Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como instalar SSD quando eu ja tenho 2 HDs em RAID


Gustavo S

Posts recomendados

Boa noite

 

Eu comprei um SSD para meu PC e quero instalar o win10 nele, deixando meus HDs Raid para armazenamento. 

Meu PC atual tem 2 HDs de 1TB em Raid, ocupando minhas duas portas SATA 3. É nele que está instalado o win10.

Mas acho que tenho um problema. Minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-Z68X-UD4-B3 (https://www.gigabyte.com/Motherboard/GA-Z68X-UD4-B3-rev-10#ov), ela possui 2 portas SATA 3 controladas pelo chipset Z68 (que é onde estão conectados os 2 HDs). Também possui mais outras 2 portas SATA 3 controladas pelo chip Marvell 88SE9172. Possui mais outras portas SATA 2 que não serão mexidas.

 

Eu não sei onde ligar meu SSD. Meu palpite é que as portas controladas pelo chipset Z68 são as primárias, e as portas controladas pelo Marvell são as secundárias. Então eu fiz um teste, conectei meus HDs nas portas SATA3 controladas pelo Marvell, liguei o PC, que tava indo bem até parar numa tela preta escrito Loading Operating System, e não aconteceu mais nada. Desliguei o PC, reconectei os cabos como estavam antes, religuei o PC e funcionou. Será que não funcionou porque eu não fiz alguma alteração na Bios? O que será que pode ter acontecido?

Como eu faço as conexões para que tudo funcione direitinho?

 

Desde já agradeço

Gustavo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Gustavo, eu consegui fazer um arranjo (array) com dois HDs de 1TB cada e instalei o sistema no SSD. você precisa apenas selecionar os HDs pra compor o array. o SSD fica non-Raid. o chato é que quando você seleciona o sata mod para Raid, toda vez que você liga o PC aparece a tela de configuração do firmware do chipset da controladora do RAID, ou seja, a tela de opções RAID. pra acessar normalmente dependendo do modelo da placa-mãe, usamos a tecla crtl + R/L.

boa sorte!

ainda não descobri como ocultar essa tela de configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!