Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte para placa TUF GAMING Z490-PLUS e situação!


Ir à solução Resolvido por Rafaelfp,

Posts recomendados

Ola galera!!! Vamos ao drama rsrs

 

A configuração é a placa-mãe TUF GAMING Z490-PLUS, um core i7 10700K, water cooler lit 240 da cooler master, 2 slots de memoria 8gb ddr4 3000mhz, uma gtx1070 e hds!

 

Tenho uma fonte 800W gold da cooler master q é muito boa, porém beeeem antiga!!! Só que o problema é o seguinte, ela não tem as entradas necessárias para essa placa-mãe!

A placa-mãe pede uma entrada de 8 pinos e outra de 4 pinos! 

image.png.06478444e96eee7562ef08b4d3772cd7.png

 

Até tem cabos de 8 pinos na fonte, mas são todos pra placa de video, tem um monte! Eles tem uma pequena saliência na parte quadrada e mesmo assim os encaixes não combinam.

Tenho apenas 1 cabo com 2 saídas de 4 pinos. Encaixam como uma luva na entrada de 8 pinos.

 

Isso é o que diz no manual da placa-mãe:

image.png.19a02e31677ca8cac004d619b74ef52c.png

 

Pois bem, eu liguei apenas a entrada de 8 pinos combinando 2 cabos de 4 pinos, ficou faltando mais um!

Eu até tentei fazer uma gambiarra de ligar um de 6 pinos, deixando 2 de fora, mas ao fazer isso a placa-mãe nem ligou! Ela só liga se encaixar apenas o de 8 (2 de 4) pinos!

 

Alguém sabe se isso ai é uma característica da placa-mãe? Se ligar todas as entradas ela não funciona mesmo ou é porque eu tentei fazer essa gambiarra com o cabo de 6 pinos?

Meu medo é colocar as memorias em 3000mhz e não aguentar a energia. Na real não sei se influencia muito isso sendo que eu fiz essa mudança, alem de colocar o display primário como pcie, e quando fiz isso a placa entrou em modo loucura total! Nessa hora bateu um desespero bem forte!

Não dava mais vídeo e acusava erro de vga não identificada (1 bip longo e 3 bips curtos). Fiz o esquema que zera a bios e continuava não dando vídeo. Coloquei o dvd pra recuperar a bios e nada. Deixei mais de 8h sem bateria e ainda não dava vídeo .

Só voltou a funcionar quando coloquei uma placa de vídeo muito velha e a bios acordou, dizendo que a placa de video não era compatível! Botei a placa de vídeo atual, tudo voltou ao normal e o pc está funcionando até agora.

Não sei se foi a mexida na memoria ou no display primário que fez isso!

 

Preciso comprar outra fonte?

A fonte é modular, existe onde comprar só os cabos que precisa? É seguro fazer isso?

Coloco 3000mhz de novo sem medo de ser feliz?

 

Se alguém puder me da uma luz, ficarei muito agradecido!!

To com medo dessa placa rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rafaelfp Bem-vindo ao Clube do Hardware!

 

Os conectores de alimentação do processador e da placa de vídeo têm tensões invertidas. Você pode fritar a placa-mãe se conseguir ligar um no lugar do outro...

 

Essa conexão adicional de 4 pinos só serve para overclock extremo. Para a maioria das pessoas, não faz diferença. Ligue apenas o conector de alimentação do processador (4+4 pinos) na entrada de 8 pinos e esqueça.

 

Btw, qual é o modelo dessa sua fonte?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu @KairanD 😀

 

Essa parte da tensão invertida eu até vi no manual isso. Acho que liguei ela na posição correta porque os cabos amarelos ficaram do lado contrario dos de 8 pinos rsrs

 

Então o fato de eu colocar as memorias em 3000mhz não vai pesar muito no consumo usando apenas os 8 pinos?

 

A fonte é a RS-800-80GA-D3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi.

 

Essa situação foi muito bizarra.

Como eu alterei as memorias e o display primario, eu fiquei sem reação quando aconteceu o problema.

Na placa-mãe tem dizendo qual a causa dos bips. Mas ele não funcionava nem com a entrada onboard da placa.

image.png.abf7cdda039a3631a3d9410af1608ee6.png

 

Tudo muito estranho pra mim 😖

 

Como eu uso esse meu pc para trabalhar remotamente, vou deixar chegar no final de semana para alterar a frequência das memorias. Estão no momento no valor padrão 2133. De repente ir subindo aos poucos para ver como o sistema vai se comportar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!