Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Me dêem dicas para Overclock de RAM com b550 + ryzen 3 3100.


ALMMIRON

Posts recomendados

Tenho:
- OC da gigabyte (modelo mais básico entre as b550)
- ryzen 3 3100 stock cooler
- 2x8gb pentes em dual channel: kingston c-die de 3000mhz e uma geil potenza 3000mhz b-die. O perfil xmp da placa-mãe deixou operando em 3000 cl16 (estava em 2400 por padrão).

Nunca mexi com overclock anteriormente. Ouvi dizer que pode dar uma melhorada em relação a taxa mínima do FPS de certos games.

Então coloquei o ryzen master, deixei em automatico, aumentou 100mhz, e cpu nao passou dos 60º. Não quero ir muito além por conta do stock cooler.

Quero deixar as ram em 3200, mas tenho receio de danificar, pois entendo zero do assunto.

 

https://postimg.cc/gallery/DLkZhdC

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte da RAM é fácil, não precisa mexer que a falta de núcleos do processador vai limitar mais do que OC na RAM vai ajudar. Se quiser tentar mexer, pode por a tensão dela em 1.4v e tentar aumentar o clock, mas é bem possível que você não chegue a lugar nenhum sem ajustar os timings.

 

Quanto ao processador, comece descobrindo o máximo de tensão que você pode colocar, ou seja, fixe a tensão e deixe uns ~20min rodando Prime95 small FFT. Vá ajustando, e quando a temperatura chegar em ~80C, esse é o seu máximo. A partir daí, é questão de ver quanto você pode aumentar a frequência.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, ALMMIRON disse:

voce acha mesmo que no meu caso específico o over vale a pena? Bem vou fazer isso que disse com a tensão, pelo menos vou aprendendo a fuçar.

Como eu disse, o problema principal é o processador relativamente fraco. É claro que OC vai dar uma ajuda, mas não vai resolver o principal.

 

Em todo caso, tem gente que se diverte tunando a máquina. Se você é uma dessas pessoas (bem vindo ao clube), já vale só pela experiência.

 

3 minutos atrás, ALMMIRON disse:

SObre a ram também, preciso achar um guia bom sobre os timings e subtimings, é grego pra mim. Valeu.

Boa sorte, é tentativa e erro. Saber o que são os timings é legal e tal, mas no fim das contas não muda muito o que você tem que fazer: balancear a contradição entre aumentar o clock o máximo possível e reduzir os timings tanto quanto puder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SIm, acho que deveria deixar claro meu caso específico sobre over: Primeiramente é aprender mesmo, sei que nao faz milagre.

 

Em segundo lugar, para melhorar as mínimas do fps com minha rx 580 8gb, até que segura boa partes dos jogos em boa qualidade 1080p (monitor de 75hz). Mas tem uns engasgo em alguns jogos, que acredito ser possível evitar com esse over de leve. Então mesmo só aprendendo pra ter certeza.

 

mais uma vez, valeu e tamo junto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!