Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

C++ Como criar um sistema operacional com a linguagem C++


Posts recomendados

Até onde eu sei, Sistemas operacionais não tem arquitetura simples. Não existe sistema operacional "simples" e você ficaria uns bons meses programando para ter um resultado medíocre. Para Fazer isso, teria que trabalhar com uma boa interface gráfica e com Programação Orientada a objetos, juntamente com muitos arquivos de texto e com muitas imagens. Daria bastante trabalho mas daria certo se você fizesse um curso de alguma interface gráfica compatível com o C++ e com muita paciência e amor. Se você quer fazer isso por curiosidade, acho uma boa ideia, embora custe bastante tempo, acredito que bem mais do que fazer um jogo.

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Partindo do principio que você deseja desenvolver um sistema operacional do zero deve ter um conhecimento bastante razoável de C++, Assembly e hardware. Acredito que uma boa forma de aprender é estudar o código de quem o fez, tente procurar nos repositórios do GitHub pequenos projetos, pode ser uma boa para tentar entender como funciona o desenvolvimento de um SO na pratica.

 

Aqui pode ser um bom ponto de partida: https://wiki.osdev.org/Main_Page

 

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, tenho mais de uma formação na área, nunca tive tamanha ambição, hj em dia sou professor, e desenvolvo programas sob medida pra quem precisa, te falar q tem programas q chegam facilmente nas 10K 20K linhas de código, são semanas, meses de ajustes pra ficar como o cliente quer.....

eu recomendo começar por algo mais simples q um sistema operacional...e com C++ é bem pouco pra fazer um SO rodar do zero numa maquina....já foi comentado sobre assembly, está ai algo q você precisa e muito dominar pra pensar em algo tão complexo e profundo....

tem literatura q pode te clarear a mente, livro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique makergames    como disse o @Benjamin Breeg  , é com o assembly que se inicia o boot do sistema operacional , como nesse , que o sr fergonez  fez em 2007 , e está nesse Link :    https://www.fergonez.net/articles/sistoper

ele só tem uma função , mostrar uma mensagem na tela , e a partir daí , você precisará criar outras funções , como fazer cálculos ,  implementar  gráficos para colocar desenhos na tela , e outros . . . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!