Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tenho necessidade de expor um overclock em um Ryzen 3600?


Posts recomendados

Boa noite @Edvaldo Paranhos Ao meu ver não há problema nenhum em alterar a tensão visto que se você tirar um tempo pode deixar o seu CPU mais frio encontrando o ponto perfeito entre Clock e tensão de Vcore e VID, esta última geralmente vem muito alta ou as placas mãe já setam um valor alto para funcionar com qualquer CPU.

 

Você pode ir na parte de CPU monitor ou alguma parte referente ao CPU e ver essa tensão inicial (VID) tem haver com o leakage também.

resumindo quando estiver com o CPU em mãos reduza essa tensão Core VID até no máximo que continue estável sem perder performance e então suba o core clock...

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha estou vendo que há sim uma vantagem para o 3600, porém ela é acima de 80FPS cabe a você pesar na balança o que é melhor, também a placa de video que irá usar e até a resolução poderá afetar a sua escolha visto que em altas resoluções o uso do CPU normalmente é reduzido.

 

O Peperaio Hardware fez um video recentemente comentando justamente essa necessidade de acompanhar a todo custo a tecnologia, um exemplo são peças como CPUs no qual já estamos bem servidos

 

Mas o fato é que estou vendo bastante reclamações quanto a bugs também nas B450, na BIOS pelo qual perdem performance ou simplesmente não é possível setar determinada config, então se for adquirir um de 3ªgen dê uma olhada em testes desse CPU com sua placa, muitos comentam que é necessário 256MB para todas as Features funcionem.

 

 

 

 

adicionado 0 minutos depois

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Caio Ferreira Bom dia, Edição, renderizar com alta qualidade e rapidez , junto com uma rx 580 4gb , quero investir em edição, e poder jogar uma boa parte no ultra entre 50 a 60 de fps 

adicionado 2 minutos depois

@Caio Ferreira Monitor vou pegar por ultimo, estão muito caros, vou tentar um usado que tenha tela ips, sendo ips, e aqueles recursos que trabalho sobre a questão da  luz azul..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo Paranhos se tua necessidade é mais pra edição do que games, pega então uma GTX 1650 Super porque as placas Nvidia são otimizadas pra programas do pacote Adobe, ela entrega o mesmo desempenho da RX 580 no geral e consumindo menos energia. win-win. overclock no 3600 só rola com bom air cooler ou water cooler, eu sempre recomendo air cooler pela simplicidade de instalação e de manutenção (embora somente o boost do 3600 vai suprir tua necessidade). qual a tua fonte? marca e modelo. mas se você já tem a placa de vídeo, desconsidere a dica da GTX.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erik_ESC Hardware Boa Tarde, eu ando vendo vídeos de overclock, vi que se deixar no automático, pode ocorrer de a tensão subir de mais , vou pegar um cooler no  #Aliexpress R$ 175,58  56%OFF | Great wall cpu cooler rgb 4 tubos 90mm dupla ventiladores radiador para intel lga 1150 1151 1155 1156 lga 775 amd am4 am3 fm2 cpu de refrigeração
https://a.aliexpress.com/_dU189xx

 

Parece bater de frente com um deepcool gammaxx 400

 

adicionado 4 minutos depois

@Erik_ESC Hardware sim sim, vou pegar um RX 580 4gb , vi que a diferença dela para de 8gb era 5 de FPS, não compensa e na placa de vídeo vou economizar no momento, ela está em conta no Aliexpress, 675, com frete, sim é usada mas muito bem nos feedbacks tanto brs quanto gringos

adicionado 7 minutos depois

@Caio Ferreira eu vou economizar na placa de vídeo, a mais em conta e com desempenho foi a rx 580 4gb , 675 já com frete, no Aliexpress, mas bom ter me reforçado sobre essa diferença, pena que não tem ela no valor próximo da rx 580 

adicionado 10 minutos depois

@Caio Ferreira fonte eu vou pegar uma rx 550w da Corsair, parece ser suficiente, indicaria alguma ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Edvaldo Paranhos Sim nunca é bom deixar o Vcore no automático vá testando manualmente (1º vá reduzindo o CPU VID porque sua placa pode estar jogando muita tensão nele e esquentar à toa) para incremento de tensão automático quando é muita carga é exigida existe a opção Load Line Calibration ou LLC

 

Depois vai subindo o Clock dando incrementos no Vcore quando não subir mais via Vcore pode dar um tapinha no CPU CORE VID e sempre olhando a temperatura do VRM não é bom passar de 95°C a não ser se estiver numa passagem num clock bem alto e isso ser atingido no final do teste de Benchmark (porque poucos jogos vão ter um peso de um render).

 

Sobre cooler eu prefiro coolers com base de cobre porque dessa forma você consegue aplicar pasta térmica de metal liquido sem ter o problema do alumínio desses coolers genéricos virar literalmente pó!

 

Para Cooler nesse momento eu dou prefência ao mercado nacional que há coolers tops com o Fortrek air 6 porém ele não suporta AM4 só LGA2011-3 e intel comum (eu adaptaria um suporte visto que é "apenas" uma barra chata com 4 furos que aumentou o espaçamento do AM3 para AM4, da pra fazer de cantoneira de alumínio)

 

Outra vantagem dos Coolers com base de cobre é que você pode melhorar o polimento dessa Base (CPU lapping) e quando a garantia do seu CPU acabar fazer nele também, e se fosse um processo que não desse resultado Overclockers campeões como Kingpin e Rbuass (Teclab) não fariam isso no caso do Kingpin ele tem até uma máquina para isso que joga água automaticamente.   

WP_20191101_10_53_45_Pro.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erik_ESC Hardware tem esse vídeo do cara deixando fixo a 4.2,GHz , não entendi em a necessidade, sendo q no auto já faz ali a 4,1 ,nessa faixa, e fora q ligado a todo momento ele n descansa em momentos de ociosidade e vai gastar mais Energia, estou certo?

adicionado 4 minutos depois

@Erik_ESC Hardware virando sobre o vrm, eu não tenho certeza se essa gigabyte b450m gaming, aparenta ter dissipadores no vrm , ali onde tem o nome gigabyte, sobre uma capa grande

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo Paranhos Tem sim essa capa pelo que eu vi é o próprio dissipador dela ele começa com uma base fina e aumenta horizontalmente.

Naquela foto que postei é o que acontece se você usa pasta térmica de metal liquido nesses coolers de Heatpipe de contato direto com IHS do CPU isso é um processo mais barato que o de base inteira de cobre

adicionado 5 minutos depois

@Edvaldo Paranhos É ele deve ter desabilitado os C-States, C1-E, e outras tecnologias de economia de energia geralmente para não limitar o Overclock máximo, mas para uso diário você pode usar sim o flex mode, basta rodar um software de monitoramento como HWiNFO64 ou Core temp para analisar o "TDP" ou consumo aproximado (TPD não é consumo mesmo se a placa afira o "consumo" não tem muita precisão mas da para ter uma noção de quanto uma opção esta influenciando de fato).

adicionado 13 minutos depois

@Edvaldo Paranhos Sobre fonte de alimentação é bom você fazer o calculo no PSU Calculator e colocar a tensão e clock do CPU e também Power Limiter da placa de video dai ele te dará uma potencia aproximada em cima disso você coloca +10%, quando achar a faixa de potencia procure por fontes testadas pela Cybernetics ou Teclab procure a que tiver menor tensão de Ripple isso influenciará no resultado final do seu OC poderá ganhar mais alguns MHz em função de uma tensão limpa.

 

Uma fonte honesta e bem dimensionada é a Gaming NIDUS feita em parceria com Teclab tem capacitores de Tier bom filtragem boa e entrega até mais potencia que a rotulada em testes a 25°C

 

Tem a DeepCool DA500 600... Também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Edvaldo Paranhos disse:

Boa Tarde, eu ando vendo vídeos de overclock, vi que se deixar no automático, pode ocorrer de a tensão subir de mais , vou pegar um cooler no  #Aliexpress R$ 175,58  56%OFF | Great wall cpu cooler rgb 4 tubos 90mm dupla ventiladores radiador para intel lga 1150 1151 1155 1156 lga 775 amd am4 am3 fm2 cpu de refrigeração
https://a.aliexpress.com/_dU189xx

 

Parece bater de frente com um deepcool gammaxx 400

O Gammaxx 400, o original, tá 130 reais - AQUI

 

Pagar mais caro, num similar, parece meio sem sentido..

 

Sobre o Vcore, você só vai saber, ao ter o PC montado.. Como você mesmo disso, "pode ocorrer"..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo Paranhos Esse cooler que você mandou na minha opinião a maior parte do custo dele foi para os LEDs ou acabamentos ele não tem ao menos uma base de cobre,nem suporte próprio (backplate), e no transporte as aletas dos coolers costumam vir amassadas dependendo do reforço que o vendedor coloca até mesmo no mercado nacional isso acontece, não o estou desencorajando a importar só atentando para o que pode não valer a pena.   

 

O Fortrek Air 6 esta por 139 tem base de cobre 6 heatpipes com acabamento em níquel e fan de 140mm o único porém é o suporte para AM4...  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Erik_ESC Hardware bom saber viu, é que eu achei Bonito também kkkkkk

1 hora atrás, RS Faria disse:

O Gammaxx 400, o original, tá 130 reais - AQUI

 

Pagar mais caro, num similar, parece meio sem sentido..

 

Sobre o Vcore, você só vai saber, ao ter o PC montado.. Como você mesmo disso, "pode ocorrer"..

 

adicionado 4 minutos depois

@Erik_ESC Hardware muita informação mas acho que tô entendendo , vou anotar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo Paranhos hahaha

adicionado 9 minutos depois
13 minutos atrás, Edvaldo Paranhos disse:

@Erik_ESC Hardware bom saber viu, é que eu achei Bonito também kkkkkk

 

adicionado 4 minutos depois

@Erik_ESC Hardware muita informação mas acho que tô entendendo , vou anotar

Isso que importa, só ir pesquisando os termos e vai compreender bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Edvaldo Paranhos disse:

@Erik_ESC Hardware consumo , acho que a Corsair 550w fica com folga, para o RX 580 4gb, placa de vídeo eu pra mudar , vai levar uns 2 anos, acho q a próxima placa q substituir, a fonte venha a dar conta

Screenshot_2020-07-12-17-25-10.png

É sabe dizer se as placas estão com power limiter bloqueado? Só vai afetar caso queira mais performance na RX 580... Ela com um bom OC se assemelha a RX590.

 

Sobre a fonte nos últimos testes do Teclab essas levas novas de CX não foram tão bem alguns modelos ficaram com Ripple acima de 60mV em baixa carga o que já prejudicaria um pouco o Overclock, mas você pode pesquisar pelo Part number (através dele você também identifica o fabricante real da fonte) na Cybernetics deve ter algo sobre...

 

Com Power Limiter liberado a VGA consome bem mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Edvaldo Paranhos dá e sobra, mesmo em overclock. pra conferir o consumo da placa em seu pico, confere no techpowerup. a tendência é ter mais performance consumindo menos, 550W sobra e muito pra 99% do pessoal aqui fórum que vem perguntando qual a fonte ideal - comumente uma boa fonte de 450W atende muito bem a maioria dos que chegam aqui na dúvida.

 

e sobre o vcore manual da cpu, depende muito de cada usuário, chip e placa-mãe/bios. se você não quer ter essa chateação, deixe no auto, sobretudo se não mora em lugar quente. se notar problema de superaquecimento com a máquina ociosa, aí o undervolt seria ótimo. eu tava com esse problema e resolvi de um modo bem simples: desativei o Boost do processador na BIOS e setei o clock manualmente pra 3.6ghz (o máximo do boost) e simplesmente sumiu o problema. em linhas gerais, com vcore no auto, agora ele não passa de 1.1 e mantenho a temperatura muito boa mesmo morando em uma cidade bem quente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Caio Ferreira disse:

@Edvaldo Paranhos dá e sobra, mesmo em overclock. pra conferir o consumo da placa em seu pico, confere no techpowerup. a tendência é ter mais performance consumindo menos, 550W sobra e muito pra 99% do pessoal aqui fórum que vem perguntando qual a fonte ideal - comumente uma boa fonte de 450W atende muito bem a maioria dos que chegam aqui na dúvida.

 

e sobre o vcore manual da cpu, depende muito de cada usuário, chip e placa-mãe/bios. se você não quer ter essa chateação, deixe no auto, sobretudo se não mora em lugar quente. se notar problema de superaquecimento com a máquina ociosa, aí o undervolt seria ótimo. eu tava com esse problema e resolvi de um modo bem simples: desativei o Boost do processador na BIOS e setei o clock manualmente pra 3.6ghz (o máximo do boost) e simplesmente sumiu o problema. em linhas gerais, com vcore no auto, agora ele não passa de 1.1 e mantenho a temperatura muito boa mesmo morando em uma cidade bem quente.

Boa noite, sim sim, eu pretendo colocar no manual, 4.2 GHz , e ajudar a tensão, sem deixar no auto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/07/2020 às 20:50, Caio Ferreira disse:

@Edvaldo Paranhos dá e sobra, mesmo em overclock. pra conferir o consumo da placa em seu pico, confere no techpowerup. a tendência é ter mais performance consumindo menos, 550W sobra e muito pra 99% do pessoal aqui fórum que vem perguntando qual a fonte ideal - comumente uma boa fonte de 450W atende muito bem a maioria dos que chegam aqui na dúvida.

 

e sobre o vcore manual da cpu, depende muito de cada usuário, chip e placa-mãe/bios. se você não quer ter essa chateação, deixe no auto, sobretudo se não mora em lugar quente. se notar problema de superaquecimento com a máquina ociosa, aí o undervolt seria ótimo. eu tava com esse problema e resolvi de um modo bem simples: desativei o Boost do processador na BIOS e setei o clock manualmente pra 3.6ghz (o máximo do boost) e simplesmente sumiu o problema. em linhas gerais, com vcore no auto, agora ele não passa de 1.1 e mantenho a temperatura muito boa mesmo morando em uma cidade bem quente.

@Caio Ferreira Eu não vejo dessa maneira, o consumo em Overclock sobe de forma exponencial alterando as características de CPUs ou qualquer outro componente que originalmente consomam pouco.

 

Além disso, tem a questão da coerência do conjunto que irá usar, no Brasil a cultura é diferente geralmente não se da valor para uma energia de melhor qualidade mesmo gastando muito em componentes como CPU e VGA, uma fonte mais barata normalmente não tem o circuito de filtragem ou proteções completos, tendo mais riscos em um hardware de alto valor.

 

Sei da existência de fontes de baixa potencia e de excelente qualidade. Como o vídeo mostra em OC há picos de consumo com pouca tensão a mais adicionada, provavelmente uma fonte que não tem uma folga no dimensionamento não conseguiria lidar com isso podendo descontrolar as tensões ocasionando a queima dos componentes.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!