Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador travando e perdendo sinal de video!


Posts recomendados

Bom dia galera!

Então, estou tendo um pouco de dor de cabeça com um pc que adquiri a pouco tempo. Ele possui uma fonte da Corsair com 650w real, um AMD Fx-6100 Six-Core, AMD Rx 550 e 8gb de memória.

Ele estava bem, peguei e formatei a máquina, e então começou a dor de cabeça. Se eu forço um pouco a placa de vídeo, a tela congela, fica tudo preto e aparece o aviso "SEM SINAL".

Todas as peças são novas, mas estive reparando o cooler da placa de vídeo que não gira (até ai tudo normal), mas fiz um teste ontem com o MSI Afterburner e coloquei para funcionar integral, e parou de dar esse tipo de problema.

O que eu posso fazer para colocar o cooler pra girar sem necessitar do Afterburner?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EliSabino No MSI Afterburner você pode configurar a curva de velocidade das ventoinhas da GPU. O ideal, na minha opinião, é 50% a 50º e 100% a 70º ou 80º, só dois pontos com escala diagonal.

 

Se ele estiver lento ou parado mesmo com essa configuração, então convém trocar as ventoinhas ou fazer um "quebra galho". O quebra galho que recomendo, para se poupar de ter que procurar componentes difíceis (ventoinha de GPU tem que ser compatível e é difícil de achar), basta seguir o tutorial desse artigo: https://www.tomshardware.com/reviews/cooling-air-pressure-heatsink,3058-11.html

Já fiz muitas vezes e fica melhor que o original. Só recomendo que use ventoinhas de baixo ruído/rotação.

 

1 hora atrás, EliSabino disse:

Ele estava bem, peguei e formatei a máquina, e então começou a dor de cabeça. Se eu forço um pouco a placa de vídeo, a tela congela, fica tudo preto e aparece o aviso "SEM SINAL".

Isso dá a entender que o problema está na GPU, no cabo de vídeo ou no monitor. Verifique se todos os seus drivers foram baixados diretamente do site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo. Não utilize jamais utilize programas que instalam drivers automaticamente (como driver booster) nem deixe os drivers padrão do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Isso dá a entender que o problema está na GPU, no cabo de vídeo ou no monitor. Verifique se todos os seus drivers foram baixados diretamente do site da fabricante da placa-mãe e da placa de vídeo. Não utilize jamais utilize programas que instalam drivers automaticamente (como driver booster) nem deixe os drivers padrão do windows.

 

Então, mas a GPU nunca deu problema, esse PC era de um amigo meu. Eu faço uso do Windows 7, porque no windows 10 o problema acontece com maior frequência, então no windows 7 não consigo instalar driver 100% atualizado, porque não oferece mais suporte para o OS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EliSabino Se sua placa-mãe tem drivers de windows 8 ou 10, use windows 10. Se tem drivers de windows 7, ainda sim tente baixar os drivers manualmente dos dispositivos e instalar o windows 10. Entenda que drivers podem ser baixados nos sites dos fabricantes dos dispositivos também, e essa costuma ser a solução para placas mãe AM3+. Por exemplo, o driver de chipset pode ser baixado diretamente no site da AMD. O driver de áudio pode ser baixado no site da Realtek ou NESTE link, que é ideal para dispositivos mais antigos. O driver de rede pode ser baixado no site da realtek também. O driver de vídeo só no site da AMD mesmo, e tem versão para W10 lá com certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@EliSabino Se sua placa-mãe tem drivers de windows 8 ou 10, use windows 10. Se tem drivers de windows 7, ainda sim tente baixar os drivers manualmente dos dispositivos e instalar o windows 10. Entenda que drivers podem ser baixados nos sites dos fabricantes dos dispositivos também, e essa costuma ser a solução para placas mãe AM3+. Por exemplo, o driver de chipset pode ser baixado diretamente no site da AMD. O driver de áudio pode ser baixado no site da Realtek ou NESTE link, que é ideal para dispositivos mais antigos. O driver de rede pode ser baixado no site da realtek também. O driver de vídeo só no site da AMD mesmo, e tem versão para W10 lá com certeza.

Eu uso o windows 7 porque apresentou menos problemas. O windows 10 não se adaptou muito bem ao PC!

Tentei baixar o driver mais atualizado da minha placa de vídeo para o windows 7, mas diz que não possui assinatura eletrônica (provavelmente pelo fato da Microsoft não dar mais suporte ao Windows 7). Então estou usando um driver de Dez/2019 da AMD. Tenho medo de tentar instalar o windows 10 novamente, e voltar o tormento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure os drivers um a um para windows 10 agora. Se achar os essenciais (áudio já te passei, rede tem no site da realtek, fica faltando o de chipset), então prossiga para a instalação do windows 10. Acredite, o windows 10 hoje é mais estável do que o w7, e mais seguro também. 

 

Se seu sistema está instável, pela idade dele posso apostar que se rodar um HDtune ou Crystaldiskinfo, vai encontrar erros na aba Health/SMART. Seu problema, nesse caso, seria HD desgastado, não tendo nada a ver com o OS.

adicionado 0 minutos depois

Qual é sua placa-mãe mesmo?

adicionado 1 minuto depois

Para te ajudar, aqui está o link da AMD para download do driver de chipset de sua placa-mãe 100% compatível com windows 10: https://www.amd.com/en/support

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Procure os drivers um a um para windows 10 agora. Se achar os essenciais (áudio já te passei, rede tem no site da realtek, fica faltando o de chipset), então prossiga para a instalação do windows 10. Acredite, o windows 10 hoje é mais estável do que o w7, e mais seguro também. 

 

Se seu sistema está instável, pela idade dele posso apostar que se rodar um HDtune ou Crystaldiskinfo, vai encontrar erros na aba Health/SMART. Seu problema, nesse caso, seria HD desgastado, não tendo nada a ver com o OS.

adicionado 0 minutos depois

Qual é sua placa-mãe mesmo?

adicionado 1 minuto depois

Para te ajudar, aqui está o link da AMD para download do driver de chipset de sua placa-mãe 100% compatível com windows 10: https://www.amd.com/en/support

Vou tentar fazer o teste mais tarde, instalando o windows 10.

Seria recomendado deixar a FAN da Placa de Video ativo direto? Porque pelo que parece, a placa de video está super-aquecendo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EliSabino

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

No MSI Afterburner você pode configurar a curva de velocidade das ventoinhas da GPU. O ideal, na minha opinião, é 50% a 50º e 100% a 70º ou 80º, só dois pontos com escala diagonal.

Essa é minha indicação. No afterburner você configura a curva de desempenho das ventoinhas. Faça isso e deixe como sugeri. Se ainda sim elas pararem, aí recomendo que pesquise se é normal nessa placa e, se não for, substitua por ventoinhas como sugeri no mesmo post acima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@EliSabino

Essa é minha indicação. No afterburner você configura a curva de desempenho das ventoinhas. Faça isso e deixe como sugeri. Se ainda sim elas pararem, aí recomendo que pesquise se é normal nessa placa e, se não for, substitua por ventoinhas como sugeri no mesmo post acima.

Teria alguma maneira de deixar permanente ja iniciando com o computador? Porque toda vez eu tenho que abrir pra fazer funcionar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, fiz a troca do monitor, coloquei um DVI e está funcionando perfeitamente. A placa de video armando a ventoinha somente em programas que fazem uso dela, e o travamento ja não existe mais.

Eu usava uma TV/Monitor com cabo HDMI, não estava se adaptando com essa placa.

Pode fechar e dar como resolvido!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!