Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Abaixando a temperatura consigo segurar o Turbo Boost?


Posts recomendados

Boa Tarde!

 

Tenho um i7 8700. Clock de 3,2 Com Turbo boost pra 4,3.

 

Fiz um bom sistema de refrigeração, com um bom AirFlow, um bom cooler e um bom cabble management. Pois bem, em stress máximo ele atinge uma temperatura de no máximo 81 graus. Porém normalmente jogando fica a uns 72 graus.

Sei que da pra baixar mais, pois os coolers de gabinete que eu tenho tem um CFM muito baixo, resumindo, são de baixíssima qualidade. 

 

Pois, bem, vamos ao problema.

 

Em testes sintéticos como cinebench, nos primeiros 20 segundos o clock sobe normalmente para 4,3GHZ e se mantem a 81 graus. Porém não demora muito para ser derrubado pra em média 2,9GHZ (Abaixo até do clock padrão) então a temperatura cai para em média 71 graus devido a queda do clock.  E a nota geral do processador no Cinebench R23 acaba ficando em 5700 sendo que o normal pra esse processador é quase 8000.

Ou seja, caso eu esteja fazendo alguma tarefa que exija o Turbo Boost do meu processador, vou estar usando ele por apenas 20 segundos e querendo ou não estou jogando parte do meu desempenho fora.

 

A pergunta é a seguinte, caso eu consiga abaixar essa temperatura mais ainda, consigo segurar o Turbo Boost por mais tempo? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Bruno Alves. disse:

Sei que da pra baixar mais, pois os coolers de gabinete que eu tenho tem um CFM muito baixo, resumindo, são de baixíssima qualidade. 

 

Ter baixo CFM não quer dizer que é de baixa qualidade.

Quantas fans tem no gabinete a qual a posição delas?

 

1 hora atrás, Bruno Alves. disse:

A pergunta é a seguinte, caso eu consiga abaixar essa temperatura mais ainda, consigo segurar o Turbo Boost por mais tempo? 

 

Isso me parece ser Thermal Trotling.
Você tem uma placa-mãe de entrada/intermediária e um processador topo de linha da sua geração o que não é uma combinação interessante, mesmo com dissipação passiva no VRM ela me parece não estar conseguindo suprir a demanda energética. Inclusive o canal Peperaio hardware fez teste nesse mesmo modelo e ela não suportou o i7.

 

 

Placa-mãe é um item muito negligenciado na hora da compra. costumam gastar milhões no processador e querer economizar na placa-mãe, infelizmente esse é o resultado.

O que da pra fazer é otimizar a refrigeração sobre o VRM (Colocando uma fan ou algo do tipo soprando direto sobre ele) afim de reduzir as temperaturas e evitar esse resultado ou talvez colocando até mesmo um dissipador maior (Ou fazer os dois).
Fora isso não há o que fazer, seu kit está mal dimensionado e sua placa não foi projetada pra isso.

 

1 hora atrás, Bruno Alves. disse:

um bom cooler

 

Isso acaba sendo um agravante pois coolers modelo Torre não sopram ar diretamente sobre o VRM da placa tornando as coisas ali ainda mais quentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Opa amigo, muito obrigado pela resposta, então o lance da refrigeração seria focar ela mais no VRM da placa, certo? 

Sobre os fans: Tenho 3 na frente de qualidade duvidosa jogando ar pra dentro. Apenas 1 na parte de traz (Também de qualidade duvidosa) jogando o ar pra fora.

Enquanto eu escrevia o post aqui ja comprei mais 02 Fans de BOA QUALIDADE, para tentar remediar um pouco o problema, que de fato não me incomoda, mas eu sinto que estou perdendo parte do meu dinheiro investido no processador não conseguindo usar o boost de forma satisfatória sabe.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Bruno Alves. disse:

eu sinto que estou perdendo parte do meu dinheiro investido no processador não conseguindo usar o boost de forma satisfatória sabe.

 

E está, mas este não é o maior problema, quanto mais alta a temperatura dos componentes maior é a degradação deles, ou seja, menor a vida útil do seu hardware, além claro que se esse recurso de segurança falhar (Redução do clock) a placa pode queimar.

 

11 minutos atrás, Bruno Alves. disse:

@NIGHT FALL Opa amigo, muito obrigado pela resposta, então o lance da refrigeração seria focar ela mais no VRM da placa, certo?

 

Isso mesmo.
Tem alguns tutoriais na internet onde a galera coloca uma fan grade soprando ar diretamente no VRM pra amenizar esse efeito, é algo que você pode tentar fazer.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NIGHT FALL Qual placa mão você recomendaria para o meu uso? Uma em que eu não teria problemas de uso. Pois ainda pretendo manter esse PC por um tempo, e com a black friday chegando posso vender essa placa e comprar uma nova.

@NIGHT FALL Outra coisa, estou percebendo uma discrepância muito grande entre o vídeo que você me indicou e o que eu estou passando, no vídeo do peperaio ele mesmo usando um i7 8700 da série K, a perda de desempenho dele com a queda do VRM foi apenas 600mhz, eu perdi bem mais que isso com um processador que não é da série K. Será que alem do VRM pode ter outra coisa interferindo nisso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/11/2020 às 19:01, Bruno Alves. disse:

@NIGHT FALL Qual placa mão você recomendaria para o meu uso? Uma em que eu não teria problemas de uso. Pois ainda pretendo manter esse PC por um tempo, e com a black friday chegando posso vender essa placa e comprar uma nova.

 

O recomendado seria uma placa com mais fases no VRM e melhor construção, não encontrei nenhuma com essas características que não seja com chipset Z390.

 

https://www.kabum.com.br/produto/98162

 

Em 24/11/2020 às 19:01, Bruno Alves. disse:

 

@NIGHT FALL Outra coisa, estou percebendo uma discrepância muito grande entre o vídeo que você me indicou e o que eu estou passando, no vídeo do peperaio ele mesmo usando um i7 8700 da série K, a perda de desempenho dele com a queda do VRM foi apenas 600mhz, eu perdi bem mais que isso com um processador que não é da série K. Será que alem do VRM pode ter outra coisa interferindo nisso?

 

Mas o teste é apenas pra mostrar o limite da placa, existem inúmeros outros fatores  que interferem no resultado final como a refrigeração do gabinete, temperatura ambiente etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!