Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Water Cooler Cooler Master Masterliquid ML240L V2


Posts recomendados

i ai galera, é normal o Masterliquid ML240L V2 dar uma girada forte e depois uma lenta? ele só fica nisso.

placa-mãe:       M5A99X EVO R2.0
processador:    FX-8350 OC
fonte:               CORSAIR CX750M (bronze)

- as imagens 01 e 02, são de um cenário normal, só usando o sistema operacional.
- não uso antivírus.

imagem_2020-10-25_162039.png

imagem_2020-10-25_162225.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Imagino que tenha ligado a bomba no cpu fan e as 2 fans no cpu opt.
A instalação está correta, com a bomba funcionando na máxima e as fans sendo controlada pela placa-mãe.
Mas caso a bomba tenha sido ligada no cha fan, será necessário desativar o controle de rotação desse conector na bios.

 

Pelos prints as temperaturas do processador (Package) estão normais.
Se quiser, instale o AMD Overdrive disponível aqui.

Esse utilitário mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite.
A soma da temperatura Package com a margem térmica resultará nessa temperatura limite de 70 C.

 

Não sei entendi a sua dúvida, você diz que notou oscilações e ruído das fans do water cooler?
É comum mesmo com cpu em idle ter algum processamento em segundo plano.

 

Talvez a curva de rotação padrão do cpu (segundo print) seja um pouco agressiva, priorizando desempenho ao custo de ruído.
Já tive placa da Asus com curva de rotação padrão mais suave, compare com esse aqui.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muito obrigado Edson, a instalação está correta, vi em vários canais e fórum.

sim, a temperatura está normal, só que está bem abaixo do normal.

usei o AMD Overdrive e não entendi muito bem aqui... é chato não entender isso.

 

vou colocar uma imagem aqui em baixo, se é isso q você quis dizer "mostra a margem térmica que são os graus faltantes para atingir a temperatura limite"

minha duvida é de usuário preocupado hahahahah, water cooler caro e nunca tive, acredito que está tudo certo mesmo, ele não chega a fazer barulho direito e esfria muito bem.

então, eu também achei bem agressivo, mas, como vou diminuir essa rotação? 
já está no minimo (standard). vou colocar outra imagem para você ver.

 

 

e obrigado pela resposta. 

01.jpg

02.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dividir as respostas para facilitar a leitura:

 

Curva de rotação:

Spoiler

Creio que na bios deve encontrar as opções: Cpu Fan Min Duty Cycle 30% e Cpu Max Duty Cycle 100%
As fans aumentam de rotação gradativamente conforme for a temperatura de 30% até 100%.
É possível customizar essa faixa de rotação, digamos 20% a 80%.

 

Outra opção seria pelo Fan Expert, que permite selecionar o perfil de rotação, veja esse print aqui.
Tente o modo Silent.

 

Se quiser, você pode também fazer um fan curve pelo modo User, veja esse print de exemplo aqui

Apenas o cuidado de não diminuir demais a rotação em temperaturas mais altas.

 

 

Existem três temperaturas que são distintas:

 

1) A temperatura CPU que aparece na bios e pelo utilitário da Asus se refere ao socket do cpu.
Ela não deve ser confundida com a temperatura do processador em si.
Essa temperatura não é confiável com o processador em load, mas daria uma ideia da temperatura real em idle.

 

2) O Package/Cores que aparece no HwMonitor mostra a temperatura do processador.

Um detalhe dos processadores FX é que a temperatura não é absoluta.
O sensor é digital sendo a temperatura calculada a partir de uma fórmula:

Spoiler

Why is the temperature of my FX, Phenom, Athlon based processor lower than the ambient temperature?
Starting with the Phenoms, AMD's digital sensor no longer reports an absolute temperature value anymore, but a reading with a certain offset, which is unknown. It is estimated that this offset is between 10 - 20c.

 

O inconveniente dessa arquitetura é que as temperaturas são confiáveis somente a partir de 35 C - 40 C.
É bem comum relatos de temperaturas bem abaixo do normal quando o cpu está em idle, veja esse print aqui.

 

3) A Margem térmica aparece no menu de status da cpu, veja esse print aqui.
A soma da temperatura Package com a Margem Térmica resulta no limite de 70 C.
 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

primeira parte:

- Sobre a BIOS, não sou um usuário experiente, então vou deixar como estar. 

- O Fan Expert no modo Silent, usar 69% do water cooler, quando atingir os 67 ºC. link  Não é ariscado? 

 

- Então, esse ai eu gostei o USER, configurei aqui e ficou bom, aparentemente. link

 

segunda parte:
 

1) sim sim, essa parte eu já sei, essa leitura de temperatura não é relacionado diretamente ao processador. 🤙

 

2) entendi, não sabia desse, muito bom saber que existe essa variação. link (uma imagem de como está atualmente)

 

3) valeu, entendi, veja como está. link

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, sei que o nível de ruído é subjetivo para cada um, você achou essas fans muito barulhentas?
Já tive diversas fans da CM, algumas achei o nível de ruído mais aceitável e outras acho que podiam ser menos barulhentas.

 

Já tive configurações com placa-mãe da Asus.
Praticamente não vi muita diferença nas temperaturas entre os perfis padrão e silent.

Com relação a curva do segundo print acho que ficou bom, o importante é manter um desempenho com nível de ruído mais tolerável.

 

Já testei também fans na máxima e não vi um ganho tão significativo em comparação com rotações em 1300 rpm.
Se tiver curiosidade, faça esse teste com as fans no perfil Disabled e compare os resultados.

 

As temperaturas estão normais e parece que você fez até um over significativo.

 

Já executou algum teste?
Se quiser execute o teste do Cinebench R15 aqui ou o R20 aqui e verifique as temperaturas.
Recomendo manter uma folga com relação ao limite, digamos até 62 C ou margem térmica de 8 C - 10 C.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

- Eu não achei nem um pouco barulhento, estou impressionado com o som, super tranquilo.

- Testei o Silent e o User, e deu uma diferença aqui. O que eu configurei ficou melhor (User mod) 
  O desempenho ficou ótimo para o que eu uso e o ruido, como disse antes, super de boa. Ah, eu fico o dia inteiro com o fone, ajuda a não escutar o som de fora ( FONE )

 

- Então, testei o cooler no máximo, fui lá no Fan Expert, coloquei em Turbo e não vi diferença, como se o Water Cooler se ajusta-se sozinho.

- Sobre o Over, estou o dia interior testando aqui, apanhando, mas agora foi. Esta em 4.5 estável o Over 

 

- sim sim. Eu fiz esses testes. test

- não conheço esses programas, mas eu vou baixar e testar.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!