Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia

Já pesquisei na internet em fóruns e youtube, e acho que ou eu sou burro, ou não encontrei a solução pro que preciso... (provavelmente a primeira)

Minha instalação está assim. A tensão é 110V.

image.png.2d6014e95040d97cbdbdfa0b4d0bfdd4.png

Esse interruptor está na parede, e o driver dentro do móvel da cozinha. É um driver normal, com entrada pra Fase e Neutro, e mais as saídas de corrente para a fita. Então nesse driver, está o fio azul Fase e o fio amarelo Neutro nele.

Meu objetivo é colocar um automatizador wifi - tipo Sonoff, mas o que comprei é da marca AGL. Ele tem uma entrada para Fase e outra para Neutro, e uma saída para Fase e Outra pra Neutro:

image.png.c19b5adfb2c6ecbea131cf151a10d2ab.png

Meu problema é o seguinte: eu quero colocar esse automatizador, mas ao mesmo tempo preciso deixar o interruptor funcionando para o uso da minha empregada, ou quando der qualquer tipo de problema com o automatizador (internet, wifi, etc). 

E o automatizador vai ficar junto a fita de led.. ou seja, dentro do móvel, onde só chegam esses dois fios.

Eu li bastante na internet, mas não entendi se terei que passar outro fio Fase até o móvel, e se essa saída de fase do AGL teria que unir o fio com a fase que vem do interruptor? Meu medo é se eu tiver duas fases, cada uma com tensão de 110V, vai chegar um 220V e queimar a fita LED.

Também entendo que se o interruptor estiver ligado, e eu desligar pelo AGL, a luz não irá desligar porque não irá fechar todo o circuito, correto?

Alguém pode me indicar como fazer isso? Bem receita de bolo mesmo? Fio daqui vai para ali?

Muito obrigado!

image.png

image.png

• Membro VIP
Postado

Sua dúvida é comum, tanto é que já há busca sobre isso no google (clique). Não tem como personalizar muito a resposta. Um desenho simples pode te ajudar...

sonof.png

O pulo do gato é identificar os fios que vão pra lâmpada: o que passa pelo interruptor e o que vai direto. Nem sempre o neutro vai direto e a fase interrompe como acima. Podem ser trocados sem problema algum. De novo, o importante é saber quem vai, quem passa

Fiz isso lém casa..😁

• Obrigado 1
Postado

@.if sim, é uma dúvida comum, mas eu tenho dúvidas sobre a solução apresentada, e o que eu considero complicações como o interruptor e sonoff estarem distintos e com apenas dois fios chegando lá.

Então vamos as minhas dúvidas:

1) Pelo diagrama de ligação que tu mandou, não vai nenhum neutro no interruptor? Se eu ligar a fita LED pelo interruptor, para onde vai o neutro?

2) Na entrada: se entendi, eu pego o fase e neutro que chega na caixa do interruptor e levo direto até o sonoff. Mas na caixa, onde está o interruptor, puxo também um fio fase por ali? Tipo, o fase que vem do painel, eu crio dois fios: um que vai até o sonoff, e outro que vai para o interruptor, isso?

3)  Na saída, não entendi o que são os dois fios azuis no interruptor. Meu interruptor só tem dois lugares para colocar fios, e ia um fase e um neutro. Preciso de um interruptor paralelo, que vão 3 fios portanto?

4) Na saída, eu vou ligar um fio que vai no interruptor a um fio que sai do sonoff e esses dois a um outro fio que vai entrar no driver da LED? Isso? Nesse caso, eu precisaria trazer esse fio azul da saída do sonoff para o interruptor passando um fio novo do móvel até a caixa, correto?

Obrigado pela paciência.

@FFmarini entendo que essa seria uma solução mais simples porque já tem aquele S1 e S2 para usar com o interruptor, certo? Lembra que só chegam dois fios fase e neutro lá no meu móvel, e eles vem direto do interrutpro. Então, se o mini não couber na caixa do interruptor, igual precisaria levar outro fio até o móvel apenas para ligar a esses... 

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, lusp00ky disse:

interruptor e sonoff estarem EM LOCAIS distintos e com apenas dois fios chegando lá

Neste caso você vai ter providenciar o 3º fio. ..:

1)- sim você vai ter que levar o neutro pra perto do interruptor pra alimentar o sonoff

2)- pro sonoff tem que ter fase e neutro. Pro interruptor, perceba que só vai 1, no caso fase que é comum pro sonoff

3)- o fio azul unido é comum pra interrupt e sonoff: tanto um como outro "interrompe" a corrente pra lâmpada

4)- o desenho da lâmpada representa seu driver. O fio azul a princípio já está no seu interruptor. O a+ que precisa passar até perto do interrupt é o vermelho de cima e da esquerda: só ele! Lembrando que considero que vai colocar o sonoff dentro ou do lado da caixa do interrupt. (o meu não coube: coloquei por fora)

onoff topic... pra um colega expliquei pessoalmente por minutos a fio, fiz desenho, imprimi, ele levou pra casa mas não conseguiu, desistiu e se desfez do sonoff kk. Portanto, sim, respeito sua limitação.

Se achar que deve, publique fotos do seu desafio. Detalhe fios e localizações e etc

Pesquisei mas não achei sonoff que basta ligar 2 fios como se fosse interruptor. Taí um projeto não totalmente impossível e curioso que pode virar negócio. Tá na minha lista 😁

• Curtir 1
Postado

@.if

obrigado, só faltou responder: o interruptor tem que ser um paralelo, correto? o meu só dem dois bornes (descobri o nome no google)

e se puderes confirmar pra mim se entendi direito. eu coloquei em asterisco as novas ligações e em verde o novo fio de retorno:

image.png.383667c07f40e17c7aa1bddba287b17d.png

o sonoff mini tem fios para interruptor... assim não mexeria nos fios que já tenho.. só trocaria na caixa o fase e o neutro para o sonoff, e colocaria dois fios para o interruptor que já está lá.. mas se o sonoff não couber na caixa, não adianta nada. sem contar o medo de não isolar algo já que a caixa geralmente tem bastante fios e queimar/estourar algo...

image.png.a015d39da5c05ac7d817fbc4b68c9576.png

falando em queimar coisas, ontem testei o sonoff / AGL e deu um estouro na saída... acho que algum fiozinho dos vários fios do flexivel encostou um no outro. o resultado foi a imagem abaixo. mas, de alguma forma bizarra que não sei explicar, tudo está funcionando como deveria...

image.png.0ff08f8ad73f2d438493927231ab11f4.png

• Membro VIP
Postado

Não  ligue as fases como fizeste acima no interruptor paralelo!! Não fica muito seguro... (apesar que já fiz isso mas modifiquei anos depois kk)

Tire o N de cima e ligue apenas o verde ok? Mas sim, bateu na trave. Não precisa se interruptor paralelo (reversível ou tree way). Ele tem que ser "em paralelo" com o sonoff... Olha isso de novo

sonof.png

Consegue visualizar mentalmente que se acionar ou sonoff ou o "apagador" (interruptor) a corrente fluirá até a lâmpada?

Pra um sistema de interruptores paralelos:three way, seu sonoff deve ser do tipo próprio: com relé reversível=interruptor paralelo mesmo. A ligação é 1 pouco + complexa.

• Obrigado 1
Postado

Ok. Se entendi direito, fica assim:

image.png.10105463cb0a064cbcaa0771f18ae270.png

Vou pegar aqui em casa um Fase e Neutro de uma tomada, e fazer um modelo conceitual antes de colocar lá no móvel e passar fio.

@.if ah, tu acha que o estouro do AGL na saída foi por contato dos fios? e se ele está funcionando, será que pode dar problema no futuro?

obrigado

• Membro VIP
Postado

Certinho amigo. Só confirme o desenho ou modelo do seu sonoff se é mesmo a F que ele interrompe mas geralmente é sim.

6 minutos atrás, lusp00ky disse:

o estouro do AGL na saída foi por contato dos fios? e se ele está funcionando, será que pode dar problema no futuro?

Acho sim. Pode ter dado uma zoadinha nos contatos do relé mas nada que se preocupar pois está funcionando.

Postado

@.if @.if segue o meu modelo de experimento. é isso mesmo?

só tenho fio vermelho e branco, então usei o vermelho pra colocar na rede e os brancos pra fazer os demais.

agora falta passar fita isolante naqueles dois contatos Fase, e ligar na rede. 

e coloquei uma tomada ao invés de uma lâmpada, assim posso testar tensão nela, e uso um abajur...

image.thumb.png.0afa377e34fc4690ed0199cbebdece34.png

• Curtir 1
Postado
13 horas atrás, .if disse:

sonof.png

[Momento chato]... Favor desenhar Fase vermelho e Neutro Azul da próxima vez...

Quanto a solução do problema, já que você tirou tudo para fora, há outra opção (você precisa ter alguma experiência com solda e estanho):
-Substituo seu interruptor normal por um de pulso (tipo campainha)
-Tire o sonoff da capa de plástico
-Solde os fios que fazem contato no botão preto do sonoff

Bingo, quando você clicar na tecla a lâmpada acenderá ou apagará

image.png.f1fabbf8a9ce64abf70deb9a59e06fdd.png

• Curtir 1
Postado

@Thiago Miotto da cor dos fios, acho que ele pegou o primeiro resultado do google, e não fez o diagrama. tens que reclamar com o português ("apagador") que fez o modelo.

e se eu não sei nem uma conexão básica de fios, fica difícil soldar e saber onde soldar... ou seja, tua solução é ótima, mas não serve pro caso em questão onde a pessoa (=eu) é um iniciante total...

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado

...e põe xato recíproco nisso. De fato o desenho é da net (do forum mesmo), deu pra transmitir a ideia - algo me diz que o amigo @lusp00ky entendeu e num tá nem aí com padronizações, deu pra sentir que ele não tem intimidade com elétrica mas se portou e projetou muito bem o circuito (que aliás amigo tá certinho) por isso nem lhe dei a boa ideia do botão externo... de fato já estava nos meus planos também 😁

Postado

Ola, pessoal !

Permitam-me uma sugestão, focando em um dos desejos  do requerente.

Ele pretende que o Sonoff opere de forma transparente ao interruptor, e vice-versa. 

Em 23/11/2020 às 10:18, lusp00ky disse:

Meu problema é o seguinte: eu quero colocar esse automatizador, mas ao mesmo tempo preciso deixar o interruptor funcionando para o uso da minha empregada, ou quando der qualquer tipo de problema com o automatizador

Depois de pesquisar na internet ele chegou a conclusão que :

Em 23/11/2020 às 10:18, lusp00ky disse:

Também entendo que se o interruptor estiver ligado, e eu desligar pelo AGL, a luz não irá desligar porque não irá fechar todo o circuito, correto?

Isso não é uma verdade absoluta ,  vejam no desenho implementação que já precisei fazer e obtive êxito .  Um interruptor paralelo e  um rele de 3 polos ( que nada mais é que um interruptor paralelo só que acionado eletricamente )

19 horas atrás, .if disse:

Pra um sistema de interruptores paralelos:three way, seu sonoff deve ser do tipo próprio: com relé reversível=interruptor paralelo mesmo

Sim, Sra @.if , existem sonoff já projetados para ligação mista, com temporizador, etc , mas podemos resolver o mesmo problema do requerente com um relê comum também .( foto abaixo ).

A pegadinha é não alimentar a lampada com o sonoff, e sim o relê, para que ele atue como interruptor paralelo pra casar o sinal do o interruptor de tecla na parede .

sonoff-paralelo.png

rele-110.png

• Obrigado 1
  • Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...