Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível o Windows 10 ter incompatibilidade com placa-mãe ?


Luzia Sousa

Posts recomendados

Oi pessoal, tudo bem?
As configurações do meu PC são: placa-mãe M5A88V-EVO | Processador FX8300 | Placa de vídeo Gigabyte RX 560 4GB | Memória Kingston 8GB DDR3 8GB.
Eu estava usando o W7, fiz uns upgrades e quando coloquei essa placa de vídeo tive que atualizar a BIOS. Ficou show, tudo certinho.
Recentemente, comprei um SSD e mandei para um técnico trocar e formatar o pc e adicionar o W10. O pc chegou, e quando liguei tava dando conflito com a placa de vídeo. Toda hora tava dando tela preta, e depois de algum tempo, dava tela azul com a seguinte frase: se desejar saber mais pesquise online por este erro: VIDEO_TDR_FAILURE(amdkmdag.sys). Fiz algumas atualizações do drive da placa de vídeo, mas mesmo assim continuou apagando a tela e indo pra tela azul. Descobri depois que só um slot da minha placa-mãe tava prestando. Eu usava 2 memorias de 4gb, comprei só uma de 8gb e agora só to usando essa.
O que eu gostaria de saber é: Alguém já teve esse tipo de problema ? Realmente é impossível instalar o Windows 10? O rapaz disse que não dá pra por o 10, só o 7 mesmo. Uso meu pc pra trabalho, e infelizmente não posso comprar outro agora e os programas que uso, que são da adobe, os mais recentes não estão compatíveis com o 7.
Alguém consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na verdade isso é conflito de drivers da placa de video.. 

 

qual é a versao dos drivers da amd q você ta usando atualmente? e qual é a versao final do windows?

 

pra saber a versao final do windows basta digitar winver na barra de pesquisa e dar enter, vai aparecer uma janela assim

 

Screenshot_11.png.e4c34f1ceb9b99ea56f0c89293b745b6.png

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, Luzia Sousa disse:

 10? O rapaz disse que não dá pra por o 10, só o 7 mesmo.

Tenho um computador mais antigo que esse rodando Windows 10 perfeitamente, esse rapaz ai está totalmente desinformado.

 

Como o colega disse acima, isso pode ser problema de conflito de drivers, faça o seguinte:

 

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança: Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura (mas não reinicie o computador)

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo, utilizando a opção "Limpar e reiniciar"

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e irá iniciar no modo normal.

 

Não instale nenhum driver após fazer isso, tente utilizar o PC normalmente com os drivers-padrão fornecidos pelo próprio Windows e veja se o problema persiste.

  • Curtir 2
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 minutos atrás, Luzia Sousa disse:

@rodrigo.dcvieira eu estou usando o windows 7 :( .. Ele instalou o 10, levei pra ele solucionar o problema, e desinstalou o 10 e disse que so pega mesmo o 7. Adicionei a foto da tela azul que estava aparecendo quando tava com o 10. 

Capturar.PNG

 

 

De fato, ele instalou uma versão pirata.

 

Esse problema ocorre quando você está com o Windows 7?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 minutos atrás, Luzia Sousa disse:

@GabrielLV Não. Quando meu pc chegou, o mouse ficava o tempo todo com uma bolinha azul girando ao redor da setinha do mouse, daí apaguei 2 elementos do drive que estava dando conflito e a bolinha azul rodando parou. O pc com o 7 ta liso, mas eu queria o 10. :(  

Tente instalar o Windows 10 através da ferramenta de atualização da Microsoft (com ela, você terá 7 dias para retornar a instalação do Windows 7).

 

https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Clique em "baixar agora" e siga os procedimentos para atualização do seu Windows.

 

Com essa ferramenta, você tem 2 opções:

 

 

image.png

 

1- Atualizar diretamente

2- Criar um pendrive/DVD bootável do Windows 10 (um instalador do windows 10)

 

Recomendo que você crie um pendrive/DVD com o instalador para o caso de você mesma precisar formatar o computador por algum motivo.

Para este procedimento, basta conectar um pendrive de no mínimo 8GB (ou um DVD-R de 4,7GB) para a instalação, e seguir o passo-a-passo informado no próprio programa para que isso seja feito de maneira automática.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

isso é um conflito mesmo, porque aqui comigo acontece um erro parecido, nao dá tela azul, mas o pc reinicia do nada e sempre tá acontecendo nas ultimas versões de drivers lancados.. e quando você vai analisar os dumps do windows, sempre tá esse arquivo .sys no meio.. so esse mes, desde o dia q instalei o windows 10 que foi 01/09, ja tive 4 reinicios, todos eles com a mesma origem

 

Screenshot_12.thumb.png.2ca757017effff9ee67eea082901d2d5.png

 

por isso q perguntei a versao do driver.. a melhor ao meu ver é a Adrenalin 2020 Edition 20.8.3 Optional, versao anterior a que está disponivel atualmente no site

 

Screenshot_11.thumb.png.5dab6229f112d36da2a108a4d8da49e0.png

 

eu baixei a versao mais atual e já deu reinicio no pc de novo.. alias, tenho tido problemas com compabilidade dos drivers da amd quase q sempre, tem versões q aparentam estar mais estáveis, outras sao mais bugadas e assim vamos caminhando..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, rodrigo.dcvieira disse:

isso é um conflito mesmo, porque aqui comigo acontece um erro parecido, nao dá tela azul, mas o pc reinicia do nada e sempre tá acontecendo nas ultimas versões de drivers lancados.. e quando você vai analisar os dumps do windows, sempre tá esse arquivo .sys no meio.. so esse mes, desde o dia q instalei o windows 10 que foi 01/09, ja tive 4 reinicios, todos eles com a mesma origem

 

Screenshot_12.thumb.png.2ca757017effff9ee67eea082901d2d5.png

 

por isso q perguntei a versao do driver.. a melhor ao meu ver é a Adrenalin 2020 Edition 20.8.3 Optional, versao anterior a que está disponivel atualmente no site

 

Screenshot_11.thumb.png.5dab6229f112d36da2a108a4d8da49e0.png

 

eu baixei a versao mais atual e já deu reinicio no pc de novo.. alias, tenho tido problemas com compabilidade dos drivers da amd quase q sempre, tem versões q aparentam estar mais estáveis, outras sao mais bugadas e assim vamos caminhando..

estou usando a 20.4.2 , essa ai foi a unica que diminuiu mais esses bug , mais mesmo assim ainda continua.

me arrependi de ter placa de video da amd rx 550

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

to vendo então q esses problemas são é bem comuns....

tenho um note antiguinho, q tem uma vga dedicada, no w7 fazia a troca tranquilo quando precisava.....

coloquei o w10 e uma péssima qualidade de vídeo...fui ver pra trocar manualmente entre uma e outra, nem opção existia....driver de ambas instaladas.....

muito tentar acabei descobrindo, a troca entre as vgas acontece no w10, mas se eu manter o driver do w7, o antiguíssimo disponível no site do note....e ainda preciso usar ferramentas pra inibir a atualização do driver microsoft q volta a desabilitar a troca das vga, problema q após a instalação do w10 e colocado na rede ele ja vai correndo atrás dessa atualização....e se atualiza, não sei q faz q não volta de forma alguma mais ao driver do w7 q funciona....

 

ahhh além de outros 2 drivers de wifi em outro modelo q so funciona corretamente com driver de w7

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Luiz Matheus disse:

estou usando a 20.4.2 , essa ai foi a unica que diminuiu mais esses bug , mais mesmo assim ainda continua.

me arrependi de ter placa de video da amd rx 550

 

 

é, pior q é um bug antigo q vez ou outra aparece com forca dependendo da versao do driver.. no comeco eu achei q fosse defeito da minha placa-mãe ou ate da placa de video, mas depois pesquisando bem, é um lance q atinge todo mundo q tem placas de video da amd

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

@rodrigo.dcvieira estou com uma

 placa-mãe  GA-EQ45M-S2 (Rev2.0) e o tempo todo sofro com bug. agora mesmo meu pc está sem da Vídeo na GPU. Tava funcionando normal como todas as outras vezes, dai eu desligo por 30min e de forma sortida quando vou ligar o monitor não da imagem, já que quem está na imagem é o VGA que foi alternado assim que a placa de Vídeo foi desativada. Plugo o Cabo VGA na maquina e está funcinando tudo como deveria. Muitas vezes jurei que era o plug PCI, más por sofrer com isso diversas vezes notei que limpando ou não limpando o slot uma hora o VGA deixava de dar Vídeo e quando plugava o HDMI a placa de Vídeo estava lá plena. Minha gpu é uma GT1030 DDR5 da ASUS. Pois bem, cansado de sempre aguardar o pc da imagem por si só. Notei que era a tela azul que causava conflito em algum arquivo responsável por controlar o pci pois na maioria das vezes dava bastante tela azul e reinicio forçado dependendo da versão do Windows. Os que menos bugavam eram as isos lite, as oficiais até hoje da tela azul pra mim. Minha placa-mãe é projetada pra win 7. Más já instalei driver dela do win 7 no win 10 e as características do 7 foi parar no 10 mostrando uma "retro compatibilidade" parecida com o lance do pci 1.0 x8 e 2.0 x4. Percebo que as falhas diminuiram muito quando coloquei drivers da placa-mãe no win 10 apesar de ser indicado pra Windows 7.  Então evito pegar o windows oficial. Procuro uma versão bem falada de alguma iso lite do win 10 pois provavelmente o pessoal que edita deve "catucar" essas áreas.  Por fim, sempre que minha gpu apaga sem hora pra voltar, faço um reparo profundo com a iso do pen-drive e formato e caso dê errado com a iso já vou atrás de outra mesmo sabendo que posso da de cara com um erro bem pior e diferente kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!