Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um watercooler h100i v2 aguenta esfriar um i9 9900k sem problemas?


Posts recomendados

@Ornitotheus Minha fonte é uma EVGA 600w bronze 80-plus. Quanto ao overclock eu vou usar provavelmente o que vem padronizado com o processador, nunca mexi com overclock porque sou leigo no assunto e tenho medo kkkk. Eu tenho um i7 8700 e vou ter que trocar pois o mesmo está superaquecendo mesmo depois de ter trocado a pasta térmica, sendo que tenho um watercooler e meu gabinete resfria bem, até levei num técnico e o mesmo disse que o i7 estava batendo uns 85c agora ele fica em torno de 50-75 ingame, o que está gerando uma perda de desempenho em alguns jogos.

Se voce quiser me recomendar algo que eu possa tentar fazer pra tentar melhorar a temperatura do meu i7 8700 eu agradeceria, pois já fiz tudo que eu sei e o que me disseram pra fazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@idfcatall

Baixe o HWMonitor, deixe ele aberto e repita o teste que levou o processador a 85⁰C.

Na primeira aba do HWMonitor fica a placa-mãe, verifica o valor máximo que o Vcore antigiu e posta aqui.

Eu acho que a tensão do seu processador tá muito alta. 

Qual é o modelo da sua placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@idfcatall

Dá pra baixar o Vcore, mas antes de tudo refaça o teste e deixe somente a opção "FPU" acionada.

quando você seleciona as demais você divide a carga. Isso vai dar uma carga de stress a mais na CPU.

Deixe o teste por uns 15min.

Vcore de 1.280v é alto para um CPU não "K".

O meu irmão com esse processador trabalha à 1.200v, mas esse valor vária de PC pra PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caso o radiador tenha sido instalado no topo, as fans devem ser instaladas como exaustão, soprando para fora do gabinete.
Se estiver na frente, as fans devem ser instaladas como injeção de ar, captando ar para o interior do gabinete.

 

Verifique se o backplate foi fixado corretamente, veja essa foto aqui.

 

A bomba precisa funcionar com controle de rotação desativado na bios.
Caso contrário a variação de volta,gem afetará o fornecimento de energia, prejudicando o motor da bomba.
Na bios procure pela opção Q-Fan e deixe o conector da bomba em full speed.
Imagino que seja parecida com essa tela aqui.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Mudei a opção do Q-Fan e realmente parece ter dado uma melhora, mas ainda n está 100%, mas te agradeço. Quanto ao backplate, n tenho ideia de como mexer nisso, mal sei abrir meu pc sozinho, ent busco n mexer nessas coisas que n entendo

@Diego Both Notou algo de estranho na segunda print que mandei?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha esquecido de perguntar se o water cooler ainda estaria dentro do prazo de garantia.
A Corsair tem 5 anos de garantia nacional.

 

O backplate é fixado atrás da placa-mãe.
Sugeri verificar para o caso de não ter fixado corretamente.

 

Essas temperaturas parecem um pouco alta, apesar do teste do Aida ser bem pesado.

 

Recomendo testar com o utilitário da Intel aqui e o Cinebench R15 aqui.
Veja como ficam as temperaturas com esses utilitários.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EdsonSM Como faço para testar no utilitário da intel? Baixei aqui, mas n consegui compreender mt bem

 

@EdsonSM Ele fez um teste quando abri ele pela primeira vez, se for isso, este foi o resultado:

--- IPDT64 - Revision: 4.1.4.36
--- IPDT64 - Start Time: 25/10/2020 20:47:55

----------------------------------------------
-- Testing
----------------------------------------------
CPU 1 - Genuine Intel - Pass.
CPU 1 - BrandString - Pass.
CPU 1 - Cache - Pass.
CPU 1 - MMXSSE - Pass.
CPU 1 - IMC - Pass.
CPU 1 - Prime Number - Pass.
CPU 1 - Floating Point - Pass.
CPU 1 - Math - Pass.
CPU 1 - GPUStressW - Pass.
CPU 1 - CPULoad - Pass.
CPU 1 - CPUFreq - Pass.

IPDT64 Passed
--- IPDT64 - Revision: 4.1.4.36
--- IPDT64 - End Time: 25/10/2020 20:51:42

----------------------------------------------
PASS

@EdsonSM Acredito que esteja sim dentro da garantia, comprei o watercooler em 2018. Mas você acha que o problema talvez esteja no watercooler mesmo? porque eu realmente nao queria ter que trocar de processador, pois o i7 8700 é mt bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Opa, só consegui testar isso agora desculpe, mas enfim, tentei fazer isso que você disse e n consegui, quando coloco em MANUAL MODE uma outra caixa se abre (como mostra a foto a baixo), só que eu n consigo alterar o conteúdo dessa caixa, nela está escrito 1.700 e se eu colocar 1.200 ela automaticamente volta para 1.700 :(

a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão do seu processador tá alta de mais.

Faça esse procedimento:

Na BIOS, na aba "AI Tweaker", procura CPU CORE RATIO, coloque em Sync All Cores.

Desça até a aba BCLK AWARE E ADAPTIVE VOLTAGE e marque DISABLED.

Na aba Ai Tweaker, procure "CPU Core/Cache Voltage", coloque em "MANUAL MODE" e digite na caixa que vai abrir 1.200v.
Ainda na aba "AI Tweaker", procure "Digi + VRM", dentro "CPU Load-line Calibration" coloque em level 4. Isso vai evitar as quedas bruscas na tensão.


Desça lá e veja se habilita.
Depois das alterações dê F10 e salve.

Baixe o HWMonitor, deixe ele aberto e inicie os testes, depois verifique o Vcore máximo atingido e temperatura do processador.
 

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Diego Both Consegui fazer quase tudo que você me disse, menos trocar aquela caixinha de 1.700v para 1.200v, toda vez que troco ela volta pra 1.700v, até gravei um vídeo mas n da pra mandar aqui, mas é basicamente isso, qualquer valor que eu coloco ela volta pra 1.700, n sei como arrumar.

Posso testar o pc mesmo assim ou essa opção é mt importante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!