Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esteira Ergométrica Movement Futura - Disco de velocidade solto


LMT

Posts recomendados

Boa noite pessoal,

(Primeira vez que posto, desculpem qualquer coisa rs)

Comprei uma esteira usada há alguns dias e a venho tentando resolver os problemas q vão aparecendo. No começo era basicamente falta de silicone e excesso de sujeira na parte externa dos rolamentos, mas já desmontei ela, limpei, lubrifiquei, ajustei a lona, etc e quando tudo parecia estar perfeito ela começou a fazer um barulho que viemos a descobrir que se tratava do disco de controle de velocidade que estava sambando (link do vídeo abaixo). Dei uma sutil marteladinha no eixo - sobre muito pano pra não estragar nd) e ele parece q está sambando menos, porém, ele está rodando solto no eixo e ao que tudo indica ele não deveria fazer isso (entrei em contato com a Brudden e tô esperando eles responderem, mas sem gdes esperanças). Provavelmente o disco já estava meio solto e quando passei WD ele desengripou e soltou de vez. Acontece que ele estando solto a velocidade fica variando loucamente (no vídeo dá pra ver) e não sei se eu posso simplesmente travar com solda ou com anel, cola quente (brinks) ou o que seja, sem estragar o motor ou algo do tipo rs

Enfim, não tenho conhecimento específico nisso mas não tenho medo de fuçar e desmontar tudo desde q n envolva a placa e o interior do motor haha. Infelizmente não tenho como investir muito mais doq já gastei (achei q ela estava boa quando comprei, doce ilusão) por isso vim pedir ajuda a vcs (axuda Luciano!), pra ver se seria apenas o caso de colocar um anel de trava ali (porque parece q tinha uma retenção q se desmanchou com o tempo) ou se teria que trocar o disco, ou se eu tento revender pro técnico ou alguém pra pelo menos não sair no total prejuízo ='(

Desde já agardeço pela atenção de vcs e pelo espaço aqui.

Anexei duas imagens (uma é o zoom da outra) pra tentar mostrar exatamente o lugar que está "comido" ou onde estava o anel ou sl.
430030640_WhatsAppImage2020-08-02at21_14_37.thumb.jpeg.bfa00f73033335808fa76cd7bb2a3a81.jpeg1432376858_WhatsAppImage2020-08-02at21_15_53.thumb.jpeg.ddc5c0f86ccd7e731d2edba734777e95.jpeg

Link do vídeo: 

 (coloquei no youtube porque n dava pra anexar devido ao tamanho rs)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa peça que soltou é chamada de "volante" do motor, ou "flyweel" e a função dela é ajudar a suavizar a carga mecânica pro motor, alem de armazenar energia cinética pra quando a carga na esteira aumenta repentinamente... usar a esteira sem ela com com ela solta pode ate queimar o motor ou a placa por conta dos picos de corrente...

 

Não aconselharia tentar soldar ela no eixo pois o calor pode destemperar e empenar o eixo, acho melhor tentar fixa-la de volta com alguma cola forte, tipo resina epóxi bi-componente, ou se der pra usar aneis trava...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi de nv,
Consegui achar os anéis de trava pra comprar, porém, não consegui tirar o antigo por nada porque o espaço entre o volante e o motor está muito estreito. Aí pensei em tentar soltar as partes (volante, correia, motor, etc) pra tirar o disco e, portanto, o anel. Problema é que eu n achei como solta as partes (n tm aquele parafuso maroto onde passa a correia como em outros motores). E fiquei com medo de forçar a peça preta de plástico q parece fazer a ventilação do motor. Desconfio que eu tenha que puxar uma das pontas mas n queria fazer isso sem ter certeza haha Seguem fotos das duas pontas do motor, se puderem me indicar como faz pra "desmontar" o motor agradeço rs

IMG_20200807_193333.thumb.jpg.b85a33145716d212da20941ac12cf76a.jpgIMG_20200807_193407.thumb.jpg.9ac18948aba23831827d0dc05d1ce8e2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este lado parece que é só hélice mesmo. Foque do outro. Ve se  tem parafuso dentro do eixo. Ve se motor ou polia se move pra desesticar'. Tire a correia pra ter um visão mais ampla da coisa. Só aquela chavinha não vai te ajudar muito... 😁

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ATUALIZAÇÃO: tentamos fixar o disco com durepoxi, mesmo sem conseguir desmontar as partes. Deixamos secar bem, mas na 1a vez que ligamos o motor ele soltou haha Turupen. Tentamos colocar o anel de trava mas descobrimos q sem um alicate próprio pra isso seria beeeem difícil conseguir colocar ele ali. Acabamos chamando um técnico (aqui n tm autorizada então não tinha essa opção) e ele nos orientou a soldar o disco mesmo. Sem muita opção decidimos soldar o tal do disco e beleza. Disco fixo.

PORÉM, para isso tivemos que soltar o motor e levar pro tio de um amigo nosso q tinha solda e poderia soldar se a gente levasse até ele. Na hora de prender de volta o motor um dos conectores do motor soltou da placa. Tudo bem, soldamos com solda de estanho q temos aqui. Ligamos a esteira pra ver se tava funcionando (antes de recolocar a correia) e ela ligou. O disco não soltou. Beleza! Recolocamos a correia (***** ***** q coisa difícil de fazer quando n se tem prática haha) e quando fomos ligar a esteira: nada. Não davanm sinal. Nem o bipe inicial. Chamamos o técnico de volta (como ele n fez nd na 1a visita além de falar q a gente devia soldar o disco mesmo, ficou de voltar caso a gente precisasse depois de prender o disco) mas ele nos ignorou categóricamente por 3 dias haha (va-leu. sqn).
estamos em tomadas diferentes e nada. Olhamos a placa e o motor atrás de fios soltos e nada. Decidimos então refazer a solda (afinal, era a única coisa q tinhamos mexido na placa) e ligamos na tomada. Nada. Desconectamos e reconectamos todos os cabos possíveis (vai ver tava em curto alguma coisa? E aí você q entende do assunto vai falar que isso n tm nd a ver e eu n entendo nd disso. pois é, n entendo mesmo).

ATÉ QUE, quando desconectamos um dos fios verde e amarelo, q pra mim eram os fios terra: PAN. Os LEDs da placa acenderam (são 2, n sei o que eles significam, mas antes n acendia nd e agora acendeu), fez BIP, o visor ligou. UHUL vitória!

SÓ QUE NÃO, porque quando a gente relou o suposto fio terra na lataria tudo desligou. E agora a gente n sabe por que não podemos conetar um dos supostos terras do jeito q estava antes..

Como o técnico tá dando perdido na gente, vim pedir ajuda aqui de nv (apesar de termos soldado o disco desacatando a indicação @F4b10 - discurpa). Deve ser algo bem básico pros conhecedores mas a gente n faz ideia doq fazer 😅
 

Segue fotos dos "terras".

Antes ficavam os dois presos nos parafusos, agora só podemos prender um (o que indiquei com a seta vermelha é o que estamos deixando solto, mas n acho q faça diferença rs)

 

Desde já agardeço pela atenção e pela paciência 🙏

 

2037248147_WhatsAppImage2020-08-18at19_51_38.thumb.jpeg.f9e8d5455858431f77a5a9ab73ec703b.jpeg

adicionado 4 minutos depois

@Isadora Ferraz Realmente a chavinha n iria fazer nem cócegas, o técnico falou q pra soltar aquela peça onde passa a correia precisa de uma ferramenta específica que funciona tipo um "saca-rolhas" pra tirar a "tampa" do eixo 😂 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eis que lhe surge um bom momento pra cogitar a aquisição de um multímetro que é um "microscópio" pro mundo eletrônico

Mas antes...

Pequenos investimentos, grandes retornos. 😁

 

11 horas atrás, Lara Melotti Tonsig disse:

Na hora de prender de volta o motor um dos conectores do motor soltou da placa. Tudo bem, soldamos com solda de estanho q temos aqu

 

11 horas atrás, Lara Melotti Tonsig disse:

em tomadas diferentes e nada. Olhamos a placa e o motor atrás de fios soltos e nada. Decidimos então refazer a solda (afinal, era a única coisa q tinhamos mexido na placa)

Foque nisso, "foque nisso", fotografe ou filme, publique.

Fizeste alguma cagadinha 💩. Devias ter fotografado antes de desmontar 😁.

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Só tm o terra da placa. Os "2 terras" q aparecem na foto na vdd é um da placa e o outro que vai pra tomada (mas n tm aterramento aqui onde moro parece 🙄 Ah, testamos ligar sem o terra da placa conectado na lataria e ela dá choque. O "nosso amigo" técnico falou que a placa está em curto e ficou de vir dar uma olhada essa semana, mas como n é certeza, seria bom se conseguíssemos dar um jeito nós msms rs 🙏

Eu sei q é pedir muito porque nem um multímetro a gente tm 😅 será q adianta falar q temos aquela chavinha que acende quando tem corrente?rs @Isadora Ferraz A gente tirou foto de td sim rs mas n estamos enxergando nd de diferente, acho q só com o multímetro mesmo...Estamos torcendo pro técnico vir essa semana e ver se consegue achar a fuga, senão vamos tentar conseguir um multímetro mesmo... Obrigada pela dica do livro! Vou tentar dar uma olhada assim q possível! 😊

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Lara Melotti Tonsig disse:

O "nosso amigo" técnico falou que a placa está em curto

 

5 horas atrás, Lara Melotti Tonsig disse:

Ah, testamos ligar sem o terra da placa conectado na lataria e ela dá choque.

Por esses sintomas, o seu amigo está certo tem curto nessa placa... e pode ser a solda no conector que está encostando na carcaça do motor, pode ser algum varistor em curto que joga a fase no chassi da placa/estrutura da maquina e ai da choque..

ainda mais que não tem aterramento...

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Trago ibagens rs
Tiramos a solda do conector e continua dando curto. Deu uma faísca grande que deu até uma pretejada no lugar q tá dando o curto. Então talvez agora fique mais fácil de vcs conseguirem me ajudar a entender que-raios-tá-contecenu-pelo-amor-dos-deuses-da-esteira 😅

 

Foto 1: Indiquei (na esquerda) o fio que está dando curto na placa e (na direita) o terra que desarma quando a gente rela NO PARAFUSO onde está o outro terra. Se relamos na lataria ele n desliga a esteira. Não sei se isso é relevante então segue aqui a informação rs

381457081_placasetas.thumb.jpg.958c41f50ad8aca2595cb79642e14630.jpg

 

 

Foto 2: Claramente dá pra ver onde estamos tendo problema né haha A gente já tirou toda a solda e mesmo assim deu curto. Desculpa a foto meio ruim mas n fui eu q tirei, se precisar tiro outra.

1569575574_WhatsAppImage2020-08-23at20_35_28.thumb.jpeg.0146fc979631040f01f36dfc6077ffe0.jpeg

 

O tal do técnico ficou de vir hj a tarde ver mas, adivinha? A gente tá tentando ver alguém pra vir dar uma olhada, mas por enquanto só vcs, anjos na terra, estão interessados em ajudar: OBRIGADA! 🙏

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Este ponto parece ser o fio do motor. Você pensa que tirou toda a solda mas ainda há contato. Dá no mesmo se só desencaixar o conector faston. O motor pode estar travado ou em curto ou em curto com seus fios e carcaça. Um multímetro do camelô algo como o amarelinho de 20 conto...

...lhe cairia bem. Aqueles mosfets (treco aparafusado no dissipador) podem estar em curto também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...
Em 07/08/2020 às 19:49, LMT disse:

Oi de nv,
Consegui achar os anéis de trava pra comprar, porém, não consegui tirar o antigo por nada porque o espaço entre o volante e o motor está muito estreito. Aí pensei em tentar soltar as partes (volante, correia, motor, etc) pra tirar o disco e, portanto, o anel. Problema é que eu n achei como solta as partes (n tm aquele parafuso maroto onde passa a correia como em outros motores). E fiquei com medo de forçar a peça preta de plástico q parece fazer a ventilação do motor. Desconfio que eu tenha que puxar uma das pontas mas n queria fazer isso sem ter certeza haha Seguem fotos das duas pontas do motor, se puderem me indicar como fazer pra "desmontar" o motor agradeço rs

IMG_20200807_193333.thumb.jpg.b85a33145716d212da20941ac12cf76a.jpgIMG_20200807_193407.thumb.jpg.9ac18948aba23831827d0dc05d1ce8e2.jpg

Oi.

Boa tarde.

Recentemente adquiri um motor dese mesmo da foto e gostaria de usar em um projeto.

Preciso saber e tensão e a corrente dele.

Alguém saberia me informar?

É o mesmo modelo da foto e foi retirado da esteira do mesmo modelo porém a placa já não estava mais nela e não consegui até agora encontrar os dados técnicos dele.

381457081_placasetas.thumb.jpg.958c41f50ad8aca2595cb79642e14630.jpg

IMG_20200807_193407.webp

IMG_20200807_193333.thumb.jpg.b85a33145716d212da20941ac12cf76a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O motor de esteira (clique) pode ter de 1 a 2.5Hp. Geralmente é movido a 90Vdc. Para...

3 horas atrás, Roberto Lopes Modena disse:

usar em um projeto

.. esta é a principal informações que necessitas. Para saber a exata potência do seu, a dica que dou é tirar uma foto dele e procurar com o google lens. Também pode ligar e fazer medições da corrente com o torque máximo, ou apenas observar seu aquecimento e etc. Ou aguardar alguém que tenha o exato modelo do seu. Sua urgência te ajuda a tomar a correta decisão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!