technically it has the stated number of cores, but practically you should halve this figure!) - this has an advantage and disadvantage. obviously the disadvantage is that 2 cores work on 1 instruction/problem unlike intel where 2 cores can work on 2 instructions/problems.
BUT because of the pairing, that single instruction gets 2 cores worth of power in a ryzen ... greatly speeding up the time taken to process that data. .. this leads to the cpu requesting more data from your RAM .... QED. more RAM throughput = happy ryzen.
so yes, ryzen loves dual channel, ryzen loves high mHz, it wants data shoved down its throat so it can gobble it up."

 

16 minutos atrás, NIGHT FALL disse:

Qualquer placa de vídeo (Voltada para jogos) vai ter mais desempenho que o vídeo integrado, pois a ideia dele não é rodar jogos, mas sim dar vídeo no equipamento.
Uma rx 570 tem duas vezes mais desempenho que a vega.

 Quando se fala de vega, não, ele não é só pra dar video não, ele é pra jogar também!
pode procurar qualquer site de benchmark ai q você vai ver q a iGPU de um R5 3400G bate de frente com uma GTX750...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

---@Luc457x

1 hora atrás, Luc457x disse:

1070 fica com 20% de gargalo se o ryzen 5 2400g tiver dual channel com memorias boas.

Não faz milagre, concordo. E eu não falei isso, falei que eu tenho exatamente essa configuração e com 16gb em dual channel e 2800mhz ele roda a maioria dos jogos...

2 motivos deu achar que vale mais a pena investir na memoria primeiro:

1) preço.

2) se for colocar uma placa de video mais atual vai precisar do dual channel pra não gargalar mt.

Ou seja, opção 1 é continuar com o vega11 e melhorar o desempenho dele, que não é ruim e é sim comparavel a uma placa dedicada mais fraca.

Opção 2: pagar um preço mais alto que o normal numa placa fraca que não vai ter tanta diferença assim da vega11.

Opção 3: comprar uma placa de video boa pelo preço de um rim e ver ela gargalando com um ryzen que já não da conta dela e ainda ta sem dual channel.

pera eu disse 8gb mas é duas mémorias de 4gb dual channel só que é normal n é tipo gamer com capinha do lado os cara foram sacanas quando eu pedi memória n especifiquei gamer e mandaram memória normal.
eu queria fazer streams (lives) e sei que meu pc é tipo basico só rodo os jogos nos mínimos então eu  queria fazer um upgrade só que a memória e mais barata se for colocar só 16 gb mas talvez seja melhor a placa de vídeo no que eu invisto primeiro ? se for placa de vídeo qual você recomendaria tava pensando numa 1650 e minha fonte 500 w de marca boa  thermaltake caso precise saber.

adicionado 0 minutos depois

@NIGHT FALL minha fonte 500 w de marca boa  thermaltake

adicionado 1 minuto depois

@IgorAlexandre é porque quero fazer live eu acho legal e hoje em dia vale muito a pena fazer lives

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Asta Grimm disse:

 

@IgorAlexandre é porque quero fazer live eu acho legal e hoje em dia vale muito a pena fazer lives

 

Seu PC com 8GB talvez aguente indo no limite. Dependendo do jogo, claro. Principalmente da qualidade em que for jogar.

Eu conseguia stremar com um i3 4170 (2n/4th), 2x4GB, R7 260x 2GB. Porém, fazia live de LoL com a qualidade tudo no mais baixo e ainda no meio de uma luta tinha drop de fps para 15/20. Atrapalhava muito. Principalmente se não tem uma boa internet (não é meu caso).

 

Eu recomendaria você comprar uma GPU. Mas como os preços estão absurdamente superfaturados acho difícil conseguir encontrar alguma placa de vídeo com custo/benefício. Porque, se você conseguir uma GPU atual você consegue configurar no OBS/StreamLabs para usar sua GPU como "encoder" o que não força muito seu processador. 

 

Uma RX570 4GB daria conta do recado sem problemas mas está muito difícil de achar no mercado brasileiro. Muitas GPU estão em falta e meio que te "forçam" a comprar GPU mais parruda como por exemplo as RTX 2060/2070/2080, RX 55xx XT NÃO ESTÁ EM FALTA no mercado. Porque? Porque não é comum você ver várias pessoas ter essas GPU. Você tem que ser um setup decente com uma placa dessas. Agora, porque as RX 400, RX 500 estão em falta? A maioria que está em falta atualmente é por serem o melhor custo/benefício do mercado. Digamos: A verdadeira realidade de muitos brasileiros.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

3 minutos atrás, IgorAlexandre disse:

 

Seu PC com 8GB talvez aguente indo no limite. Dependendo do jogo, claro. Principalmente da qualidade em que for jogar.

Eu conseguia stremar com um i3 4170 (2n/4th), 2x4GB, R7 260x 2GB. Porém, fazia live de LoL com a qualidade tudo no mais baixo e ainda no meio de uma luta tinha drop de fps para 15/20. Atrapalhava muito. Principalmente se não tem uma boa internet (não é meu caso).

 

Eu recomendaria você comprar uma GPU. Mas como os preços estão absurdamente superfaturados acho difícil conseguir encontrar alguma placa de vídeo com custo/benefício. Porque, se você conseguir uma GPU atual você consegue configurar no OBS/StreamLabs para usar sua GPU como "encoder" o que não força muito seu processador. 

 

Uma RX570 4GB daria conta do recado sem problemas mas está muito difícil de achar no mercado brasileiro. Muitas GPU estão em falta e meio que te "forçam" a comprar GPU mais parruda como por exemplo as RTX 2060/2070/2080, RX 55xx XT NÃO ESTÁ EM FALTA no mercado. Porque? Porque não é comum você ver várias pessoas ter essas GPU. Você tem que ser um setup decente com uma placa dessas. Agora, porque as RX 400, RX 500 estão em falta? A maioria que está em falta atualmente é por serem o melhor custo/benefício do mercado. Digamos: A verdadeira realidade de muitos brasileiros.

 

 

consegui achar a RX570 msi armor 4GB por 1100 esses dias no terabyte, foi o mais barato que consegui, e a RX580 biostar 8GB tava 1500...
pro preço que estava a umas semanas atrás está bom, pro preço que era tá MUITO caro, a rx570 de 4GB se não me engano em janeiro tava uns 700 reais no máximo!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Asta Grimm disse:

se for placa de vídeo qual você recomendaria tava pensando numa 1650

 

Melhor upgrade ai é justamente a placa de vídeo, não há outro investimento que trará o mesmo desempenho em jogos.
Gtx 1650 ou Rx 570 são ótimas placas pro seu kit, o problema é o preço, ambas andam bem carinhas ultimamente.

 

13 horas atrás, Asta Grimm disse:

 

@NIGHT FALL minha fonte 500 w de marca boa  thermaltake

 

Thermaltake tem fontes boas mas também tem fontes bem ruinzinhas, qual modelo específico da sua?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!