Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resistor para aquecer porcelana


Posts recomendados

Olá, estou pensando utilizar um resistor de filme 6,8R/5w para aquecer um recipiente de porcelana grudando ele com silicone ou algo de tipo. ele seria ligado em um cabo USB assim sendo a tensão normalmente é 5V (em algumas portas antigas é menos mas a média é 5).

pela minhas contas a potencia para o resistor é 3,7 ou seja ele tem uma folga, eu assim podendo utilzar até um de 5R.

 

Queria saber mesmo o resistor estando com folga teria perigo da vida útil do resistor ser encurtada? Ou eu posso utilizar e a sua vida util sera normal?
Pois se a vida útil for encurtada não sei nem se começo a fazer os testes.

 

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vindo do pc ou note a potência ou aquecimento deve ser relativamente baixo 2.5W. De um carregador pode dar uns 10W que dá pra mornar uma chícara. Mas você pode colocar sim 2 resistores 6R8 5W em série pra que os 10W da soma deem uma folga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Vindo do pc ou note a potência ou aquecimento deve ser relativamente baixo 2.5W. De um carregador pode dar uns 10W que dá pra mornar uma chícara. Mas você pode colocar sim 2 resistores 6R8 5W em série pra que os 10W da soma deem uma folga.

E a vida útil deles não diminuiria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não amigo. Imagine que eles juntos suportam 10W e você estaria aplicando só 2.5W: o limite da porta USB.

6R8 em série: P=V2/R= 5*5/(6.8+6.8) = 1.8W = a usb do pc deve dar conta

em paralelo P=V2/R= 5*5/(6.8/2) = 7.35W = ainda dentro dos 10W e no pc não dá. Só carregador duns 2A mesmo.

Sem calculadora fiz no papel. Nem sei se tá certo

 

Pra um melhor desempenho, bole um sistema onde você direciona ou concentra o calor  apenas pra onde você quer. Evite dissipá-lo onde inútil. P.ex. manta térmica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
11 horas atrás, vtrx disse:

100 no usb do pc

Provavelmente e teoricamente demorou um pouco pra aquecer e a área foi de alguns mm2. Mas sim o amigo bem que poderia nos brindar com fotos de sua construção. Um excelente conteúdo adicional pro forum e um ótimo complemento para...

15 horas atrás, ismael machado disse:

Obrigado pela ajuda

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!