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Problemas com notebook dell, wifi não liga e disco fica em 100%


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Boa tarde. Tenho um notebook dell inspiron i14-5458-B37P (com hd) e venho enfrentando alguns problemas com ele. Quando ligo ele, o uso de disco fica em 100% (anexo) durante +/- 5 minutos, mas as vezes acontece de isso persistir durante toda a utilização do notebook. Vez ou outra quando ligo, ele não conecta ao wifi e aí eu tenho que reiniciar, fazendo isso o wifi conecta normalmente. E, o mais chato de todos os problemas, As vezes quando ligo o notebook ele funciona lentamente, outras vezes funciona normalmente. Quando ele liga no "modo lento" ocorre "congelamentos" seguidos de barulhos altos durante a utilização, sendo que tanto a tela quanto o mouse travam durante alguns segundos e depois retornam, voltando a ocorrer novamente em alguns segundos. O que pode ser? O que posso fazer para tentar resolver?

100% de disco.png

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  • mick 07 alterou o título para Problemas com notebook dell, wifi não liga e disco fica em 100%
  • Moderador

Na sua foto dá pra ver claramente que o Windows está instalando atualizações. 

 

O HD ficar em 100% de uso por alguns momentos é normal, pois o Windows e outros programas acessam e gravam arquivos no disco constantemente -- será considerado anormal se ele ficar em 100% por mais de 30min sem nada pesado sendo processado, e isso pode indicar que seu sistema possui algo causando bug no disco.

 

Se o problema ocorre apenas nos momentos de processamento pesado (jogos, scan de antivírus, boot do Windows, abertura de programas e etc.), então isso é normal e só comprando um SSD vai resolver. Agora, se o problema ocorre com nada aberto, com o disco ficando a 100% por muito tempo, então pode ser um bug e você deve fazer as soluções do artigo.

 

Leia esse artigo: 27 soluções para o problema do HD a 100%

 

Citação

O que não pode ser considerado bug HD100 (apenas um SSD vai resolver):

- quando o Windows Update está em uso (pois às vezes ele precisa utilizar muito o disco rígido)
- quando você está jogando ou utilizando um software que exija muito do computador (pois o uso constante do disco é normal nesses cenários)
- quando o disco rígido do seu computador é lento (5.400 rpm) e o disco rígido fica constantemente em uso quando você utiliza programas “pesados”
- quando o antivírus está realizando uma varredura completa

 

Citação

O que pode ser considerado bug HD100 (você deve fazer as soluções do artigo):

- quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% sem nenhum motivo aparente
- quando o disco rígido fica constantemente acima de 90% por vários minutos (mais de 30) se o computador não está sendo utilizado ou não

 

Citação

Para você confirmar que o seu computador tem bug HD100, o ideal é você ligá-lo, fazer login no Windows, desabilitar a proteção de tela e deixá-lo ligado por cerca de uma hora, pois esse período é suficiente para todos os programas realizarem tarefas (atualização, varredura, etc). Se depois disso você começar a trabalhar e o disco continuar em uso constante, isso indica que certamente seu computador está com o problema do HD a 100%.

 

 

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@mick 07 Ok, devo verificar pra ver se o hd fica em 100 só por alguns momentos. Mas e quanto ao wifi ora conectar, ora não conectar ao ligar o notebook? E os "congelamentos" que vez ou outra ocorrem mesmo sem nenhum aplicativo pesado aberto (aliás, as vezes acontece sem nada aberto), não sei se está claro, mas o que quero dizer com "congelamentos" é que há vezes em que ligo o notebook e ele funciona com travamentos onde a tela e o mouse "congelam" por uns segundos emitindo um ruído alto "robotizado" e depois volta ao "normal", pórem, passado alguns segundos, ocorre de novo. Vôce tem alguma ideia do que poderia ser?

 

adicionado 2 minutos depois

@Reset2020 Utilizei o programa macrorit disk scanner e ele não encontrou nenhuma falha. E o programa Crystal disk info mostra que o HD está saudável. Aparentemente o HD está bom.

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  • Moderador
2 horas atrás, ngrX disse:

mas o que quero dizer com "congelamentos" é que há vezes em que ligo o notebook e ele funciona com travamentos onde a tela e o mouse "congelam" por uns segundos emitindo um ruído alto "robotizado" e depois volta ao "normal", pórem, passado alguns segundos, ocorre de novo. Vôce tem alguma ideia do que poderia ser?

Tem que deixar o Gerenciador de Tarefas aberto pra saber se há pico de uso em algum componente no momento da travada (CPU, RAM ou HD), e isso normalmente acontece quando dá pico de uso no HD.

 

2 horas atrás, ngrX disse:

Mas e quanto ao wifi ora conectar, ora não conectar ao ligar o notebook?

Verifique atualização de driver wi-fi no Gerenciador de Dispositivos.

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