Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gabinete influencia na Temperatura?


Posts recomendados

Boa noit pessoal 

 

Eu sei que já tem tópicos com esse assunto mas é que tenho algumas perguntas mais específicas pra fazer e tal, enfim...

 

Tenho um PCzinho aqui com XFX RX 570 4GB e ela pega uma temperatura chatinha jogando Far Cry 5, isto é, chega a bater 90ºC. Meu gabinete é pequeno, fica tudo apertado dentro dele (é um SRM-01 Rosewill, creio) e já ouvi falarem que esse é um dos motivos do aquecimento excessivo, daí eu tenho várias dúvidas pra esse tópico aqui

 

1. Se eu comprar um gabinete maior eu vou ter mudança significativa nessa temperatura?

 

2. Se eu acabar não conseguindo fazer upgrade na refrigeração (seja comprando gabinete maior, fan nova etc) a placa de video é danificada de alguma forma, qualquer forma, por ser utilizada em 90ºC o tempo todo?

 

3. Mexer na velocidade das fans da RX570 pelo MSI Afterburner causa algum dano, sei lá, reduz a vida útil?

 

Agradeço aí se alguém responder :)

 

configuração que eu lembro agora do meu PC:

 

placa-mãe: só lembro que é H310M

Gpu: xfx rx570 4gb

cpu: i3-9100F

ram: 1x8 2400 ou 2666mhz, não lembro qual das frequências 

fonte: evga 600w 80 plus bronze

gabinete: srm01 mini tower rosewill

Armazenamento: 1 HD de 500gb velhão que tá todo ruim kkkkkk 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, mandypeppermint disse:

1. Se eu comprar um gabinete maior eu vou ter mudança significativa nessa temperatura?

Não é questão de ser "maior", é questão de que seu gabinete não tem entrada, ou qualquer fluxo de ar. Você poderia comprar um gabinete do mesmo tamanho, que se bem projetado, iria resfriar do mesmo jeito que um maior igualmente bem projetado (vento que venta lá, venta cá).

 

9 minutos atrás, mandypeppermint disse:

2. Se eu acabar não conseguindo fazer upgrade na refrigeração (seja comprando gabinete maior, fan nova etc) a placa de video é danificada de alguma forma, qualquer forma, por ser utilizada em 90ºC o tempo todo?

É uma temperatura perigosa a long prazo.

 

9 minutos atrás, mandypeppermint disse:

3. Mexer na velocidade das fans da RX570 pelo MSI Afterburner causa algum dano, sei lá, reduz a vida útil?

Não causa nenhum dano, mas pode reduzir marginalmente a vida útil dos fans, a final trata-se de um componente mecânico com rolamentos e lubrificação.

 

Dito isso, é fácil repor um fan, mas difícil repor um chip inteiro, então dê prioridade para a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Imakuni obrigada. Então, já que tô com a dúvida do gabinete, o que você acha desse aqui?

 https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-rainbow-6-preto-lateral-acrilico

 

Pensei em aproveitar que vou comprar um gabinete novo e já pegar um bonitinho também, e achei esse bem da hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, mandypeppermint disse:

@Imakuni obrigada. Então, já que tô com a dúvida do gabinete, o que você acha desse aqui?

 https://www.pichau.com.br/hardware/gabinete/gabinete-gamer-aigo-rainbow-6-preto-lateral-acrilico

 

Pensei em aproveitar que vou comprar um gabinete novo e já pegar um bonitinho também, e achei esse bem da hora.

O primeiro filtro que você tem que aplicar é: se a fonte é na parte de cima = gabinete ruim. Ou seja, não pegue esse.

 

E já dando um spoiler, o segundo é ter entrada de ar óbvia. Esse que você escolheu tem um pouco, mas é bom escolher um com mais, seja pela lateral ou pela frete mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveitar que tenho essa lista salva aqui que peguei de um post e adicionei mais alguns gabinetes, dê uma olhada nesses abaixo. Adianto que alguns custa de R$300 a mais de R$800. Mas vale a pena.

 

Aerocool Aero 500G RGB BK
Aerocool Aero One 
Aerocool Aero One Frost
Corsair Carbide Series SPEC-DELTA
Corsair Carbide SPEC-04
Corsair iCUE 220T Airflow
Cougar MX330-G
Cougar MX410 Mesh-G
Deepcool E-Shield
Deepcool Matrexx 55 Mesh
Galax Nebulosa (Micro ATX)
Thermaltake Comander C35 TG ARGB
Thermaltake Core X31
Thermaltake Versa J24
Nox Hummer Nova
Nox Hummer TGM
Nox TGF
Nox Hummer Quantum
Sharkoon VG7-W
Sharkoon VG6-W
Sharkoon TG5
Sharkoon REV200
Rise Mode Glass 07
Rise Mode Glass 04
Redragon Wheel Jack White
Redragon SIDESWIPE
Cooler Master Masterbox MB511 TG
Cooler Master MB511

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, mandypeppermint disse:

1. Se eu comprar um gabinete maior eu vou ter mudança significativa nessa temperatura?

Nop, pense assim, o @NIGHT FALL criou esse raciocínio, se você botar uma churrasqueira elétrica ligada dentro do seu quarto com janelas e porta fechadas, não vai ficar muito calor? No PC é a mesma coisa.

Compre fans e um gabinete novo que tenha compatibilidade com Fans nos quatro principais lugares: teto, frente, embaixo e atrás. Lhe recomendo este: Link aqui

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mandypeppermint

Antes de você comprar um novo gabinete faça o seguinte:

 

Baixe o HWMonitor, deixe ele aberto e vá jogar Far Cry 5.

Depois verifique na primeira aba da placa-mãe o valor do Vcore e poste aqui. Eu acredito que a tensão do seu processador tá alta demais. 

 

Tenho dois gabinetes Mini-ITX mal ventilados e nenhum deles as temperaturas batem 90ºC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Gpu  estava em 82ºC e o que você pediu estava assim:

CPU VCORE

Valor: 1.068V

Mínimo: 1.044V

Máximo: 1.116V

 

Depois foi assim:

 

GPU em 85ºC 

1.080V no valor atual,  min e max estavam iguais ao anterior.

 

Em ambos testes a GPU estava programada pra rodar as fans automaticamente, sem alteração manual nenhuma em lugar nenhum.

 

Não consegui bater 90ºC, é raro acontecer.

 

EDIT: consegui fazer bater 89ºC e tá assim:

Screenshot_20201023-234125.png

Screenshot_20201023-234822.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!