Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador notebook


Posts recomendados

Então pessoal, eu tenho um notebook bem antigo (nem tanto) e gostaria de fazer um upgrade nele, já coloquei mais memoria ram e ssd, mas gostaria de trocar o processador dele que é um I3 2350m 2.30ghz, estava vendo e me deparei com um i7 3610QE que tem o mesmo socket rpga 988b porém o chipset dele é QM67,HM65,QM77 e o meu é HM67 teria de fato falta de compatibilidade ou teria como colocar? (desculpe a pergunta sou leigo) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Soares de paula Mesmo que o notebook tenha socket com CPU removível, que o CPU seja compatível com a placa-mãe do notebook (que tem que ser suportado pela BIOS por sinal, não somente pelo socket), e que de alguma forma você consiga adquirir a CPU nova por um preço que não justifique a substituição do notebook inteiro, ainda tem o problema do arrefecimento. Se a solução de arrefecimento não for suficiente (e geralmente não é) para uma CPU como a citada que presumo ter um TDP bem maior, então você ficará com uma CPU que fará thermal throttling constantemente (se não queimar ou desligar), o que pessoalmente me faz pensar que não compensa o transtorno. Os notes novos hoje tem custo alto por causa do dólar, mas dá para encontrar modelos da Lenovo e Acer com CPU Ryzen 5 3500U, com desempenho que é quase o dobro do 3610QE e com GPU integrada de desempenho muito bom (Vega 8), por preços pouco acima de 3 mil, o que deve ter boa queda durante a Black Friday e similarmente (ou melhor) após as festas de fim de ano.

Considero que o gasto adicional pode parecer alto, mas você terá uma bateria nova, um hardware novo compatível com novas tecnologias (inclusive M.2 NVMe), com garantia e perspectiva de durabilidade de mais 5 a 10 anos. 

Nota, o S145 com Ryzen 5 3500U e 8GBs de RAM está custando hoje 2999 reais na loja Lenovo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que esse processador não vai dar certo, porque mesmo se tiver o mesmo soquete você tem que olhar mais algumas coisas, como tdp que desse i7 é maior, ele tem 4 núcleos em vez de 2 que é o seu, ou seja ele é bem mais potente e vai gastar mais energia e esquentar mais nesse processo, e talvez sua placa-mãe não aguente, ou até mesmo a bios nem reconheça ele.

 

veja os que podem ser compatíveis com o seu, os que tem 35w

 

https://www.cpu-upgrade.com/CPUs/Intel/Core_i3_Mobile/i3-2350M_(PGA).html

 

obs:ja vi um caso que o note nem liga, e não sei se gastar uma grana nesse upgrade vale a pena, pois os mesmos são bem antigos.

eu possuo um i7 4712 hq que ja foi muito bom pra notebook, ele ainda é pra min, mas é antigo, e se fazer um comparativo perde feio pra um ryzen 3.acho que vale mais a pena investir em memoria e sss, além disso só comprando outro.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/10/2020 às 07:03, Douglas Soares de paula disse:

Então pessoal, eu tenho um notebook bem antigo (nem tanto) e gostaria de fazer um upgrade nele, já coloquei mais memoria ram e ssd, mas gostaria de trocar o processador dele que é um I3 2350m 2.30ghz, estava vendo e me deparei com um i7 3610QE que tem o mesmo socket rpga 988b porém o chipset dele é QM67,HM65,QM77 e o meu é HM67 teria de fato falta de compatibilidade ou teria como colocar? (desculpe a pergunta sou leigo) 

Sim amigo teria, no caso o chipset da sua  placa-mãe é h67, ou seja de segunda geração, se você tentar colocar um i7 de terceira não irá funcionar, eu digo isso porque já tentei fazer o mesmo!

Mas você pode tá colocando i7 de segunda geração, porém recomendo um i5 2450M é um bom processador pra notebook, e sempre se lembre disso:

Se o upgrade for sair caro demais, é melhor nem gastar ok 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...