Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Reduzir tensão de 52v para 48v (1.4A)


camnop

Posts recomendados

Olá pessoal, boa tarde!

 

Estou querendo reduzir a tensão de uma fonte de 52v 1.4A para 48V. Preciso alimentar um AccessPoint de 48V 0.7A (no desenho em anexo eu ilustrei ele como um resistor de 68,6 ohms)

 

Pensei em usar step down mas não achei nenhum modelo específico pra essa tensão. E os parecidos custam o preço da fonte de 48v ~50 reais.

 

Tentei usar três diodos de 3A e estranhamente a tensão de 52V foi para 57v em vez de reduzir os 0,7v esperado em cada.

 

Então tentei usar o divisor de tensão por resistor e fiz o cálculo que me deu R1 5ohms 

E R2 60ohms.

 

Usei dois de 10ohms 1/4w em paralelo para o R1. Para o R2 usei em série um de 10ohms 1/4w e outro de 50ohms ~3w

 

Liguei a fonte com o circuito montado e no multímetro deu os 48v. Em segundos o resistor do R2 de 10 ohms do 1/4w torrou todo.

 

O que vocês sugerem pra que eu consiga reduzir esses 4v

Screenshot_20210116-153122__01.jpg

Screenshot_20210116-153009.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Diodos 1n540x em série: cada 1 come ~0.6v.

31 minutos atrás, camnop disse:

O que vocês sugerem pra que eu consiga reduzir esses 4v

 

Mais ousado mas também uma mexidinha mínima no circuito da fonte (chaveada?) teoricamente consegue a façanha. Algo como: colocar 1 resistor em paralelo com um da realimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, camnop disse:

Tentei usar três diodos de 3A e estranhamente a tensão de 52V foi para 57v em vez de reduzir os 0,7v esperado em cada.

Tem que colocar a carga pra ver o valor reduzido no multímetro. 

Pra tensão que você quer são 6 diodos em série 

 

Porém se for fonte chaveada eu ia de:

3 horas atrás, .if disse:

uma mexidinha mínima no circuito da fonte chaveada Algo como: colocar 1 resistor em paralelo com um da realimentação.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!