Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

i3 10100 vs r5 1600af


Posts recomendados

i3-10100

4núcleos/8threads

Clock base 3.6GHz // Clock turbo 4.30GHz

 

1600AF

6núcleos/12threads

Clock base 3.2GHz // Clock turbo 3.6GHz

 

 

 

 

Em multi tarefas o 1600AF dá 10 no concorrente, mas em gaming o 1600AF perde um pouco de desempenho por seu clock ser relativamente um pouco mais baixo, mas não significa que não dará conta do que você pretende fazer. Inclusive com um overclock você pode alcançar 3.9 ou 4.0GHz facilmente se tiver um bom sistema de refrigeração. 

 

Margem para upgrade sem nem pensar é o 1600AF. Custo/benefício dos Ryzen são infinitamente melhores quando o assunto é pensar em upgrade no futuro pelo simples fato de que a AMD manteve sua plataforma AM4 por mais de 5 gerações (geração 1000, 2000, 3000, 4000 e 5000). Quer dizer, qualquer placa-mãe de entrada como as A320 tem suporte a qualquer processador Ryzen. Caso não tenha suporte é só atualizar a bios. 

 

Os novos Ryzen 5000 vieram para bater de frente com a décima geração da Intel e não só conseguiu bater de frente como conseguiu manter o preço lá em baixo com novas tecnologia fazendo com que fossem os processadores mais procurado na Internet. 

 

Vamos fazer uma comparação rápida:

Um I7 9700 custa na faixa dos R$2500-R$2700

Clock base de 3.00GHz // Clock turbo para 4.70GHz

Contém 8n/8th

Uma placa-mãe mediana como uma B360 custa na faixa dos R$800-1000 (não acompanho os valores mas tô dando um valor mais ou menos)

 

O processador mais básico da nova geração dos Ryzen como o 5600x custa na faixa dos R$2200~R$2500

Clock base de 3.7GHZ // Clock turbo para 4.6GHz

Contém 6n/12th

Uma placa-mãe high-end como qualquer B450 (a mais básica custa na casa dos R$580~R$650) já dá conta da primeira, segunda, terceira, quarta e quinta geração.

 

 

Dá uma olhada nesse vídeo aqui testando o 3600X, 5600X e i7 10700k  (superior ao 9700) e veja o 5600x cuspindo fps e como o 3600x que custa em média R$1500~R$1800 também não fica atrás do i7.

 

Só mais uma coisa, a Intel a cada ano muda de plataforma fazendo com que você tenha que trocar sempre de placa-mãe, diferente da AMD. Há boatos que esse ano terá os novos processadores AM5 mas nada foi/será confirmado por enquanto. Aí neste caso sim teria que trocar de placa-mãe

 

A Intel é uma marca excelente e não dá para negar mas sua concorrente conseguiu sair a muito a frente e a Intel também desde de que começou a patifaria de ficar mudando de plataforma a cada processador lançado já cavou a própria cova. Assim como qualquer processador da nona geração que foram lançados sabendo que a cova já estava preparado para eles.

 

Você apenas tem que se fazer a pergunta: Porque vou pagar R$3000 num processador sendo que tem outro custando R$2200 me entregará quase a mesma performance com 10-20fps a menos? Com esse dinheiro que você economiza você investe em memória ram com frequência alta que no final você não perde FPS algum. "stonks"

 

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, IgorAlexandre disse:

Quer dizer, qualquer placa-mãe de entrada como as A320 tem suporte a qualquer processador Ryzen. Caso não tenha suporte é só atualizar a bios. 

leve ressalva nessa afirmação, pois as A320 suporta qualquer processador ate um Ryzen 5 de 3º geração, acima disso pouco provavelmente você terá estabilidade no sistema, e a serie 5XXX não terá suporte

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hero Designated i3 10100 com certeza empurra GPU melhor para dar FPS em jogos que não peçam muitos núcleos no processador.

 

Mas em BF5, Assassin's Creed e Stellaris onde o uso de núcleos é maior, o I3 vai sofrer em cenários com muitos player(BF5) ou NPC (AC) ou com muitas naves espaciais (frotas gigantes no stellaris).

 

É decisão difícil eu sei, vai depender do que vai jogar, e se vai precisar de mais núcleos. Tendência é jogos usaram e pedirem cada vez mais núcleos Logo o Ryzen 5 1600af seria melhor.

 

Além do mais comprando uma boa placa-mãe para o Ryzen, update é muito facilitado pela AMD, eu meio que tomei nojo da Intel pelo fato de forçar toda hora a troca de plataforma (placa-mãe).

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, IgorAlexandre disse:

i3-10100

4núcleos/8threads

Clock base 3.6GHz // Clock turbo 4.30GHz

 

1600AF

6núcleos/12threads

Clock base 3.2GHz // Clock turbo 3.6GHz

 

 

 

 

Em multi tarefas o 1600AF dá 10 no concorrente, mas em gaming o 1600AF perde um pouco de desempenho por seu clock ser relativamente um pouco mais baixo, mas não significa que não dará conta do que você pretende fazer. Inclusive com um overclock você pode alcançar 3.9 ou 4.0GHz facilmente se tiver um bom sistema de refrigeração. 

 

Margem para upgrade sem nem pensar é o 1600AF. Custo/benefício dos Ryzen são infinitamente melhores quando o assunto é pensar em upgrade no futuro pelo simples fato de que a AMD manteve sua plataforma AM4 por mais de 5 gerações (geração 1000, 2000, 3000, 4000 e 5000). Quer dizer, qualquer placa-mãe de entrada como as A320 tem suporte a qualquer processador Ryzen. Caso não tenha suporte é só atualizar a bios. 

 

Os novos Ryzen 5000 vieram para bater de frente com a décima geração da Intel e não só conseguiu bater de frente como conseguiu manter o preço lá em baixo com novas tecnologia fazendo com que fossem os processadores mais procurado na Internet. 

 

Vamos fazer uma comparação rápida:

Um I7 9700 custa na faixa dos R$2500-R$2700

Clock base de 3.00GHz // Clock turbo para 4.70GHz

Contém 8n/8th

Uma placa-mãe mediana como uma B360 custa na faixa dos R$800-1000 (não acompanho os valores mas tô dando um valor mais ou menos)

 

O processador mais básico da nova geração dos Ryzen como o 5600x custa na faixa dos R$2200~R$2500

Clock base de 3.7GHZ // Clock turbo para 4.6GHz

Contém 6n/12th

Uma placa-mãe high-end como qualquer B450 (a mais básica custa na casa dos R$580~R$650) já dá conta da primeira, segunda, terceira, quarta e quinta geração.

 

 

Dá uma olhada nesse vídeo aqui testando o 3600X, 5600X e i7 10700k  (superior ao 9700) e veja o 5600x cuspindo fps e como o 3600x que custa em média R$1500~R$1800 também não fica atrás do i7.

 

Só mais uma coisa, a Intel a cada ano muda de plataforma fazendo com que você tenha que trocar sempre de placa-mãe, diferente da AMD. Há boatos que esse ano terá os novos processadores AM5 mas nada foi/será confirmado por enquanto. Aí neste caso sim teria que trocar de placa-mãe

 

A Intel é uma marca excelente e não dá para negar mas sua concorrente conseguiu sair a muito a frente e a Intel também desde de que começou a patifaria de ficar mudando de plataforma a cada processador lançado já cavou a própria cova. Assim como qualquer processador da nona geração que foram lançados sabendo que a cova já estava preparado para eles.

 

Você apenas tem que se fazer a pergunta: Porque vou pagar R$3000 num processador sendo que tem outro custando R$2200 me entregará quase a mesma performance com 10-20fps a menos? Com esse dinheiro que você economiza você investe em memória ram com frequência alta que no final você não perde FPS algum. "stonks"

 

Merece colocar de novo aqui e ler de novo, leitura sensacional, muito bom, meus parabéns mesmo, obrigado, leitura fenomenal.

 

@IgorAlexandreMeu rei, aproveitando o tópico do amigo, espero não estar atrapalhando, pois depois dessa resposta com certeza qualquer duvida foi sanada, eu sei que não temos bola de cristal, mas gostaria muito de sua opinião pessoal, por favor, compro o 5600x ou espero o i5 da 11 geração, alguma previsão qual vai ser melhor processador? Sendo que não farei upgrade, então a Intel exigindo sempre novos sockets, isso não me será problema, então Igor você aposta que o i5 vai ser melhor processador para jogos do que o 5600x?

Desde já muito obrigado.

Att.

Eu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, juliano_araujo disse:

leve ressalva nessa afirmação, pois as A320 suporta qualquer processador ate um Ryzen 5 de 3º geração, acima disso pouco provavelmente você terá estabilidade no sistema, e a serie 5XXX não terá suporte

Colocar qualquer processador X ou XT numa A320 é loucura, são processadores que tem TDP alto e que necessitam de placa-mãe com bom dissipadores nos VRM coisa que essas placa-mãe de entrada não tem (inclusive nem tem BIOS para aceitar os XT). Mas eu quis dizer numa forma geral que mesmo tendo instabilidade ainda terá suporte. Saca? Mas ainda sim é uma boa ressalva, amigo.

 

7 horas atrás, isgarcandu disse:

 

 

@IgorAlexandreMeu rei, aproveitando o tópico do amigo, espero não estar atrapalhando, pois depois dessa resposta com certeza qualquer duvida foi sanada, eu sei que não temos bola de cristal, mas gostaria muito de sua opinião pessoal, por favor, compro o 5600x ou espero o i5 da 11 geração, alguma previsão qual vai ser melhor processador? Sendo que não farei upgrade, então a Intel exigindo sempre novos sockets, isso não me será problema, então Igor você aposta que o i5 vai ser melhor processador para jogos do que o 5600x?

Desde já muito obrigado.

Att.

Eu

O 5600x sem duvidas. Na verdade, da verdade mesmo é que QUALQUER i3 e i5 que tiver menos de 6n/12th e custar mais de R$1000 não vale a pena porque você pode optar pelo 1600AF, entende?

 

Ai você vai pegar um i7 que seja 8/8 por exemplo e custa R$2000... É simplesmente loucura. Em contra partida você encontra o 1600AF que custa em média de R$590~R$700 e uma AB350 (para ter suporte a terceira geração) custa na casa dos R$400~550.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!