Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Potenciômetro como fazer a ligação


jvmattoslins

Posts recomendados

2 minutos atrás, Eder Neumann disse:

dependendo do seu objetivo é + no 3, - no 1 e saida no 2, mas provavelmente não é isso que você precisa, então descreva melhor seu circuito e sua aplicação para que possamos ajudá-lo.

circuito regulagem de tensão  usando um transistor npn tip 122

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, jvmattoslins disse:

circuito regulagem de tensão  usando um transistor npn tip 122

o pino nº1 do pot você liga no + da fonte, o pino nº2 do pot (pino do meio) você não liga em nada, o pino nº3 do pot você liga no resistor de base do tip122.

 

ps. se você quiser inverter o sentido de giro do pot de anti-horário para horário, é só inverter os pinos nº1 e 3 na ligação

  • Obrigado 1
  • Confuso 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phenom_X4 o pino do meio fica soltão daí?

adicionado 2 minutos depois
2 horas atrás, jvmattoslins disse:

circuito regulagem de tensão  usando um transistor npn tip 122

tem o esquema da sua situação?

pelo que vi noutro topico você esta montando um gerador, se for para fazer a regulação de tensão com potenciômetro e transistor você ainda terá as flutuações decorrentes da variação do seu sistema mecânico pois o potenciômetro lhe dará uma referência fixa (como se fosse um resistor) e você precisará ajustar o tempo todo para obter uma saída estável.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Phenom_X4 disse:

o pino nº1 do pot você liga no + da fonte, o pino nº2 do pot (pino do meio) você não liga em nada, o pino nº3 do pot você liga no resistor de base do tip122.

 

ps. se você quiser inverter o sentido de giro do pot de anti-horário para horário, é só inverter os pinos nº1 e 3 na ligação

 

29 minutos atrás, Eder Neumann disse:

@Phenom_X4 o pino do meio fica soltão daí?

Oxeee... me confundi aqui pessoal... se ligar do jeito que falei a resistência não varia.... foi mal.....

 

a ligação é entre pino nº1 do pot no + da fonte, e pino nº2 no resistor de base do tip122...

( nesse caso o pino nº3 fica sem uso...)

2 horas atrás, Phenom_X4 disse:

ps. se você quiser inverter o sentido de giro do pot de anti-horário para horário, é só inverter os pinos nº1 e 3 na ligação

 

 

ps.2. como eu corrijo o post #4, não tem mais o botão editar....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Phenom_X4 disse:

ps.2. como eu corrijo o post #4, não tem mais o botão editar...

 

Infelizmente está complicado (pelo menos pra mim, e até então) saber de pronto qual é o moderador que está com os olhos e as mãos no tópico.

 

@jvmattoslins , você precisa considerar os limites de potência para o potenciômetro, e os limites de corrente para a base do transistor. E calcular o chamado "resistor de base" para obedecê-los nos extremos da escala de abertura do potenciômetro.

 

Tenha em conta que resistor e potenciômetro — que nada mais é do que um resistor variável — estarão "associados em série", controlando a corrente para a base do transistor.

 

A base do transistor terá a sua participação nos cálculos, com uma queda de tensão característicaPesquise (estude) sobre como calcular resistores para saturar transistores. Depois aplique o conhecimento aos parâmetros dos componentes que você tem.

 

As potências variáveis a serem dissipadas no resistor e no potenciômetro não podem ser negligenciadas nos cálculos. Amarre-os pelo limite de potência do potenciômetro. Ou você poderá "torrá-los", ou prejudicá-los em termos vida útil.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

 

Infelizmente está complicado (pelo menos pra mim, e até então) saber de pronto qual é o moderador que está com os olhos e as mãos no tópico.

 

@jvmattoslins , você precisa considerar os limites de potência para o potenciômetro, e os limites de corrente para a base do transistor. E calcular o chamado "resistor de base" para obedecê-los nos extremos da escala de abertura do potenciômetro.

 

Tenha em conta que resistor e potenciômetro — que nada mais é do que um resistor variável — estarão "associados em série", controlando a corrente para a base do transistor.

 

A base do transistor terá a sua participação nos cálculos, com uma queda de tensão característicaPesquise (estude) sobre como calcular resistores para saturar transistores. Depois aplique o conhecimento aos parâmetros dos componentes que você tem.

 

As potências variáveis a serem dissipadas no resistor e no potenciômetro não podem ser negligenciadas nos cálculos. Amarre-os pelo limite de potência do potenciômetro. Ou você poderá "torrá-los", ou prejudicá-los em termos vida útil.

Obrigado eu ainda n entendi uma coisa como faz a ligação   do potenciometro  ainda n entendi a parte de calculo está feita para n torrá-los .você teria como explicar a parte da entrada e saida do pontenciometro e como ligar ele ao meu circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, jvmattoslins disse:

você teria como explicar a parte da entrada e saida do pontenciometro e como ligar ele ao meu circuito.

 

Desculpe-me, não. O tipo de resposta que gosto de receber é como lhe respondi: nem vazia nem "dada" demais.

 

Alguns colegas foristas tem um entendimento político diferente. Passo a bola pra eles, então.

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...