Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Temperatura do ryzen 3 3300x


Ir à solução Resolvido por Mano.Orfeu,

Posts recomendados

Olá pessoa, recentemente acabei de montar meu primeiro pc gamer. 

Configurações: 

 

Processador: Ryzen 3 3300x

placa-mãe: Asus tuf game x570

Memoria: 4 GB 2400 mhz

Fonte: EVGA 500 Watts

Placa de video: RX 580 xfx nitro de 4 GB 

Gabinete: Gabinete Gamer K-Mex Pantera I - Janela Lateral de Acrílico - Suporta Water Cooler

 

Não sei se é preocupação mas a temperatura do cpu medida no speccy fica variando entre 55 a 72. Em stock e somente com o o navegador aberto. Sem eu fazer nada. Comprei tudo novo, tirando placa de vídeo e memoria ram. O resto está zero. comprei na kabum a pouco tempo. É normal esse ryzen 3 ficar nessas temperaturas mesmo sem fazer nada ? está calor onde moro. Mas to com um pouco e receio se ele não veio com defeito de fabrica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A temperatura ambiente influencia muito nas peças dentro do PC, mas no seu caso eu diria que tá aceitável, no caso 55 graus, agora 72 só com o navegador aberto é um pouco estranho sim. Já viu como está o VCore? Eu estava tendo problemas de temperatura com um 3200G, acabou que resolvi desativando o turbo boost, pois com ele ativado o VCore ficava sempre nas alturas e aquecia bastante o processador. Você pode observar a temperatura e o VCore com o próprio software da AMD, o Ryzen Master.

Mas por descarrego, você está utilizando alguma fan no gabinete?

Abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Jin Kazama disse:

A temperatura ambiente influencia muito nas peças dentro do PC, mas no seu caso eu diria que tá aceitável, no caso 55 graus, agora 72 só com o navegador aberto é um pouco estranho sim. Já viu como está o VCore? Eu estava tendo problemas de temperatura com um 3200G, acabou que resolvi desativando o turbo boost, pois com ele ativado o VCore ficava sempre nas alturas e aquecia bastante o processador. Você pode observar a temperatura e o VCore com o próprio software da AMD, o Ryzen Master.

Mas por descarrego, você está utilizando alguma fan no gabinete?

Abraço

Cara, to sem nenhuma fan a não ser o cooler box do próprio processador mesmo. Não manjo nada de mexer com Over nem essas coisas de VCore

adicionado 4 minutos depois

@Jin Kazama Será que é por que to sem nenhuma ventoinha que está chegando nessas temperaturas ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Scolta22 Bom, no caso recomendo fortemente colocar ao menos um fan exaustor na parte traseira do gabinete, pois está circulando um ar bem quente dentro do gabinete...se a temperatura ambiente estiver boa, e ao menos um fan como citei, e mesmo assim a temperatura estiver lá em cima.. baixa o Ryzen Master, e quando a temperatura estiver alta, manda um print da tela inicial dele aqui mesmo. Se for problema de vcore você tem duas alternativas, configurar manualmente ou, que no meu caso resolveu, desativar o turbo boost.

Vcore é a tensão do processador, aumentando a tensão, vai gerar mais calor, dessa forma irá aumentar a temperatura. É normal ele oscilar, e aumentar quando necessário, no meu caso o vcore estava fixo, só ficava com a temperatura alta até mesmo em idle 65 graus, resolvi da forma que citei.

Mas antes de mexer nessa parte, tente melhorar a refrigeração primeiro.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu tô em duvida se compro um watercooler em contra partida tava pensando em colocar uma fan em cima uma atrás e uma em baixo e três na parte da frente

adicionado 7 minutos depois
1 hora atrás, Noah Gustavo disse:

@Scolta22 Manda uma foto do seu gabinete, as vezes ele é o problema, pois se não tiver ventilação todo o calor gerado pelas peças fica no gabinete, virando um forno.

 

adicionado 8 minutos depois
8 minutos atrás, Scolta22 disse:

Bom eu tô em duvida se compro um watercooler em contra partida tava pensando em colocar uma fan em cima uma atrás e uma em baixo e três na parte da frente

adicionado 7 minutos depois

 

 

1595198866468.jpg

1595796873602.jpg

1595278985500.jpg

1595184385054.jpg

adicionado 9 minutos depois

No caso não tenho nenhuma fan e uso ele fechado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, acredito que uma fan traseira e se possível uma superior iria resolver boa parte do problema. Outra coisa que recomendo é retirar esse plástico do acrílico, com o tempo ele pode acabar criando marcas justamente por conta desses espaços entre o acrílico e o plástico. Isso aconteceu comigo, quando eu tinha um Bluecase BG 009, o acrílico ficou manchado.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Scolta22 Acho que é uma boa ideia, eu utilizo e recomendo o Cooler Master Masterliquid ML120L RGB TUF Gaming, tem um visual bacana e refrigera muito bem o processador. Tive uma diferença de 40 graus idle com cooler box pra 27 com o WC, e em full load 72 graus com o box para 60 (dependendo do jogo 58) com o WC. Sobre o gabinete, um fan superior e a outro na traseira ficaria ótimo, mas se quiser preencher todo o gabinete também fica muito bom.

Outro WC muito bom também é o sangue frio da PCYES, mesmo com essa época de pandemia eu considero um preço atrativo. Em promo normalmente ele bate R$250.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jin Kazama Eu estou de olho nessa fan de 120 ml. Mais minha duvida é se ela cabe no meu gabinete nas características dele consta que ele é compatível com fan de 120 ml mais tenho medo né...estava querendo colocar 6 dele. Uma em cima uma atrás uma em baixo e 3 na frente 

96508_2_1525380398_gg.jpg

adicionado 1 minuto depois

@Jin Kazama https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=96495

adicionado 1 minuto depois

@Jin Kazama Me manda o link do sangue frio 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Scolta22 Essa fan parece ser muito boa! Antes de eu comprar um kit com 6 da Gamemax estava de olho nela, mas a da Gamemax saiu mais barato, e quando fui pegar essa só tinha 3 no estoque. Eu estava buscando um fan sem RGB, o que é difícil nos dias atuais. Comprei pelo Mercado Livre:

spacer.png

Paguei R$95 com frete. Atualmente só tem da cor branca, se você gostou recomendo aguardar um pouco, pois quando favoritei essas, acabaram bem rápido. O estoque voltou 2 semanas depois.

Agora observando o sangue frio, ele acabou rápido no estoque, nem tô encontrando o link mais, porém, tem umas opções que considero viáveis.

Deepcool Gammax R$329 na Terabyte: 

https://www.terabyteshop.com.br/produto/12633/water-cooler-deepcool-gammaxx-l240t-led-blue-240mm-intel-amd-dp-h12rf-gl240tb?gclid=CjwKCAjwn9v7BRBqEiwAbq1Ey70xKdV8NwNlNYl5axJOzlQI_uCpYAcIdy2lNoN2-wLvabUX0MvexRoCdbAQAvD_BwE

 

Pichau Gaming Aqua R$369:

https://www.pichau.com.br/hardware/cooler-processador/water-cooler-pichau-gaming-aqua-x200-rgb-pg-aqx200-rgb

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jin Kazama Entendi men. Bom, eu achei essa mais moderna. em questão de estética pro meu pc acho que vai ficar bonito sim. após ter colocado as fans ai sim acho que u watercooler seria lega, e ainda comprar pasta termina de competição pra realmente dar uma abaixada cabulosa nesse processador. 

96508_2_1525380398_gg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Jin Kazama Tenho mais uma duvida cara. Eu tentei instalar o Windows 7 no meu pc mais aparece uma mensagem dizendo (Um driver de dispositivo de unidade de CD/DVD obrigatório está faltando ) ai não consigo instalar o 7 nisso tentei instalar o Windows 8 mais da uma tela azul com o Windows 10 eu baixei a iso direto da Microsoft e ai sim consegui instalar. Será que com o 8 e o 7 meu setup não é compatível ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Scolta22 Bom, os Ryzen não tem suporte ao Windows 7, e se eu não me engano Intel a partir da sétima geração também não. Recomendo baixar a ISO mais recente do Windows 10 no site da Microsoft e instalar. Isso também vale para o Windows 8. Usar, você até pode, mas vai faltar atualizações importantes, o que pode gerar alguma dor de cabeça. No caso da sua dúvida, você está utilizando um pendrive bootavel? Mas vai por mim, vai direto no 10.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!