Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória qual frequência comprar?


Posts recomendados

Galera, eu tenho uma memória de 8GB da HyperX 2666mHz e tô querendo fazer um upgrade para dual channel, minha dúvida é: tem duas memórias na Kabum com diferença de preço de 4 reais apenas, uma de 2666mhz e outra de 3000mhz, acham mais negócio eu comprar essa de 3000mhz e abaixar a frequência ela para 2666mhz ou já compro a de 2666mhz para evitar problemas?

Memória XPG Gammix D30, 8GB, 2666Mhz, DDR4, CL16

https://www.kabum.com.br/produto/108237/memoria-xpg-gammix-d30-8gb-2666mhz-ddr4-cl16-ax4u266638g16-sb30 

Memória XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=102746

Tô com receio de não conseguir abaixar a frequência dessa de 3000mhz (sou novo na área).

 

MEU SETUP:

B450M S2H Gigabyte

RYZEN 5 1600 AF

RX 5500 XT Sapphire

8GB HyperX 2666mHz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ryan.david disse:

Galera, eu tenho uma memória de 8GB da HyperX 2666mHz e tô querendo fazer um upgrade para dual channel, minha dúvida é: tem duas memórias na Kabum com diferença de preço de 4 reais apenas, uma de 2666mhz e outra de 3000mhz, acham mais negócio eu comprar essa de 3000mhz e abaixar a frequência ela para 2666mhz ou já compro a de 2666mhz para evitar problemas?

 

O mais interessante seria pegar a de 3000mhz e subir o clock da sua pra 3000 também, além de fácil é bem rápido e você ganha um pouco mais de desempenho pagando menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para dual channel, o ideal seria comprar outra memória muito parecida com a sua, até igual, se possível.

Mas como nenhuma das duas alternativas é igual, tente com qualquer uma das duas.

É possível até que você até consiga colocar as duas para rodar a 3000 Mhz, através da bios da sua placa-mãe.

Mas não existe garantia absoluta.

Aliás, não é certeza absoluta nem que o dual vai dar certo usando pentes muito diferentes, mas existe uma grande chance de dar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Wal SJC disse:

Para dual channel, o ideal seria comprar outra memória muito parecida com a sua, até igual, se possível.

Mas como nenhuma das duas alternativas é igual, tente com qualquer uma das duas.

É possível até que você até consiga colocar as duas para rodar a 3000 Mhz, através da bios da sua placa-mãe.

Mas não existe garantia absoluta.

Aliás, não é certeza absoluta nem que o dual vai dar certo usando pentes muito diferentes, mas existe uma grande chance de dar.

 

Eita, é melhor então tentar comprar uma da HyperX igual a minha? https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103547

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ryan.david disse:

Eita, é melhor então tentar comprar uma da HyperX igual a minha? https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=103547

Se o seu foco é dual channel, eu acho melhor comprar outra igual a sua atual, e tentar rodar as duas em uma frequência acima da nominal, se a sua placa-mãe tem recursos para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ryan.david se você for comprar apenas 1 módulo de memória, então compre um igual ao seu atual para que o dual channel seja mais eficaz. Acredito que memórias diferentes não terão uma "sincronia" tão boa quanto a memórias iguais, mais se quiser se basear em fatos é só pesquisar alguns testes de memórias iguais versus memórias diferentes atuando em dual channel.

 Inclusive agora a pouco comprei 2 memórias de 8gb da Geil na Kabum para trocar minhas 2 memórias de 4gb, vi que você usa um Ryzen assim como eu e acho válido te recomendar a pesquisar no site da fabricante da sua placa-mãe quais são as memórias compatíveis com sua MB e quais os clocks que tais memórias conseguem alcançar, pois a linha dos Ryzens é um pouco enjoada nesse quesito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Wal SJC disse:

Aliás, não é certeza absoluta nem que o dual vai dar certo usando pentes muito diferentes, mas existe uma grande chance de dar.

 

Dual channel leva em conta apenas a capacidade da memória, desde que sejam dois módulos de mesmo tamanho (2x4gb, 2x8gb, 2x16gb) vai funcionar perfeitamente não importando a latência ou a frequência delas, isso são ajustes que serão feitos pelo controlador de memória.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

 

Dual channel leva em conta apenas a capacidade da memória, desde que sejam dois módulos de mesmo tamanho (2x4gb, 2x8gb, 2x16gb) vai funcionar perfeitamente não importando a latência ou a frequência delas, isso são ajustes que serão feitos pelo controlador de memória.

 

 

Essa é a sua teoria, bonita no papel mas, na prática, aparecem aqui todos os dias, várias pessoas com dificuldades de reconhecer dual channel, ou mesmo de reconhecer toda a memória instalada, quando usam pentes diferentes, principalmente a densidade dos pentes. A garantia de funcionamento que você está dando, nem os próprios fabricantes dão. Existe sim, uma grande possibilidade de funcionar. Certeza absoluta, jamais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!