Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Linux é um bom SO?


Ranço Hélice
Ir à solução Resolvido por Phoenyx,

Posts recomendados

  • Membro VIP
  • Solução

@Ranço Hélice Sinceramente não sei se o Linux roda emulador Android do tipo Bluestacks caso esta seja a sua dúvida. Nunca precisei de tal função, não rodo jogos de celular no PC.

Para joguinhos, notebook velho e quebrado é tudo o que se não gostaria de ter.

 

Agora, se for apenas pra rodar um SO, navegar na net e etc, como nunca experimentou o pinguim vá de Linux Mint ou Ubuntu. Dá pra rodar games no Linux sim, mas games normais de Windows, se a máquina for boa, e não uma carroça.

 

Ou seja, não adianta correr pro Linux se o seu intuito é melhorar os joguinhos, pois não vai. Não tem mágica se o hardware for obsoleto e fraco.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Seria pra brincar com uns joguinhos de PS1, PS2 mesmo, Gameboy essas coisas, pra matar a saudade. Mas irei baixar pra ver se eu gosto, quem sabe eu instale até na minha maquina pessoal se gostar. 

O Notebook é um I5 de 2 geração, 4GB de RAM, nem é tão horrivel assim. Recebi ele com a dobradiça quebrada, o notebook ta um forno, vou abrir e fazer uma limpezinha nele. Valeu amigo, tu é brabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Ranço Hélice Cara, os retro consoles tão rodando Linux com emuladores. Já ouviu falar do Retropie? É uma suíte de emulação baseada no SO Raspbian, que por sua vez é um Debian modificado para máxima compatibilidade com o hardware dos Raspberry Pi. Então dá sim para rodar emulador aí, e sua máquina dá um bom caldo ainda para esta função.

 

Ubuntu e Mint tmb são baseados em Debian, então bastaria procurar emuladores para esta plataforma.

https://ricardoferreira.site/2020/01/os-melhores-emuladores-de-consoles-para-linux/

https://www.linuxdescomplicado.com.br/2015/12/os-melhores-emuladores-de-consoles-para-linux.html

http://www.superdownloads.com.br/linux/games/emuladores-console.html

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, com um i5 e 4GB de RAM dá pra brincar de Linux legal.

Não sei se você sabe disso, como disse nunca ter usado Linux, mas tem duas coisas pra levar em consideração: A distribuição (o SO em si), e o Desktop Enviroment (ambiente gráfico, gerenciador de janelas, pacotes, programas pré instalados...).

Eu recomendaria o Linux Mint porque ele vem com muito recurso já de cara, e recomendo pegar o ambiente XFCE que é o mais leve e mais estável, vai sobrar mais RAM pra você fazer suas tarefas e a probabilidade de dar pau é menor. Ubuntu pode ser um pouco mais pesado, especialmente se for usar GNOME. Se for tentar Ubuntu, procura pelo Xubuntu, ele é fácil de usar também.

Se tiver interessado em meter o louco e aprender a resolver problemas do sistema operacional e a fazer coisas na mão, instalar o Debian 10 pode ser uma boa. O bom dele é que o SO ao ligar o PC típicamente consome menos de 400 MB de RAM. Mas é chato de mexer, já vou avisando.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo Bicalho Debian nem é chato de mexer, mas é como você disse, se quer tudo na mão melhor partir para o Mint, Ubuntu e seus derivados.

Eu já não curto estas modificações Debian porque quero deixar do meu jeito, e se quero do meu jeito não quero modificado, eu é quem modifico... rs

Mas aí ele teria que estar propenso a encarar os problemas mais de frente, ter familiaridade com o bash porque muita coisa ou quase tudo é resolvido por linha de comando.

 

@Ranço Hélice Só vai. Ubuntu é bem interessante, a maior parte dos "linuxusers" operam este sistema, então tá tudo bem mastigado pela net, tutoriais e etc.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Pois é, eu sou bem mais leigo, já passei por umas dificuldades aí com algumas coisinhas, mas até que tô gostando bastante do Debian, tô aprendendo muita coisa.

@Ranço Hélice Se você tiver dispositivos da Apple, o MX linux é bem feio, mas ele é fácil de mexer, também é baseado em Debian, e ele já vem pronto pra acessar coisas da Apple, sem precisar baixar nada, e dizem que acessa bastante coisa.

Se o Ubuntu estiver muito lento ou consumindo muita RAM, tenta uma dessas: Linux Mint (XFCE), Xubuntu, MX Linux.


Tenta dar uma olhada em como faz pendrive live bootável, que aí cê pode testar o SO na máquina direto do usb sem instalar, o que é legal pra ver consumo de RAM e responsividade do sistema na sua máquina. Pra evitar supresas depois de instalar o sistema, como abrir 3 abas no firefox e do nada o sistema parar ahahaha e nem o mouse mexer, ahaha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ranço Hélice Sei que o pessoal já deu ótimas recomendações, mas se por acaso você encontrar dificuldades em instalar programas no caso esses emuladores,

 

Há um sistema bem simples e ao mesmo tempo muito poderoso... É o Manjaro seu principal atrativo é ter uma central de programas que praticamente todos os programas disponíveis para Linux estão unificados neste mesmo lugar podendo ser instalados com 1 clique.

 

Quando você for avançando verá que muitos programas são distribuídos via Snap, Flatpak e AppImage o Manjaro é o único que tem todos eles em uma única loja similar a Play Store do android.

 

Recomendo a versão Gnome tem mutos efeitos gráficos com visual programas minimalista.  

 

Ele vem com KDE Connect que torna simples enviar e receber arquivos para o Smartphone.

 

Tem uma aplicação que consegue mudar o Layout para parecer com qualquer um dos sistemas mais conhecidos como Windows, Mac e até o Ubuntu.

 

 

Captura de tela de 2020-07-05 14-48-22.png

Captura de tela de 2020-07-05 14-49-44.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Erik_ESC Hardware disse:

@Ranço Hélice Sei que o pessoal já deu ótimas recomendações, mas se por acaso você encontrar dificuldades em instalar programas no caso esses emuladores,

 

Há um sistema bem simples e ao mesmo tempo muito poderoso... É o Manjaro seu principal atrativo é ter uma contral de programas que praticamente todos os programas disponíveis para ele estão unificados neste mesmo lugar podendo ser instalados com 1 clique.

 

Quando você for avançando verá que muitos programas são distribuídos via Snap, Flatpak e AppImage o Manjaro é o único que tem todos eles em uma única loja similar a Play Store do android.

 

Recomendo a verão Gnome tem mutos efeitos gráficos com visual programas minimalista.  

 

 

Vejo Falar muito bem do Manjaro mesmo, mas dizem que tem só uma treta: Ele é baseado em Arch Linux e, como tal, é rolling release.

Na real que isso tem vantagens e desvantagens. Você sempre vai ter acesso às versões mais recentes de qualquer software, todas as atualizações. Mas isso também, supostamente, é uma desvantagem, porque a probabilidade de essas versões mais recentes ainda não estarem estáveis é maior, ou seja, o sistema é mais sujeito a dar pau.

Mas eu nunca fiz mais do que bootar ele direto do pendrive pra ver se rodava legal no meu core2duo 2GB DDR2 (spoiler: sistema travou com vídeo em 1080p no youtube, kkk), então não posso falar com propriedade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Erik_ESC Hardware Inclusive o Manjaro hoje é o que há de mais intuitivo para gamers, correto? Pegaram o Arch e montaram uma suite gamer.

Enfim, possibilidades infinitas aí. Mas eu iria de Mint ou Ubuntu mesmo, por ter uma base mais sólida e tutorial em português em qualquer canto.

adicionado 5 minutos depois

@Leonardo Bicalho Por ser rolling release é que ele é melhor para games. Eu utilizo a versão sid do Debian, ou testing, justamente pra não ficar preso ao release inicial. Se há algum erro em alguma biblioteca no dia seguinte ou na semana seguinte você tem a solução. Isto para games é importante. O Debian crú é muito monolítico, pois é feito para servidores e não pra games.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que me faz ter medo de largar essas distros baseadas em Debian (Linux Mint, Ubuntu, MX Linux...) é o tal do apt. Quer procurar software pelo terminal? apt. Quer instalar software? apt. Quer procurar driver? apt. Quer remover pacotes que não estão sendo mais utilizados e só ocupam espaço no disco? apt. Quer atualizar o sistema? apt.

Mas talvez isso seja só ignorância minha e nem seja mais difícil fazer essas coisas pelo terminal em outras distros, tipo Manjaro Linux.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Realmente existe mais conteúdo para Ubuntu, mas do mesmo modo as Distros estão ficando muito parecidas entre si com os Snaps e Fratpaks e os comandos básicos do GNU são os mesmos por ex o comando DD, praticamente a diferença para o usuário final é no gerenciador de pacotes e desktop environment.

 

Tem um Blog muito bom que tem até um repositório para o PAMAC do manjaro é o Manjariando o dono se propõe a portar um programa que não tenha para o Manjaro , não sei se conhece...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

Mas se ele tiver interessado em jogar só por emulador, eu acho que não faz tanta diferença não, faz? Eu tô usando Dolphin pra emular gamecube no Debian Buster e tô achando ótimo. Jogando Zelda Wind Waker felizão, ahaha. Pra emular PS1 e gameboy, e até N64 deve ser ainda mais tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Bicalho Então sobre Drivers (módulos do Kernel) o Manjaro já tem uma aplicação gráfica assim como Ubuntu para instalar drivers de 3º 

 

Tem outra para gerenciar o Kernel instalar qualquer versão que exista incluindo a RealTime

 

Você pode escolher entre vários gerenciadores de pacote de sua preferência no terminal os principais são PAMAC e PACMAN ambos com cada peculiaridade 

 

Todas as funções podem ser feitas no terminal também inclusive liberar o cache e atualizar as listas de mirrors (servidores).

 

 

adicionado 3 minutos depois
8 minutos atrás, Erik_ESC Hardware disse:

@Phoenyx Realmente existe mais conteúdo para Ubuntu, mas do mesmo modo as Distros estão ficando muito parecidas entre si com os Snaps e Fratpaks e os comandos básicos do GNU são os mesmos por ex o comando DD, praticamente a diferença para o usuário final é no gerenciador de pacotes e desktop environment.

 

Tem um Blog muito bom que tem até um repositório para o PAMAC do manjaro é o Manjariando o dono se propõe a portar um programa que não tenha para o Manjaro , não sei se conhece...

Que legal, eu nunca rodei esses mais antigos, mas instalei o PCSX2 via Snap se não me engano e rodou muito bem só o Gran Turismo 4 que não consegui rodar em Quad HD nem em Full HD e como eu estava muito ruim kkkkk desanimei de jogar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo Bicalho Se o seu intuito for aprender, ou seja, se diverte tomando tapa na cara do SO, testa o Slackware... rs

A primeira vez que me aventurei nele, só por ter conseguido subir o xorg e ver o KDE instalado foi como se eu tivesse vencido as olimpíadas. Lembrando que isto era lá nos idos de 2000, não tinha wikipedia, não tinha youtube, você mal tinha conexão banda larga. A gente comprava as revistas nas bancas de jornal com as distros Linux. Lembro quando comprei o Conectiva inclusive (primeira distro brasileira).

 

Se você tem um PC secundário, ou pelo menos um segundo HD para meter a cara, fuçar e quebrar o sistema todo, vá testando as distros.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@Leonardo Bicalho Se o seu intuito for aprender, ou seja, se diverte tomando tapa na cara do SO, testa o Slackware... rs

A primeira vez que me aventurei nele, só por ter conseguido subir o xorg e ver o KDE instalado foi como se eu tivesse vencido as olimpíadas. Lembrando que isto era lá nos idos de 2000, não tinha wikipedia, não tinha youtube, você mal tinha conexão banda larga. A gente comprava as revistas nas bancas de jornal com as distros Linux. Lembro quando comprei o Conectiva inclusive (primeira distro brasileira).

 

Se você tem um PC secundário, ou pelo menos um segundo HD para meter a cara, fuçar e quebrar o sistema todo, vá testando as distros.

Caraca não peguei essa época, mas já testei esse Slackware nada avançado, se não me engano tem uma versão que tem menos de 300MB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo Bicalho Depende. Por exemplo, eu jogo LoL, e a porcaria da Rito Gomes dificulta a compatibilidade com o Linux por causa do anti cheat. Então toda hora que lançam um update do cliente quebra algo no Linux. Se eu utilizar o Buster não vou conseguir jogar nunca, porque quando sair a primeira correção já terão uns 122554684 updates em cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx

Eu não me divirto tanto assim apanhando não, ahahaha, mas é legal passar por isso porque você vai aos poucos ganhando um pouco de independência no seu uso de PC, né. Eu tô querendo comprar um Notebook. Assim que eu fizer isso, eu vou transformar uma das minhas máquinas em laboratório, vou procurar sobre esse slackware. Mas minha ideia era instalar o Arch Linux e falhar miseravelmente ahahaha.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Leonardo Bicalho Depende. Por exemplo, eu jogo LoL, e a porcaria da Rito Gomes dificulta a compatibilidade com o Linux por causa do anti cheat. Então toda hora que lançam um update do cliente quebra algo no Linux. Se eu utilizar o Buster não vou conseguir jogar nunca, porque quando sair a primeira correção já terão uns 122554684 updates em cima.

Vejo muita gente com esse problema, tinha que ter suporte nativo assim como Dota 2

 

adicionado 4 minutos depois
5 minutos atrás, Leonardo Bicalho disse:

@Phoenyx

Eu não me divirto tanto assim apanhando não, ahahaha, mas é legal passar por isso porque você vai aos poucos ganhando um pouco de independência no seu uso de PC, né. Eu tô querendo comprar um Notebook. Assim que eu fizer isso, eu vou transformar uma das minhas máquinas em laboratório, vou procurar sobre esse slackware. Mas minha ideia era instalar o Arch Linux e falhar miseravelmente ahahaha.

Até que hoje em dia esta bem mais fácil, já vi um tutorial do Diolinux muito bom mas eu mesmo não fiz kkkk mas instalei o Manjaro-archtect que é um processo manual via texto mais tem uma interface que pode usar o teclado assim fica bem mais simples.

 

Da para customizar o sistema inteiro já aplicando configurações como as de sistema de arquivos.

 

adicionado 14 minutos depois

Vou testar esse Linux Mint e o Debian novamente já o utilizei bastante (eu particularmente acho melhor que o Ubuntu) porém o mesmo não tinha oficialmente os PPAs, ainda é necessário isso para instalar programas "diferentes"? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Leonardo Bicalho @Erik_ESC Hardware Hoje mesmo com um PC só, tendo um celular na mão, tu já instala qualquer distro do zero sem tanta complicação.

Existem milhares de canais e tutoriais, principalmente em inglês, te dando um passo a passo.

Eu acho o Diolinux muito básico, são dicas para iniciantes. Ele fala tanto de snap e flatpak que deve ter nascido por um deles... ahhahaahaha

Obviamente tem seu propósito, mas se você quer algo mais expert este canal não ajuda muito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Phoenyx disse:

@Leonardo Bicalho @Erik_ESC Hardware Hoje mesmo com um PC só, tendo um celular na mão, tu já instala qualquer distro do zero sem tanta complicação.

Existem milhares de canais e tutoriais, principalmente em inglês, te dando um passo a passo.

Eu acho o Diolinux muito básico, são dicas para iniciantes. Ele fala tanto de flatpak que deve ter nascido via flatpak... ahhahaahaha

Obviamente tem seu propósito, mas se você quer algo mais expert este canal não ajuda muito.

Exatamente hahahaha esses flatpaks realmente tem um contra muito grande de programas gordos e muito pre-compilados da para perceber a diferença do mesmo programa compilando no AUR e instalando por essas paradas.

adicionado 2 minutos depois

@PhoenyxCitei o Diolinux por ser o "mais conhecido" tenho consciência que o conteúdo é mais simples. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Erik_ESC Hardware Cara, PPA é repositório não oficial, então nunca você terá suporte a isto no Debian.

Mas dá pra você editar os servidores, dá pra colocar tudo o que você quiser.

 

Mas sim, dependendo do que você quer terá mais dor de cabeça pra conseguir instalar.

Pra mim, PPA, flatpak, snap, tudo isso aí é malemolência.

Você chegou num ponto sem volta. Tu não é mais usuário iniciante, então agora comece a destrinchar o SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!