Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Setup novo não liga nem ventoinhas


Ir à solução Resolvido por F4b10,

Posts recomendados

Pessoal, boa noite. Estou com um problema que já encheu o saco e estou mega preocupado.

 

Comprei hoje uma placa-mãe, fonte, 2 pentes de memória ram e um processador novinhos. Montei ele em um gabinete antigo que tinha para um sistema intel que tinha há 10 anos e logo em seguida também coloquei uma placa de vídeo usada minha.

 

Quando fui apertar o botão pra ligar, nada...

Nada rodava, nem ventoinha, nem mesmo a ventoinha da fonte.

 

Não sei porque isso acontece, mas tenho um palpite, enquanto olhava o manual da placa-mãe, notei que o Front Panel tinha dois pinos correspondentes à dois conectores positivos e um conector negativo na parte "Power". Achei estranho pois na minha vida eu só vi Front Panels com um conector "+" e um conector "-". Por acaso eu teria que comprar um gabinete com dois conectores "+" para encaixar na placa? Isso é novo pra mim, por isso acho muito improvável, quero que isso seja minha solução de último recurso pois não estou afim de comprar outro gabinete...

 

Gostaria de ouvir suas sugestões. Meu setup é:

 

Placa-mãe: Biostar A320Mh ver. 6x

RAM: 2 x 8GB DDR4 (16GB)

CPU: Ryzen 3 3200g 3.6ghz

GPU: XFX Radeon R9 280x 3GB GDDR5

HD: 1TB

Fonte: DT3 Sports BX700

 

MVIMG_20201020_230951.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses pinos com dois ++ é o conector do LED do power, ele tem 2  pios + pra servir tanto com conectores normais quanto gabinetes que tenham os pinos mais afastados, o que eu também nunca vi, mas nem precisa conectar se for pra teste pois a placa funciona sem eles, ele só serve mesmo pra acender o LED que indica que o PC ta ligado.

 

Ja que o gabinete é antigo tentou encostar uma chave direto nos 2 pinos On/Off pra ver se a placa liga? ou então trocar o conector de power pelo de Reset e tentar ligar o PC pelo botão de reset? checou a chave de liga/desliga atras da fonte?

 

Se nada disso resolver é o caso de revisar a montagem com calma, as vezes você deixou um espaçador do gabinete no lugar errado, encostando na placa-mãe e causando um curto, ou algum parafuso preso entre a placa e o gabinete, nesse caso a proteção contra curtos da fonte não permite que ela ligue.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, vou montar e desmontar. Ainda bem que minha fonte é nova. Realmente tive um problema com espaçador... Tinha enfiado um parafuso muito grosso e três espaçadores tinham ficado presos, pedi a ajuda do meu irmão para segurar os espaçadores com alicate enquanto eu rodava os parafusos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok, segui sua sugestão e tirei tudo do gabinete. Montei o PC fora do gabinete e funcionou! Agora fui colocar em outro gabinete que tenho aqui, com outros parafusos mais novos e quando fui ligar deu a mesma coisa! Só funciona fora do gabinete. E agora?

 

Esse outro gabinete também é de um sistema intel antigo. To achando que devo comprar um gabinete para sistemas AMD, certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Se a placa funcionou fora do gabinete resta a hipótese de ter algum metal do gabinete encostando onde não devia, em gabinetes grandes, que suportam tanto placas ATX quanto micro ATX, os suportes e espaçadores são reposicionáveis, é preciso prestar atenção extra pra ver se não tem nenhum suporte fora dos furos da placa, encostando direto na placa, outra hipótese é a chave do gabinete estar estragada, com fio partido...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!