Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Queria saber qual será mais ou menos a longevidade de meu pc por completo.


Posts recomendados

Bom dia, tenho uma rtx 2060 super, i5 10400f, memória ram 2x8 2666. Queria saber qual a longevidade desse pc para jogos competitivos no low e jogos campanha entre médio e ultra, ambos em 1080p. 

 

OBS: quando eu precisar fazer upgrade, o que terei que trocar primeiro?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

Bom dia, tenho uma rtx 2060 super, i5 10400f, memória ram 2x8 2666. Queria saber qual a longevidade desse pc para jogos competitivos no low e jogos campanha entre médio e ultra, ambos em 1080p. 

Se a meta for 60Hz, provavelmente alguns anos, sendo na melhor hipótese, 5 anos no limite do aceitável.

 

42 minutos atrás, Arthur Pineli de Sá disse:

OBS: quando eu precisar fazer upgrade, o que terei que trocar primeiro?

Vai depender da demanda dos jogos futuros, mas pode ser tanto o processador quando a placa de vídeo. Na prática será aquela peça que vai incomodar mais quando aparecer um gargalo notável.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arthur Pineli de Sá Os últimos 3 PCs que montei para mim duraram 3 a 5 anos, isso montados com componentes mid/high end, antes de eu ter que fazer um upgrade substancial. No geral GPUs mid/high (a 1060 e 2060 por exemplo) vão durar 3 anos até não ser mais possível rodar os jogos com alta qualidade, aí quanto tempo você vai tolerar a perda de qualidade gráfica vai depender de você. Esse ano mesmo eu consegui adiar meu upgrade porque não tinha nenhum jogo realmente interessante que me compelisse a fazer um upgrade. Quando saiu o witcher 3 eu fiz o upgrade logo em seguida, pois o desempenho da minha antiga GPU não era suficiente para jogar com bom desempenho e qualidade. Depois que o Cyberpunk sair eu devo passar pela mesma situação. Vamos ver se aguento esperar o mercado estabilizar para fazer um bom upgrade.

 

Meus clientes, por outro lado, costumam ser bem mais tolerantes do que eu nesse sentido, e fazem upgrades mais espaçados. Geralmente de 5 a 6 anos entre upgrades, mas eles geralmente gastam bem mais em cada upgrade e preferem componentes high end do que mid/high (GPUs como 1070/1080 ou 2070/2080 + CPUs como i7 ou Ryzen 7). O gasto inicial é mais alto no caso deles, mas geralmente o ganho em longevidade não é diretamente proporcional. Gastar o dobro nesses componentes não assegura o dobro de durabilidade, mas sim uma sobrevida de 1 a dois anos no máximo. Por isso eu prefiro componentes de desempenho intermediário/alto.

 

Tive vários clientes que queriam gastar valores exorbitantes no primeiro PC gamer. Alguns eu consegui dissuadir, dizendo que se montassem um PC intermediário e guardassem a diferença de valor, poderiam fazer um upgrade mais cedo e manter um desempenho efetivamente maior por muito mais tempo. Claro que nem sempre esse argumento dá resultado, mas quando dá e a pessoa guarda, por exemplo, 1/3 do valor que iria gastar, esse valor reduz significativamente o custo do próximo upgrade. No geral você compra componentes com desempenho 50% ou mais acima do que compra hoje pelo mesmo preço ou inferior duas gerações ou mais depois, 2 anos ou mais depois. Os jogos acompanham esse aumento de desempenho, claro.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, WOZ Dods disse:

Meus clientes, por outro lado, costumam ser bem mais tolerantes do que eu nesse sentido, e fazem upgrades mais espaçados. Geralmente de 5 a 6 anos entre upgrades, mas eles geralmente gastam bem mais em cada upgrade e preferem componentes high end do que mid/high (GPUs como 1070/1080 ou 2070/2080 + CPUs como i7 ou Ryzen 7).

Eu tenho uma mentalidade similar, porém não tenho as condições sempre...

Meu primeiro processador que considerei bom foi um i5-4690, cujo comprei as pressas para me livrar da decepção que era o FX-6100 e por causa disto não comprei um i7-4790 (era R$400 de diferença na época e não tinha condições). Passei vários anos com ele e ano passado devido ao gargalo no lugar de trocar de plataforma escolhi colocar um i7-4790 usado pagando um valor alto (R$800) se considerar a geração e tempo de lançamento.

Até agora este i7 ainda me sai super bem na demanda que tenho e hoje penso que se eu tivesse pego este mesmo modelo desde o início, teria uma folga considerável logo de cara como também chegar onde estou sem me preocupar em upgrade.

Com placa de vídeo eu pensei muito entre a GTX 1060 / RX 580 ou a GTX 1070, tinha uma grana e mesmo que me deixasse um pouco na miséria, decidi pela 1070, sendo que ela roda praticamente qualquer jogo atual sem problemas e ainda creio que por mais uns 3 anos sirva bem em 1080p. Se tivesse pego uma 1060 / 580, provavelmente agora teria que pegar outro modelo de segmento similar como a GTX 1660 / RX 5500XT para gerenciar melhor os gastos, sendo que os valores agora estão muito altos (apesar de que a situação da crise foi imprevista).

 

Apesar de gastar mais no início, acredito que valha a pena no geral pegar algo de nível high-end, sem contar que o mercado de usados, principalmente em plataformas antigas, os preços são horríveis.

Creio que ambos as situações possuem as vantagens e desvantagens, mas cabe ao consumidor decidir seus métodos de gastos e upgrades.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!