Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Seleção de boot só aparece o Windows Boot Manager


Posts recomendados

Boa noite. Tenho o Windows 10 instalado no meu note e estava tentando instalar uma versão do Linux como Dualboot. A lista de boots (por DVD, HD e Pendrive) estava aparecendo tudo normal. Depois de persistir na instalação e tendo alguns problemas na finalização do sistema Linux, resolvi tentar mudar alguma coisa na configuração da Bios. Só que agora não aparece mais as opções de boot a não ser o Windows Boot Manager. Não consigo mais habilitar de forma alguma. Já fiz e refiz todas as mudanças possíveis na Bios mas mesmo assim as opções continuam não aparecendo.

 

Aqui estão as configurações atuais. (infelizmente o LCD está com uma mancha em cima de alguns nomes, mas da pra ter ideia do que se trata).

guaibeX.jpg

 

z0DImgM.jpg

 

1K2wDEH.jpg

 

 

Já pesquisei e encontrei pessoas com o mesmo problema, mas nenhuma solução.

Agradeço pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rodrigo Rios disse:

Boa noite. Tenho o Windows 10 instalado no meu note e estava tentando instalar uma versão do Linux como Dualboot. A lista de boots (por DVD, HD e Pendrive) estava aparecendo tudo normal. Depois de persistir na instalação e tendo alguns problemas na finalização do sistema Linux, resolvi tentar mudar alguma coisa na configuração da Bios. Só que agora não aparece mais as opções de boot a não ser o Windows Boot Manager. Não consigo mais habilitar de forma alguma. Já fiz e refiz todas as mudanças possíveis na Bios mas mesmo assim as opções continuam não aparecendo.

 

Aqui estão as configurações atuais. (infelizmente o LCD está com uma mancha em cima de alguns nomes, mas da pra ter ideia do que se trata).

guaibeX.jpg

 

z0DImgM.jpg

 

1K2wDEH.jpg

 

 

Já pesquisei e encontrei pessoas com o mesmo problema, mas nenhuma solução.

Agradeço pela ajuda.

Na guia Security tem que marcar Disabled no Secure Boot

Na guia Boot, não pode deixar ⚫ Selection em UEFI, tente deixar em Legacy ou Both

Não deixe nenhuma opção em UEFI

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Wal SJC disse:

Na guia Security tem que marcar Disabled no Secure Boot

Na guia Boot, não pode deixar ⚫ Selection em UEFI, tente deixar em Legacy ou Both

Não deixe nenhuma opção em UEFI

 

Já tentei de todas as formas possíveis desabilitando e habilitando cada função e nada. Na guia Boot, eu desativo o Secure Boot e logo a baixo aparece pra eu selecionar UEFI ou CSM, não tem o Lagacy ou both. 
na guia Advanced eu consigo ativar o suporte Legacy USB, mas mesmo com tudo isso a lista continua vázia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, buttignol disse:

@Rodrigo Rios reset na bios tentou

Somente deixando um tempo fora da tomada e sem bateria, a bios resetou somente o horário. Mas não sei como forçar um reset na bios de um notebook. 

adicionado 3 minutos depois
18 minutos atrás, Wal SJC disse:

Tente CSM

Já tentei. Todas as opções possíveis na bios eu já tentei. Abri agora o notebook, retirei o HD e entrei na  BIOS. Mesmo sem HD, o Windows Boot Manager ainda está gravado lá. Agora a questão é se na hora que tentei instalar o Linux com dualboot, ele alterou algo na BIOS? isso é possível? Pois o problema se deu justamente quando o Linux não estava instalando a opção de seleção do dualboot. Então dai eu tentei várias formas e deu no que deu. É possível que o sistema tenha feito alguma modificação na Bios? Pelo menos no que se trata na seleção de boot?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, buttignol disse:

@Rodrigo Rios na aba de sair da bios não tem opção de reset

Tem, já fiz isso. Agora que o problema piorou. Depois que retirei o HD e coloquei de volta, não está mais dando boot pelo HD. ele aparece na BIOS mas não inicia mais o sistema. É como se ele não estivesse configurado para boot. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rodrigo Rios disse:

Somente deixando um tempo fora da tomada e sem bateria, a bios resetou somente o horário. Mas não sei como forçar um reset na bios de um notebook. 

adicionado 3 minutos depois

Já tentei. Todas as opções possíveis na bios eu já tentei. Abri agora o notebook, retirei o HD e entrei na  BIOS. Mesmo sem HD, o Windows Boot Manager ainda está gravado lá. Agora a questão é se na hora que tentei instalar o Linux com dualboot, ele alterou algo na BIOS? isso é possível? Pois o problema se deu justamente quando o Linux não estava instalando a opção de seleção do dualboot. Então dai eu tentei várias formas e deu no que deu. É possível que o sistema tenha feito alguma modificação na Bios? Pelo menos no que se trata na seleção de boot?

Eu acho que o sistema operacional, ao ser instalado, registra sim alguma informação na bios, para que a bios UEFI reconheça o S.O. da maquina e não dê boot por outro S.O..

voce não consegue iniciar o Windows?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Wal SJC disse:

Eu acho que o sistema operacional, ao ser instalado, registra sim alguma informação na bios, para que a bios UEFI reconheça o S.O. da maquina e não dê boot por outro S.O..

voce não consegue iniciar o Windows?

Depois que eu abri e retirei o HD e coloquei novamente, não está mais dando boot. Da tela preta e aparece opção de recovery da Samsung, mas por lá não consigo fazer nada. Agora não inicia o sistema. Na bios mostra que identifica o HD, porém o S.O não inicia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Rodrigo Rios disse:

Depois que eu abri e retirei o HD e coloquei novamente, não está mais dando boot. Da tela preta e aparece opção de recovery da Samsung, mas por lá não consigo fazer nada. Agora não inicia o sistema. Na bios mostra que identifica o HD, porém o S.O não inicia. 

Então, a bios não está reconhecendo o S.O..

Eu acho que você instalou em modo Legacy e depois mudou a bios, para só aceitar UEFI, e por isso não roda. Quem estava em primeiro lugar, como S.O., Windows ou Linux?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Wal SJC disse:

Então, a bios não está reconhecendo o S.O..

Eu acho que você instalou em modo Legacy e depois mudou a bios, para só aceitar UEFI, e por isso não roda. Quem estava em primeiro lugar, como S.O., Windows ou Linux?

O Windows 10 já estava instalado. Eu tentei instalar o Linux, lembro que mexi nas configurações da BIOS. Consegui iniciar a instalação do Linux mas deu erro em uma parte que o Linux instala o iniciador para dualboot, o Grub. Antes disso estava tudo normal, mas persisti não instalação e depois de alguns passos aconteceu isso. Agora quando aperto F4 para selecionar o boot rápido, a lista está vazia. Nem o Windows Boot Manager aparece mais nessa lista, porém ela continua aparecendo na opção do boot na BIOS.  Mas nada além dela, além do Windows Boot manager. 

adicionado 2 minutos depois

Carreguei as configurações padrões da Bios e continua do mesmo jeito. Parece que realmente o S.O modificou a BIOS e não consigo voltar ao padrão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Rodrigo Rios disse:

O Windows 10 já estava instalado. Eu tentei instalar o Linux, lembro que mexi nas configurações da BIOS. Consegui iniciar a instalação do Linux mas deu erro em uma parte que o Linux instala o iniciador para dualboot, o Grub. Antes disso estava tudo normal, mas persisti não instalação e depois de alguns passos aconteceu isso. Agora quando aperto F4 para selecionar o boot rápido, a lista está vazia. Nem o Windows Boot Manager aparece mais nessa lista, porém ela continua aparecendo na opção do boot. Mas nada além dela, além do Windows Boot manager. 

Tem uma tecla que você pressiona para carregar as definições default de compatibilidade na bios. Veja qual é essa tecla, carregue as definições default, salve as modificações e tente dar boot de novo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

18 minutos atrás, Wal SJC disse:

Tem uma tecla que você pressiona para carregar as definições default de compatibilidade na bios. Veja qual é essa tecla, carregue as definições default, salve as modificações e tente dar boot de novo

Já tentei. Mesmo assim não vai. Acho que deu problema na BIOS, provavelmente terei que trocar ou regravar. Não tenho certeza também se irá resolver.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora o Windows deu boot, tinha esquecido de mudar de CMS para UEFI. Pior que não sei como encontrar a BIOS para atualizar. Já até tentei, mas pelo que pesquisei a BIOS desse notebook é paga. 

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Wal SJC disse:

E se tentar reinstalar o Windows com um pendrive, também não vai?

Só está dando boot pelo HD mesmo. Nada mais aparece na lista, nem o drive de DVD nem as opções padrões de HDD e pendrive. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Rodrigo Rios disse:

Agora o Windows deu boot, tinha esquecido de mudar de CMS para UEFI. Pior que não sei como encontrar a BIOS para atualizar. Já até tentei, mas pelo que pesquisei a BIOS desse notebook é paga. 

adicionado 1 minuto depois

Só está dando boot pelo HD mesmo. Nada mais aparece na lista, nem o drive de DVD nem as opções padrões de HDD e pendrive. 

Se está dando boot menos mal, você já tem acesso ao note agora?

Qual é a marca e o modelo dele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Wal SJC disse:

Se está dando boot menos mal, você já tem acesso ao note agora?

Qual é a marca e o modelo dele?

Ainda bem. A questão é que se der qualquer problema no S.O não vou poder formatar.

 

É um Samsung Ativ Book NP270E5G.

 

Tenho quase certeza que o S.O modificou a lista de boot. Agora só preciso saber como restaurar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Rodrigo Rios disse:

Ainda bem. A questão é que se der qualquer problema no S.O não vou poder formatar.

 

É um Samsung Ativ Book NP270E5G.

 

Tenho quase certeza que o S.O modificou a lista de boot. Agora só preciso saber como restaurar.

https://notebookreparos.com.br/forum/index.php?topic=1288.0

 

Aqui tem a bios, mas o acesso é restrito, tem que ver o que precisa fazer para poder acessar os arquivos, talvez se cadastrar e não sei se tem mais alguma exigencia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Wal SJC disse:

https://notebookreparos.com.br/forum/index.php?topic=1288.0

 

Aqui tem a bios, mas o acesso é restrito, tem que ver o que precisa fazer para poder acessar os arquivos, talvez se cadastrar e não sei se tem mais alguma exigencia.

Tentei acessar, fiz o registro mas para ter acesso aos download tem que pagar mensalidade. Eu até encontrei um executável da Samsung que atualiza a Bios, porém a Bios que o executável encontrou, é a mesma instalada. Eu consigo até baixar o instalador, mas não da pra instalar pelo motivo de ser a mesma versão.

 

E olha, agradeço muito mesmo pelo empenho que está tendo em me ajudar. Muito obrigado!

 

Estou tentando pesquisar se há algum modo de restaurar essa lista do boot pelo S.O.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rodrigo Rios disse:

Tentei acessar, fiz o registro mas para ter acesso aos download tem que pagar mensalidade. Eu até encontrei um executável da Samsung que atualiza a Bios, porém a Bios que o executável encontrou, é a mesma instalada. Eu consigo até baixar o instalador, mas não da pra instalar pelo motivo de ser a mesma versão.

 

E olha, agradeço muito mesmo pelo empenho que está tendo em me ajudar. Muito obrigado!

 

Estou tentando pesquisar se há algum modo de restaurar essa lista do boot pelo S.O.

Se eu achar algo a respeito, posto aqui

 

Veja se isto te ajuda:

https://www.youtube.com/watch?v=Km48-ABrnqc

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!