Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete dando choque mesmo com aterramento


Posts recomendados

Olá, não sei se estou postando isso na área certa mas a situação é a seguinte, de ontem pra hoje o gabinete do meu computador vem dando uns choques pesados em mim (a maior parte dele é cosposta por metal) o modelo é o  Aerocool Aero One Frost, Mid Tower, seguido desses shocks ele também começou a apresentar problemas na tela de vez em nunca, como apagoes de meio segundo, logo em seguida da tela apagar e volta um barulho de usb deconectando e conectando é ouvido no headset, apos isso o gabinete começa a dar choque, ai do nada faz a mesma coisa a tela apaga e os choques param, realmente to achando que meu pc tem vida propia não é possivel kkkk. Obs: (moro num predio com aterramento, nunca tinha dado problema até ontem, está chovendo muito na minha região esse dias, quando os choques estão sendo sentidos no gabinete é possivel ouvir um barulho de leve no fone, como se fosse estatica, não se se tem muito a ver, mas meu cabo hdmi esse dias quebrou o bocal do cabo e eu consegui recolocar, so que no processo algumas das borrachas que seguram os pinos que levam a imagem do cabo pra tv ficaram sem a proteção em volta e estão soltos, mas ainda da imagem.)

Especificações do Pc (Pc novo, apenas a placa de video é velha que ja tenho a 4 anos)
Placa-Mãe Gigabyte GA-A320M-S2H, AMD AM4, mATX, DDR4
2 Modulos de Memoria HyperX de 4gb cada CL15
Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze
Ryzen 3 2220G
Placa de video 1050 2gb da Gigabyte
HD WD Blue, 1TB, 3.5

Postei Fotos das Tensões pra me dizerem se está tudo normal não entendo muito de tensão

1.png

2.png

3.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ViniTavareZ Primeiramente: Usa algum filtro de linha ? pode estar havendo oscilação na rede elétrica.

 

Tentou trocar o cabo HDMI? esses cabos mais sensíveis não é bom ficar fazendo gambiarra não.

 

Verificou se o problema ocorre com outro cabo de energia (O que vai da fonte na tomada) ?

 

O problema da tela só ocorre quando te da choque ?

 

E uma pergunta importante: Como você toma essas choques ? fica debruçado no gabinete ? gabinete fica em cima da mesa ? etc..

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simuroc valeu, pela resposta, acabei de trocar o cabo HDMI não era ele o problema, troquei cabo da fonte também e os choques continuam, o problema da tela é inconscistente, ele vem e vai do nada, mas sempre que a tela apaga faz um barulho de usb saindo e entrando, os choques eu tomo por que o pc fica no chão do meu lado ai eu encostei com o pé nele sem querer e senti o choque a primeira vez, e eu tenho problema com ansiedade ai acaba que fico com isso na cabeça e fico dando uns toquinhos nele com o dedo da mão mesmo para ver se está dando choque sempre que a tela apaga e volta, o engraçado é que eles vem e vão do nada, estou na duvida se o problema pode ser a fonte, ou o aterramento do predio que está com algum defeito, infelizmente não tenho outra fonte para testar, eu uso um filtro de linha da marca SMS, porém ele é bem velhinho tem a mesma idade que a placa de video 4 anos, ja liguei direto na tomada sem ligar o pc so botei na tomada e encostei no gabinete e tava energizado dando choque, estou na duvida, entre fonte, talvez placa-mãe encostando no gabinete(apesar de ja ter dado uma olhada so de olho mesmo, sem retirar ela), ou aterramento do predio.

Edit: também tirei a placa de video e continuou dando choque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Vini, isso é muito chato mesmo, qualquer um iria querer ficar verificando a toda hora mesmo. Eu lí tudo que você postou, então te recomendo isolar as questões que podem estar provocando o choque elétrico e o som de desconectar/conectar dispositivo.

1 - Como você disse que choveu muito, pode estar havendo um problema elétrico na sua casa que nada tem haver com seu PC e pode acabar queimando algum aparelho elétrico. Para testar isso, você precisa saber o que está fazendo, porque você pode acabar levando um choque e se ferir, então não seja valentão e tenha medo de levar um choque. Utilize um tenis com sola de borracha, luva de borracha e não toque ou encoste na parede e em nada mais além do multímetro para medir as tensões elétricas nos terminais da sua tomada elétrica.

Você pode fazer o seguinte se tiver noção do que está fazendo ou peça ajuda a um eletricista.

Se você for leigo em eletricidade, recomendo este vídeo abaixo para esclarecer um pouco.

 

 

1.1 - sem abrir ou desmontar a tomada, utilize um multímetro regulado em AC (220v ou 127v) para medir a tensão entre a fase e o neutro da sua sua tomada elétrica na parede e anote o valor encontrado.

1.2 - Meça também a tensão entre a fase e o terra e anote o valor encontrado.

1.3 - Meça também a tensão entre o neutro e o terra e anote o valor encontrado.

 

OBS: Não adianta ter aterramento se os cabos elétricos do seus equipamentos não forem de três pinos. As tomadas das paredes precisam estar conectadas nos fios da sua instalação elétrica conforme a norma, porque se inverter por exemplo a fase com o neutro não vai funcionar como deve. Em alguns casos invertem até o neutro com o terra ou derivam do neutro para fazer o terra.... O correto na tomada da parede é o Neutro do lado esquerdo, a Fase do lado direito e o Neutro no meio. Se a tomada estiver montada na parede de cabeça para baixo, inverte a posição do Neutro e Fase. Este tópico abaixo do Clube do Hardware explica isto.

 

Se a sua instalação elétrica estiver normal, você pode fazer o seguinte.

2 - Primeiro desconecte do PC todos os dispositivos e cabos que você puder (cabos HDMI e de força do monitor, filtro de linha, caixa de som, sua placa de vídeo Gigabyte, impressora e tudo mais que você tiver conectado no PC, menos o teclado e o mouse), porque algum deles pode estar com mau contato ou fazendo uma descarga elétrica no seu PC.

2.1 - Conecte o cabo de força do PC direto na tomada da parede (sem o filtro de linha) sem ligar e teste com um multímetro configurado em 20 Volts AC se existe corrente elétrica entre o chassi do gabinete e o piso da sua casa. Se o piso for de madeira ou de baixa condutividade você não vai conseguir medir nada. Neste caso você pode medir esta tensão entre o chassi do gabinete e o seu aterramento. Anote o valor encontrado.

2.2 - Ligue o seu PC no botão Power, repita o item 2.1 e anote o valor encontrado.

2.3 - Conecte o seu monitor na tomada da parede (sem filtro de linha), conecte o cabo HDMI no PC e no monitor. Ligue o seu PC e o monitor, repita o item 2.1 e anote o valor encontrado. 

2.4 - Conecte e ligue outros dispositivos como impressora, repita o item 2.1 e anote o valor encontrado. 

2.4 -  Conecte e ligue outros dispositivos USB, repita o item 2.1 e anote o valor encontrado.

 

Se você a sua instalação elétrica estiver ok e você não encontrar a origem desta descarga elétrica, a fonte do PC pode estar com problema de isolação elétrica. Verifique se a placa-mãe está montada perfeita no gabinete e alinhada com a chapa metálica do painel posterior de conexões.

 

Você pode também aterrar o chassi do gabinete, da impressora e do monitor. Depois poste os resultados ou a solução que você encontrou.

 

Grande abraço,

Xande

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carapeticow então mano, com certeza é problema no aterramento do predio, minha mulher foi usar o notebook e tomou um choque da entrada do hdmi, não sei se é normal mas provavelmente é o aterramento do predio, o pior é que o adminstrador do predio não sabe o que fazer, infelizmente terei que chamar um eletricista pra verificar isso, sabe dizer se tem algum perigo de eu usar o pc com essa energia descontrolada por uns 2 ou 3 dias?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O perigo que existe é queimar algum eletrônico e você ficar tomando choque. O aterramento existe para direcionar alguma energia dos equipamentos para o solo, se a conexão do aterramento com o solo estiver comprometida esta energia vai procurar outro caminho para o solo. Quando você encosta no gabinete você faz este caminho e recebe uma descarga elétrica, então se estiver com problema é melhor não usar o aterramento. Eu faria o seguinte até checar a instalação elétrica: coloque o PC longe de você se for usar. Use tênis com sola de borracha. Não use fones de ouvido. Use cabo eletrico sem o pino do aterramento até resolver isto, pode usar um adaptador elétrico sem o terceiro pino. Coloque o gabinete em contato direto com o seu piso, sem os pés de borracha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carapeticow obrigado pela ajuda, e obrigado a o outro amigo pela ajuda também, resolvi o problema, a boia da cisterna tinha quebrado e vazou água durante a madrugada de quinta pra sexta e como vem chovendo todos os dias a umidade que ficou la em baixo molhou a areia de onde a barra de cobre ta enfiada pra fazer o terra e acabou que areia umida com o terra não segura eletricidade, podem fechar o topico e obrigado por tudo. @KairanD pode fechar o topico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vini, a barra de aterramento enterrada na areia úmida vai facilitar a passagem da corrente elétrica de aterramento para o solo e para onde mais estiver úmido ou molhado, porque a água ajuda a conduzir a eletricidade. Da mesma maneira a umidade pode estar ajudando a chegar uma corrente elétrica de alguma fase para seu aterramento, isto pode estar acontecendo no solo com uma fase enterrada no solo, assim como em todo o percurso do cabo do seu aterramento, principalmente se você utilizou um cabo de metal nú (sem isolamento externo). Outra coisa que me chamou atenção quando você citou areia é que as barras de cobre enterradas sofrem corrosão e precisam ser verificadas periodicamente. Por isto a importância de fazer aquelas medições elétricas na tomada e precisa medir também a resistência elétrica de condutividade do aterramento.

 

Boa sorte aí,

Xande

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!