Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ASUS B85ME/BR suporta RX 5500XT?


pauloja

Posts recomendados

Boa tarde

Estou precisando trocar minha placa de vídeo e pensei em uma RX 5500 XT, percebi que ela é GDDR6, porém a minha placa-mãe é bem velhinha, é uma B85ME/BR da ASUS, será que o slot de conexão da placa vai ser compatível com a placa-mãe?

 

Obrigado :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hian Sousa Estava disposto a gastar só o necessário com a placa que seria em torno de uns R$ 1.600,00

A configuração do meu PC é a seguinte:

 

I7 4790

16GB de RAM DDR3

GTX 760 (finada)

Corsair 550W

 

Por mais que seja um PC antigo acho que ele ainda daria conta de muita coisa se essa placa de vídeo fosse compatível com minha placa-mãe, se eu tiver que trocar a placa-mãe vou ter que montar outro PC UAHSUSHAUHSA

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

@pauloja Estou na mesmo situação que você, tenho a mesma placa-mãe e quero comprar a mesma placa de vídeo 😄. Então, você comprou? Foi compatível? Rodou bem?

@Ornitotheus Olha, segundo o site da ASUS, a placa-mãe B85M-E tem entrada PCI Express 3.0/2.0 x16 (página da ASUS sobre a B85M-E), mas a placa de vídeo Radeon RX 5500 XT é PCI Express 4.0.  Pesquisei sobre isso aqui no fórum e disseram que a perda no desempenho de 4.0 para 3.0 será pouca (Placa de vídeo PCI-E 4.0 é compatível com PCI-E 3.0?)

MAS acho que a compatibilidade não seja limitada ao encaixe, na certa existem tecnologias em placas de vídeo mais novas que uma placa-mãe mais antiga não seja capaz de operar, aí é jogar dinheiro fora. Acham que é de boas?
 

Outra coisa @pauloja, pesquisei no site da Kabum, a RX 5500 XT 8Gb da PowerColor está por R$ 1.764 e da Gigabyte está por R$ 1.847. Interessante ver também os preços da placa com 4Gb, pelo que pesquisei elas têm desempenho muito semelhantes (a questão é que a longo prazo os jogos vão começar a exigir mais Ram).

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@aureliox A compatibilidade é limitada ao encaixe e essa placa de vídeo não usa banda suficiente a ponto de ocorrerem diferenças de desempenho. Basicamente, não faz diferença. Até o PCI-Express x16 2.0 já serviria.

 

Sobre a VRAM, 4GB já causa problemas em diversos jogos atuais. No futuro, isso tende a se agravar. Quando a memória VRAM da placa de vídeo acaba, a memória RAM do sistema começa a ser compartilhada, e o resultado é stutter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelas orientações!

 

Quer dizer que sobre o encaixe posso ficar tranquilo, já sobre à quantidade de RAM da placa de vídeo, é melhor mesmo apostar na de 8Gb.

 

Agora, sobre comprar a placa de Power Collor ou da Gigabyte, você acha que tem alguma diferença notável entre elas ou vou pela mais barata mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu iria pela mais barata, mas evitaria algumas marcas como Colorful e PNY. A diferença de preços de uma mesma placa se dá a construção delas, os heatsinks, o projeto como um todo, a qualidade dos componentes ou então algum recurso (como OC de fábrica) mas tudo isso não muda tanto o desempenho de um modelo a outro, no máximo 10%, mas ás vezes não vale a pena. Posso falar como o meu exemplo, possuo uma RTX 2070S XC Ultra da EVGA, e há ainda um modelo da 2070S também da EVGA chamado FTW3+, que custa seus incríveis R$ 1.000 a mais no valor, e tudo isso por quê? Por 10% a mais na velocidade da VRAM. Vale a pena? Pra mim não, pois o preço dela estava chegando na casa das 2080 SUPER, então não valia a pena. Eu optaria pelo modelo mais barato, a diferença na prática em FPS não é muito distante, mas a melhor marca na minha opinião atualmente é a Sapphire, os modelos PULSE e NITRO++ dela são ótimos, bem construídos e com um preço muito bom, se tiver buscando qualidade, opte pela Sapphire.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@aureliox Apostar na 8GB é o ideal, mas se compensa ou não depende do preço... A mesma coisa para as marcas. Você precisa informar os modelos exatos e os preços. 

 

Com relação ao desempenho não costuma ter muita diferença... Se é que existe alguma. Mas isso depende de cada modelo. E, pessoalmente, não gosto da Gigabyte. Comprei uma GTX 760 deles que pipocou em menos de 5 anos de uso bem moderado e a mesma coisa aconteceu com a R9 270X do meu colega. E a qualidade de construção parece ter caído ultimamente. Todos os produtos da Gigabyte que comprei me deram dor de cabeça. E não sou o único a criticar:

 

 

Tenho uma RX 570 4GB da PowerColor no meu PC secundário. Trata-se do modelo Red Dragon e a qualidade de construção é impressionante. Recomendo muito, mas muito mesmo. A placa parece mais bem montada e melhor construída que minha GTX 1070Ti SC da EVGA, por exemplo, que é uma placa muito mais cara.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ornitotheuse @KairanD, valeu por compartilhar a experiência de vocês, eu realmente fico perdido quando tenho que fazer esse tipo de escolha. O dinheiro do brasileiro já é curto né? imagina investir em algo que não atende nossas necessidades. Vocês são dez!
 

Olha, sobre as configurações das placas, aqui vão os links para o site da loja Kabum (onde achei mais barato/confiável):
Gigabyte Radeon RX 5500 XT: Modelo GV-R55XTD6-8GD ------------------------------------ R$ 1.846,94

PowerColor AMD Radeon RX 5500 XT: Modelo 8GBD6-DH/OC 1A1-G00325500G ---- R$ 1.705,76 (diz que está em promoção, o normal era R$ 2.235,18)
Sapphire Nitro+ AMD Radeon RX 5500 XT: Modelo 11295-05-20G -------------------------- R$ 2.117,53
* Não sei se os preços baixam agora na blackfriday


POR FAVOR, se puderem opinar sobre essas placas eu agradeço, inclusive se conhecem placa melhor nesse preço que seja compatível com minha placa-mãe ASUS B85ME/BR. 🙏

 

Abraços!

 

PS.: É incrível, quando comprei meu computador há uns 5 anos, paguei cerca de 4mil reais (fora monitor, teclado e mouse). Hoje, pra melhorar um pouco a placa de vídeo, preciso desembolsar quase 2mil. Isso é por causa do valor do dolar né?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!