Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de processador notebook


Posts recomendados

Então pessoal, eu tenho um notebook bem antigo (nem tanto) e gostaria de fazer um upgrade nele, já coloquei mais memoria ram e ssd, mas gostaria de trocar o processador dele que é um I3 2350m 2.30ghz, estava vendo e me deparei com um i7 3610QE que tem o mesmo socket rpga 988b porém o chipset dele é QM67,HM65,QM77 e o meu é HM67 teria de fato falta de compatibilidade ou teria como colocar? (desculpe a pergunta sou leigo) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Douglas Soares de paula Mesmo que o notebook tenha socket com CPU removível, que o CPU seja compatível com a placa-mãe do notebook (que tem que ser suportado pela BIOS por sinal, não somente pelo socket), e que de alguma forma você consiga adquirir a CPU nova por um preço que não justifique a substituição do notebook inteiro, ainda tem o problema do arrefecimento. Se a solução de arrefecimento não for suficiente (e geralmente não é) para uma CPU como a citada que presumo ter um TDP bem maior, então você ficará com uma CPU que fará thermal throttling constantemente (se não queimar ou desligar), o que pessoalmente me faz pensar que não compensa o transtorno. Os notes novos hoje tem custo alto por causa do dólar, mas dá para encontrar modelos da Lenovo e Acer com CPU Ryzen 5 3500U, com desempenho que é quase o dobro do 3610QE e com GPU integrada de desempenho muito bom (Vega 8), por preços pouco acima de 3 mil, o que deve ter boa queda durante a Black Friday e similarmente (ou melhor) após as festas de fim de ano.

Considero que o gasto adicional pode parecer alto, mas você terá uma bateria nova, um hardware novo compatível com novas tecnologias (inclusive M.2 NVMe), com garantia e perspectiva de durabilidade de mais 5 a 10 anos. 

Nota, o S145 com Ryzen 5 3500U e 8GBs de RAM está custando hoje 2999 reais na loja Lenovo.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites