Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lenovo S145 com Ryzen 5 3500U limitando TDP


Bruno Alves.

Posts recomendados

Boa Noite meus caros, já tinha um PC relativamente muito bom em casa porém precisava de um notebook pra minhas tarefas diárias fora de casa, então pro meu uso decidi por um Lenovo Ideapad S145 com ryzen 5 3400U. Pois bem, lendo as especificações do processador vejo que ele trabalha em clock padrão a 2.1GHZ indo até 3.7 com o boost da AMD. Tudo isso trabalhando a 15W de TDP. Fui realizar os testes utilizando o software que sempre uso em todos os PCs que ja tive, Cinebench + HWMonitor. Percebi que MESMO COM MARGEM DE TEMPERATURA (65 até 74 graus) ele fica simplesmente travado em 11W de TDP, ocasionando em um clock máximo de 2.9GHZ. Bem longe dos 3,7 de boost do processador. Lembrando que o notebook está com margem de temperatura boa ainda. Baixei o software Ryzen Controller porém nada adiantou também. Parece uma trava da própria Lenovo! Parece que to andando em um carro que a fabricante arrancou uma roda de propósito! Alguma forma de desbloquear essa trava?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Alves. Notebook, precisa levar em consideração o tamanho do espaço de dissipação de calor que não é boa, mesmo tendo boa temperatura.

 

Além disso, os 15W de TDP não se refere a consumo, mas a dissipação de calor, é uma conversão diferente.

 

Ele só vai chegar no Boost quando realmente precisar, melhor coisa a fazer é ir usando, ficar fazendo teste não vai mostrar muita coisa, melhor mesmo é na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Elder Nauvirth Boa noite amigo, tudo bem? O tenso é que no caso de um stress test ele precisaria desse boost. Num caso de um render de um vídeo por exemplo ele também não usaria o boost. Entendo toda a limitação de espaço e dissipacao, porém se a eficiência térmica permite não tem por que não subir quando exigido. Entendo descer clock com 85, 90 graus. Mas baixar clock com 65 graus? A Lenovo só pode estar brincando. Não sei qual o Chipset da placa-mãe que eles usam, pode ser algo relacionado a isso também. Mas fazer o que. Rsrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Alves. Eu não sei se com você vai funcionar mas nesse vídeo 

O youtuber aumenta o limite do TDP da APU fazendo com que seu clock aumente (ele levou ao extremo mas da para deixar aos 15W naturais dele).

Pode ser só um bug ou algo do tipo, caso se sinta incomodado recomendo conversar com a lenovo sobre o relato talvez eles possam te ajuddar.

PS: eu duvido que a lenovo tenha feito isso, por que eles fariam ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki Acho que tento algumas teorias de por que a Lenovo faria isso!

 

1) Reposicionamento de modelo: O modelo ideapad com RYZEN 5 é um modelo com custo inferior ao modelo com i5 10 geração. Porém o processador em si atinge picos de desempenho principalmente em multi cores maior que o i5. Portanto a Lenovo capa um pouco do seu desempenho pra posicionar o notebook pouco abaixo da opção com i5 pelo seu preço. ( Falando de mercado de informática realmente não duvido nada que seja isso, já tivemos casos parecido, não sei se lembra, quando foi lançada a GTX 1070 TI encostava muito na GTX 1080, portanto a GTX 1070 TI era o único modelo que as fabricantes não podiam colocar boost de fabrica para não alcançar o modelo topo de linha)

 

2) A Lenovo vai sempre imaginar um uso extremo do seu produto: Ao contrário de PCs de mesa que você já Monta sabendo do seu uso, a Lenovo não sabe se o uso que o cara vai dar ao seu note, capando seu desempenho por medo de possíveis problemas caso o usuário fique sempre em uso extremo 

 

Mas vou tentar esse vídeo amigo !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Alves. 1) isso da GTX 1070 Ti encostar na 1080 hoje em dia é comum, a 3060 TI encosta na 3070 custando 1000 a menos e ainda tem boost, não é um ponto válido ao menos hoje em dia.

2) É difícil um note dar problema, no máximo é temperatura alta que facilmente pode ser corrigido colocando um pasta térmica melhor ou usando uma daquelas base de notebook.

Eu realmente não vejo nenhum motivo para a lenovo fazer isso, ainda mais que o 3500U existe em muitos modelos de notebook e todos tem preço parecido, por que ela pioraria o dela para o pessoal preferir os outros modelos ?

Alias o note do i5 é até inferior ao do 3500U, tendo clocks menores e gráfico integrado bem pior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PlayerUzumaki Ainda estou tentando primeiro o método do Ryzen Controller. Estou tentando fazer o Ryzen controller funcionar, é um software de terceiros que remove o limite de TDP, obviamente tem que ser usado com cuidado, porém parece que o sistema fica "brigando" com o software para abaixar assim que ele aumenta.  Porém se nao der certo assim que eu chegar em casa vou assistir o vídeo que me mandou, pois estou no trabalho agora rsrsrs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...