Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Memória RAM XPG D60G e placa-mãe


Posts recomendados

Eu comprei a memória XPG Spectrix D60G RGB 16GB (2x8GB), 3600MHz, DDR4, CL17, Cinza - AX4U360038G17-DT60 e queria saber quais são as placas mãe que posso comprar para que a RAM funcione. Ando vendo pela internet e existem pessoas que usam a b450m steel legend e dizem que está funcionando a RAM perfeitamente e outros dizem que não está. Por isso estou preocupado por ter comprado uma memória errada e comprar uma placa-mãe que não funcione as memórias. Estava pensando nas seguintes placas: B450M Gaming Br, B450M Steel Legend e a B450M Plus Gaming. Se tiver outra placa-mãe que funcione essas RAM e for no mesmo preço dessas placas pode dizer. Pretendo comprar o processador Ryzen 5 3600. Agradeço desde já!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, TwoMathewZ disse:

Não é bem assim também. Existe a questão de frequência das ram e a frequência que a placa-mãe suporta. Pelo que eu saiba.

Pesquise, leia matérias explicativas em revistas respeitadas (existem inúmeras sobre o tópico). O resumo é o que eu escrevi e existe muito a se ler para entender a razão. Na época das DDR2 havia questões de compatibilidade muito mais delicadas a se observar, dual channel ainda era algo recente. DDR3 resolveu a maior parte do que o DDR2 tinha em questões de problemas. DDR4 solucionou quase todas as questões de incompatibilidade, senão todas, e DDR5 já saiu do forno. Muita gente vem falar de QVL sem ler as legendas do que um QVL sequer é, muitas pessoas se atém às recomendações de compatibilização pertinentes a memórias DDR2 de muitos anos atrás, dinossauros tecnológicos que são. 
Sério, busque referências, são fáceis de achar, especialmente na comunidade internacional que dispensa mitos bem mais facilmente do que a nossa.

Afinal, ainda temos estabilizadores comuns sendo vendidos nas lojas, o que por si só já demonstra como nossa cultura tecnológica é retrógrada no tocante à população em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Então, eu andei vendo todas as QVLs de todas as placas mães que estou interessado em comprar ou por curiosidade. Na maioria das QVLs não aparecia a minha RAM: XPG Spectrix D60G 3600mhz 2x8 e nas QVLs que aparecia era bem cara a placa e não cabe no meu bolso. Por isso que eu fico preocupado por achar que a B450M Steel Legend não roda a minha RAM por questão de eu ficar verificando as QVLs. A frequência que aparece no site oficial da placa é até 3533+(OC), quer dizer que eu colocando a minha RAM de 3600mhz vai funcionar, porém com uma frequência de 3500mhz?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@TwoMathewZ Pegue qualquer QVL e leia a nota de rodapé. 
QVL não é lista de compatibilidade, é lista de memórias que foram testadas. As pessoas confundem sempre com lista de CPU, mas tem zero a ver. QVL é lista de REFERÊNCIA únicamente.

Pode comprar a RAM que quiser. A chance de não rodar é zero a menos que ela tenha defeito.

13 horas atrás, TwoMathewZ disse:

A frequência que aparece no site oficial da placa é até 3533+(OC), quer dizer que eu colocando a minha RAM de 3600mhz vai funcionar, porém com uma frequência de 3500mhz?

Não recomendo a aquisição de memórias de 3600 MHz para ryzen hoje a menos que você vá fazer OC. O ganho real de desempenho entre 3600 e 3200 é mínimo se sequer perceptível na maioria das aplicações. A menos que tenha um preço muito próximo de 3200, que dá para comprar por menos de 270 reais o módulo de 8GBs na Kabum, marca de qualidade (G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial ou Adata/XPG). 

 

Mais uma vez, QVL significa "quality vendor list" (lista de vendedores de qualidade). É apenas uma lista para REFERÊNCIA. Todo fabricante testa algumas memórias antes de soltar uma MB nova, e esta é a lista das que foram testadas. Não existem meios para que um fabricante teste todas as memórias existentes, pois são milhares de modelos e todo dia saem novos. 

Não confunda com "CPU Support List", que é a lista dos únicos processadores que são compatíveis com a placa-mãe, nada a ver uma coisa com a outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Entendi sobre a questão do QVL. Agora, ontem estava vendo vídeo do Tito Tech, não sei se você conhece mas disse ele que processadores ryzen 3° geração aguentam 3600mhz por exemplo a ryzen 5 3600 que estou querendo comprar. No momento estou pensando em comprar a b450m Steel Legend com a ryzen 5 3600 e 2×8gb de ram 3600mhz, está bom assim? E funcionará de boa?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, TwoMathewZ disse:

Agora, ontem estava vendo vídeo do Tito Tech, não sei se você conhece mas disse ele que processadores ryzen 3° geração aguentam 3600mhz por exemplo a ryzen 5 3600 que estou querendo comprar.

Aguentar aguentam, mas na maioria dos casos a diferença de desempenho entre 3600 não compensa a diferença no preço. Por isso indiquei 3200 MHz, pois custa menos e tem desempenho muito parecido. Tem coisas mais importantes para gastar dinheiro do que memórias ultra velozes que terão maior impacto no desempenho. O importante é manter sua configuração equilibrada e ter o melhor custo/benefício, assim você não fica com desempenho super alto em um componente e baixo em outros, criando assim gargalos. Entende?

22 minutos atrás, TwoMathewZ disse:

No momento estou pensando em comprar a b450m Steel Legend com a ryzen 5 3600 e 2×8gb de ram 3600mhz, está bom assim? E funcionará de boa?

Sim, funcionará de boa. Ainda recomendo que só compre 3600 MHz se o preço realmente compensar (até 300 ~ 330 reais).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Muito obrigado mano! Infelizmente eu paguei bastante caro nessa xpg spectrix d60g de 3600mhz por questão de na época não conhecer muito sobre hardware e por um problema que tive na hora da compra. Agora estou tentando pegar o mais rápido possível o ryzen 5 3600 por estar acabando muito rápido o estoque dele. Novamente, muito obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!