Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa de vídeo e memória RAM vs stuttering


Posts recomendados

Fala família beleza ? Montei um Pc recentemente e a configuração é: ryzen 3 3100, 8 GB de RAM, RX 5500 XT 4Gb Pc, fonte 500w redragon. Então tô tendo umas travadas e quedas de frames absurdas, e queria saber o que poderia ser. As temperaturas estão dentro do normal. Normalmente os drop acontecem no fortnite e csgo (estou sem HD pra jogos pesados). Cheguei a testar no Euro truck tudo no máximo e em 4k e não teve queda de frames. O que será ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser a memoria como citado acima, mas
eu nunca descarto a possibilidade de ser o Windows, qual a versão do Windows você está utilizando?

 

seria bom também fazer um teste da Ram, abra o menu Windows e procura por "memória", vai achar "diagnostico de memória do Windows", é bem improvável haver problemas assim, já que o Pc só trava jogando Fortnite e Csgo, mas não custa testar

(falei do teste só por conta do Csgo travar, porque 8 Gb não roda Fortnite corretamente, o jogo anda muito pesado, falta pouco pra 16 não segurar também)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Rafael2860 disse:

pode ser a memoria como citado acima, mas
eu nunca descarto a possibilidade de ser o Windows, qual a versão do Windows você está utilizando?

 

seria bom também fazer um teste da Ram, abra o menu Windows e procura por "memória", vai achar "diagnostico de memória do Windows", é bem improvável haver problemas assim, já que o Pc só trava jogando Fortnite e Csgo, mas não custa testar

(falei do teste só por conta do Csgo travar, porque 8 Gb não roda Fortnite corretamente, o jogo anda muito pesado, falta pouco pra 16 não segurar também)

Problemas na memória no teste não vai haver, claro. Também nem comentei por faltar ram e sim por conta do single channel, dobrar a largura de banda num jogo onde o CPU é extremamente requirido em uma resolução menor por conta de ter muitos frames sendo feito na placa de vídeo irá sim fazer MUITA diferença na estabilidade. Provavelmente se ele tivesse (ou tiver) 8GB em dual, até mesmo no Fortnite não haveria (haverá) problemas por conta disso.

É o mesmo problema do warzone, todo dia nos grupos do Facebook tem alguém perguntando o que pode ser os frequentes stutterings no jogo e quando ele comenta quando tem de ram é sempre 8GB single e sempre se resolve em dual. O problema dele pode ser outro mas só de falar que em 4k em outro jogo (livrando o cpu do stress de muitos frames) resolve os travamentos só me vem isso na mente.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, eu não jogo Fortnite, me baseei em outro jogo de mundo aberto ainda mais pesado que ele (Warzone) e na minha cabeça me parecia rodar, mas pode ser que você esteja correto. Esperar ele responder sobre as memórias mas nada me tira da cabeça que seja isso.

Também vi alguns vídeos comparativos em 2x4 no Fortnite que aparentemente roda tranquilo mas a maioria deles são relativamente antigos. 

 

Como eu disse, quanto mais resolução menos frames mas dependendo dos casos em jogos onde a placa de vídeo faz muitos quadros (jogos competitivos onde a config vai pro low) a estabilidade fica maior. Talvez se você tivesse um monitor 1080p não seria tão instável. Qual a placa de vídeo que tinha? E é a mesma mesmo depois de trocar a ram?@Rafael2860

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola Nesse video está tudo rodando, mas ai é a versão antiga do Fortnite video de 2018), hoje o jogo ta muito mais pesado, nessa epoca dava pra rodar com 4Gb (travando, mas era possivel) hoje, com 4Gb o jogo nem abre.

 

Tem videos "rodando" com 4/8Gb, mas tem uns drops de vez em quando, fora que ainda não está na versão atual mas ta um pouco recente

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola É single channel sim, https://drive.google.com/file/d/1fXpt6JqyYczw3tfvEunesmk5PXQhZBiZ/view?usp=drivesdk esse link foi que eu gravei para monstra o que está acontecendo, o jogo está em Full HD, basicamente com tudo no mínimo, sombras e distância no médio/alto. Poderia descartar problemas na gp/cpu? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, não é ela rs, no vídeo fica claro que a placa ta dormindo (50% de uso) e o processador não ta dando conta de entregar todos esses quadros com todo esse alocamento na ram em uma largura de banda relativamente pequena. Me corrijam se eu estiver errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Henrique Souza Espindola Tava testando euro truck agorinha mesmo, a linha do frametime ficou lá pro 70 ms, e ela foi pra 300mhz, ela tava batendo 84°c, tô ficando preocupado :( , isso foi por conta que ela tava muito quente ?

Jogo tava rodando a 100, 80 fps, numa situação aconteceu isso 

 

@Henrique Souza Espindola foi mais ou menos isso que aconteceu https://photos.app.goo.gl/3BZd9tu6QwW5yPvt9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ryzen 3 3100, rx 5500xt oc asrock 4gb, 8gb single, 500w redragon

Bom criei um outro tópico pois estava tendo quedas de frames (stuttering), possivelmente da memória ? Não descobri ainda. Estou pensando que pode ser a placa de vídeo, estava jogando euro truck 2 em 4K no alto, e do nada a placa travou nos 300mhz e o frametime foi pra 70ms, depois voltou ao normal. Resolvi fazer um teste em um benchmark de gpu e aconteceu isso: https://photos.app.goo.gl/HGDns5C5maqi6xSP6 . Eai, o que fazer ? As peças são tudo novas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!