Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como ligar automatizador wifi mas manter interruptor inalterado


lusp00ky

Posts recomendados

Bom dia

 

Já pesquisei na internet em fóruns e youtube, e acho que ou eu sou burro, ou não encontrei a solução pro que preciso... (provavelmente a primeira)

 

Minha instalação está assim. A tensão é 110V.

image.png.2d6014e95040d97cbdbdfa0b4d0bfdd4.png

 

Esse interruptor está na parede, e o driver dentro do móvel da cozinha. É um driver normal, com entrada pra Fase e Neutro, e mais as saídas de corrente para a fita. Então nesse driver, está o fio azul Fase e o fio amarelo Neutro nele.

 

Meu objetivo é colocar um automatizador wifi - tipo Sonoff, mas o que comprei é da marca AGL. Ele tem uma entrada para Fase e outra para Neutro, e uma saída para Fase e Outra pra Neutro:

 

image.png.c19b5adfb2c6ecbea131cf151a10d2ab.png

 

Meu problema é o seguinte: eu quero colocar esse automatizador, mas ao mesmo tempo preciso deixar o interruptor funcionando para o uso da minha empregada, ou quando der qualquer tipo de problema com o automatizador (internet, wifi, etc). 

E o automatizador vai ficar junto a fita de led.. ou seja, dentro do móvel, onde só chegam esses dois fios.

 

Eu li bastante na internet, mas não entendi se terei que passar outro fio Fase até o móvel, e se essa saída de fase do AGL teria que unir o fio com a fase que vem do interruptor? Meu medo é se eu tiver duas fases, cada uma com tensão de 110V, vai chegar um 220V e queimar a fita LED.

Também entendo que se o interruptor estiver ligado, e eu desligar pelo AGL, a luz não irá desligar porque não irá fechar todo o circuito, correto?

 

Alguém pode me indicar como fazer isso? Bem receita de bolo mesmo? Fio daqui vai para ali?

 

Muito obrigado!

 

 

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sua dúvida é comum, tanto é que já há busca sobre isso no google (clique). Não tem como personalizar muito a resposta. Um desenho simples pode te ajudar...

sonof.png

O pulo do gato é identificar os fios que vão pra lâmpada: o que passa pelo interruptor e o que vai direto. Nem sempre o neutro vai direto e a fase interrompe como acima. Podem ser trocados sem problema algum. De novo, o importante é saber quem vai, quem passa

 

Fiz isso lém casa..😁

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if sim, é uma dúvida comum, mas eu tenho dúvidas sobre a solução apresentada, e o que eu considero complicações como o interruptor e sonoff estarem distintos e com apenas dois fios chegando lá.

 

Então vamos as minhas dúvidas:

 

1) Pelo diagrama de ligação que tu mandou, não vai nenhum neutro no interruptor? Se eu ligar a fita LED pelo interruptor, para onde vai o neutro?

2) Na entrada: se entendi, eu pego o fase e neutro que chega na caixa do interruptor e levo direto até o sonoff. Mas na caixa, onde está o interruptor, puxo também um fio fase por ali? Tipo, o fase que vem do painel, eu crio dois fios: um que vai até o sonoff, e outro que vai para o interruptor, isso?

3)  Na saída, não entendi o que são os dois fios azuis no interruptor. Meu interruptor só tem dois lugares para colocar fios, e ia um fase e um neutro. Preciso de um interruptor paralelo, que vão 3 fios portanto?

4) Na saída, eu vou ligar um fio que vai no interruptor a um fio que sai do sonoff e esses dois a um outro fio que vai entrar no driver da LED? Isso? Nesse caso, eu precisaria trazer esse fio azul da saída do sonoff para o interruptor passando um fio novo do móvel até a caixa, correto?

 

Obrigado pela paciência.

 

@FFmarini entendo que essa seria uma solução mais simples porque já tem aquele S1 e S2 para usar com o interruptor, certo? Lembra que só chegam dois fios fase e neutro lá no meu móvel, e eles vem direto do interrutpro. Então, se o mini não couber na caixa do interruptor, igual precisaria levar outro fio até o móvel apenas para ligar a esses... 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 minutos atrás, lusp00ky disse:

interruptor e sonoff estarem EM LOCAIS distintos e com apenas dois fios chegando lá

Neste caso você vai ter providenciar o 3º fio. ..:

1)- sim você vai ter que levar o neutro pra perto do interruptor pra alimentar o sonoff

2)- pro sonoff tem que ter fase e neutro. Pro interruptor, perceba que só vai 1, no caso fase que é comum pro sonoff

3)- o fio azul unido é comum pra interrupt e sonoff: tanto um como outro "interrompe" a corrente pra lâmpada

4)- o desenho da lâmpada representa seu driver. O fio azul a princípio já está no seu interruptor. O a+ que precisa passar até perto do interrupt é o vermelho de cima e da esquerda: só ele! Lembrando que considero que vai colocar o sonoff dentro ou do lado da caixa do interrupt. (o meu não coube: coloquei por fora)

 

onoff topic... pra um colega expliquei pessoalmente por minutos a fio, fiz desenho, imprimi, ele levou pra casa mas não conseguiu, desistiu e se desfez do sonoff kk. Portanto, sim, respeito sua limitação.

Se achar que deve, publique fotos do seu desafio. Detalhe fios e localizações e etc

 

Pesquisei mas não achei sonoff que basta ligar 2 fios como se fosse interruptor. Taí um projeto não totalmente impossível e curioso que pode virar negócio. Tá na minha lista 😁

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if

 

obrigado, só faltou responder: o interruptor tem que ser um paralelo, correto? o meu só dem dois bornes (descobri o nome no google)

e se puderes confirmar pra mim se entendi direito. eu coloquei em asterisco as novas ligações e em verde o novo fio de retorno:

image.png.383667c07f40e17c7aa1bddba287b17d.png

 

 

o sonoff mini tem fios para interruptor... assim não mexeria nos fios que já tenho.. só trocaria na caixa o fase e o neutro para o sonoff, e colocaria dois fios para o interruptor que já está lá.. mas se o sonoff não couber na caixa, não adianta nada. sem contar o medo de não isolar algo já que a caixa geralmente tem bastante fios e queimar/estourar algo...

image.png.a015d39da5c05ac7d817fbc4b68c9576.png

 

falando em queimar coisas, ontem testei o sonoff / AGL e deu um estouro na saída... acho que algum fiozinho dos vários fios do flexivel encostou um no outro. o resultado foi a imagem abaixo. mas, de alguma forma bizarra que não sei explicar, tudo está funcionando como deveria...

 

image.png.0ff08f8ad73f2d438493927231ab11f4.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não  ligue as fases como fizeste acima no interruptor paralelo!! Não fica muito seguro... (apesar que já fiz isso mas modifiquei anos depois kk)

Tire o N de cima e ligue apenas o verde ok? Mas sim, bateu na trave. Não precisa se interruptor paralelo (reversível ou tree way). Ele tem que ser "em paralelo" com o sonoff... Olha isso de novo

sonof.png

Consegue visualizar mentalmente que se acionar ou sonoff ou o "apagador" (interruptor) a corrente fluirá até a lâmpada?

 

Pra um sistema de interruptores paralelos:three way, seu sonoff deve ser do tipo próprio: com relé reversível=interruptor paralelo mesmo. A ligação é 1 pouco + complexa.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok. Se entendi direito, fica assim:

 

image.png.10105463cb0a064cbcaa0771f18ae270.png

 

Vou pegar aqui em casa um Fase e Neutro de uma tomada, e fazer um modelo conceitual antes de colocar lá no móvel e passar fio.

 

@.if ah, tu acha que o estouro do AGL na saída foi por contato dos fios? e se ele está funcionando, será que pode dar problema no futuro?

 

obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Certinho amigo. Só confirme o desenho ou modelo do seu sonoff se é mesmo a F que ele interrompe mas geralmente é sim.

6 minutos atrás, lusp00ky disse:

o estouro do AGL na saída foi por contato dos fios? e se ele está funcionando, será que pode dar problema no futuro?

Acho sim. Pode ter dado uma zoadinha nos contatos do relé mas nada que se preocupar pois está funcionando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@.if @.if segue o meu modelo de experimento. é isso mesmo?

só tenho fio vermelho e branco, então usei o vermelho pra colocar na rede e os brancos pra fazer os demais.

agora falta passar fita isolante naqueles dois contatos Fase, e ligar na rede. 

 

e coloquei uma tomada ao invés de uma lâmpada, assim posso testar tensão nela, e uso um abajur...

 

image.thumb.png.0afa377e34fc4690ed0199cbebdece34.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, .if disse:

 

sonof.png

 

[Momento chato]... Favor desenhar Fase vermelho e Neutro Azul da próxima vez...

Quanto a solução do problema, já que você tirou tudo para fora, há outra opção (você precisa ter alguma experiência com solda e estanho):
-Substituo seu interruptor normal por um de pulso (tipo campainha)
-Tire o sonoff da capa de plástico
-Solde os fios que fazem contato no botão preto do sonoff

Bingo, quando você clicar na tecla a lâmpada acenderá ou apagará

image.png.f1fabbf8a9ce64abf70deb9a59e06fdd.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto da cor dos fios, acho que ele pegou o primeiro resultado do google, e não fez o diagrama. tens que reclamar com o português ("apagador") que fez o modelo.

 

e se eu não sei nem uma conexão básica de fios, fica difícil soldar e saber onde soldar... ou seja, tua solução é ótima, mas não serve pro caso em questão onde a pessoa (=eu) é um iniciante total...

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

...e põe xato recíproco nisso. De fato o desenho é da net (do forum mesmo), deu pra transmitir a ideia - algo me diz que o amigo @lusp00ky entendeu e num tá nem aí com padronizações, deu pra sentir que ele não tem intimidade com elétrica mas se portou e projetou muito bem o circuito (que aliás amigo tá certinho) por isso nem lhe dei a boa ideia do botão externo... de fato já estava nos meus planos também 😁

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola, pessoal !

 

Permitam-me uma sugestão, focando em um dos desejos  do requerente.

 

Ele pretende que o Sonoff opere de forma transparente ao interruptor, e vice-versa. 

 

Em 23/11/2020 às 10:18, lusp00ky disse:

Meu problema é o seguinte: eu quero colocar esse automatizador, mas ao mesmo tempo preciso deixar o interruptor funcionando para o uso da minha empregada, ou quando der qualquer tipo de problema com o automatizador

 

Depois de pesquisar na internet ele chegou a conclusão que :

 

Em 23/11/2020 às 10:18, lusp00ky disse:

Também entendo que se o interruptor estiver ligado, e eu desligar pelo AGL, a luz não irá desligar porque não irá fechar todo o circuito, correto?

 

 

Isso não é uma verdade absoluta ,  vejam no desenho implementação que já precisei fazer e obtive êxito .  Um interruptor paralelo e  um rele de 3 polos ( que nada mais é que um interruptor paralelo só que acionado eletricamente )

 

19 horas atrás, .if disse:

Pra um sistema de interruptores paralelos:three way, seu sonoff deve ser do tipo próprio: com relé reversível=interruptor paralelo mesmo

 

Sim, Sra @.if , existem sonoff já projetados para ligação mista, com temporizador, etc , mas podemos resolver o mesmo problema do requerente com um relê comum também .( foto abaixo ).

 A pegadinha é não alimentar a lampada com o sonoff, e sim o relê, para que ele atue como interruptor paralelo pra casar o sinal do o interruptor de tecla na parede .

 

 

 

 

sonoff-paralelo.png

rele-110.png

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...