Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador R5 3600 muito quente


Posts recomendados

@Pedro1223 O computador veio montado? se você mexer nas peças será que perde a garantia?
Eu comprei o ryzen 5 3600x e o meu chegava fácil a 80ºC, mas chegar a 100 como o seu chegou o meu nunca chegou. Eu acabei trocando o cooler da amd pelo Cooler Gammax 400 V2, baixou a temperatura e deixou a maquina mais silenciosa, mas a diferença mesmo foi quando eu travei o clock do processador e baixei a tensão, agora é difícil de ele passar de 70ºC mesmo em stress. Eu fiz um video no youtube, mas acho que a placa-mãe é diferente então não sei se daria pra você usar a mesma ideia. abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro1223 Amigo, compre um dos dois coolers que mencionei, que eu garanto que a temperaqtura não vai passar de 70C em quase nada, já montei computador com esses dois coolers, basta que o cooler seja de qualidade. Eu concordo com o que o colega disse acima que o undervolt ajuda a diminuir a temperatura, e ajuda muito, eu mesmo uso com undervolt, mas se for fazer isso pesquise muito antes pra evitar problemas e saber certinho onde mexer, e você vai precisar fazer testes exaustivos pra verificar estabilidade. Se a fabricante da placa-mãe não jogar a tensão muito alta no processador (Tem fabricante que faz isso) você não vai precisar de undervolt, já montei placa-mãe Asus e Gigabyte, e nenhuma delas foi necessário undervolt para que o processador ficasse abaixo dos 70C com algum desses dois coolers ai.

 

Se passar de 70C em tarefas que não exigem muuuuito estress, mesmo com um desses dois (Gammax L120T ou Hyper212) e com uma boa pasta térmica, é provavel que seu processador tenha vindo com defeito ou sua placa-mãe esteja jogando tensão além do limite do processador (1.45v), o que é muito difícil de acontecer.

 

Dê preferência ao water cooler, pois está no mesmo preço do air cooler e é um pouco mais eficiente e silencioso.

 

Em questão de pásta térmica tem várias, se estiver disposto a gastar com uma de qualidade, recomendo a Mastergel Maker ou Pro), Artic MX4, Artic Silver 5 ou Thermal Grizzly Kryonaut.

 

Boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simuroc Vou acabar optando por trocar o cooler mesmo, você me recomendaria outro cooler mais barato eu tava pensando em comprar o Gammaxx 400 v2 que iria sair por 130 reais ja o cooler os que você recomendou seria 250-300 reais eu teria q esperar mais 1 mês pra ter o dinheiro do watercooler

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro1223 Com o cooler original o meu passava fácil de 80ºC em testes de stress, em renderezição pesada de vídeo chegou muito perto de 90ºC, mas até então não teria problema, por que a temperatura máxima do Ryzen é 95ºC, no seu caso se chegou a 100ºC tem alguma coisa errada, não era jamais para passar de 95ºC.
Quando coloquei o Cooler da DeepCool o Gammax 400 V2, já baixou de cara uma média de 10ºC em relação ao cooler stock da AMD, mas o melhor resultado que eu tive até agora foi ajustando a tensão do processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Pedro1223 Você que sabe amigo, o Gammaxx vai sim melhorar a temperatura com certeza, mas eu esperaria mais um mes e pegaria logo o water cooler.

 

Tente pesquisar sobre undervolt e veja se consegue fazer até lá, vai diminuir a temperatura consideravelmente e quando chegar a época de trocar o cooler você já vai ter encontrado o ponto ideal de estabilidade, e juntamente com o cooler e a pasta termica nova eu duvido que chegue a 70C o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Simuroc Vou ver qual eu escolho acho q vou acabar optando pelo water cooler mas vou pensar bem ainda sobre isso só estou achando meio estranho chegar em temperaturas tão altas tipo enquanto eu assisto uma live na twitch por exemplo.
@cesarlopesmx valeu vou ver o problema primeiro com a terabyte o undervolting não sei fazer direito e tenho medo de fazer *****.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Pedro1223 , o único problema do watercooler é a limpeza que é um saco e o cuidado que você tem q ter para a montagem e desmontagem.

Tive um H100i e ele era ótimo, mas toda vez q tinha que limpar eu até perdia a vontade de fazer devido ao trabalho. Aquele radiador é um saco de limpar .... tinha que passar álcool isopropílico e aspirador.

Já air cooler é bem mais fácil de limpar e instalar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, Pedro1223 disse:

chegaria a pegar uns 90 graus?

se seu gabinete ter um bom air flow ele vai ficar no máx nos 70ºc

 

Procure testes com esse cooler nesse processador....

 

Tens quantas fan's no gabinete?

 

edit: segue abaixo avaliação de cliente na Kabum

 

image.png.4f40ed8fc3f6d5a3500c35d7aeefe437.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasfbranco Entendo meu pc comprei ele a pouco tempo faz nem 1 semana direito, comprei sem nenhum fan esse também pode ser um problema tanto q como eu vi q tava muito quente deixei sem o vidro da lateral e as vezes coloco um ventilador perto pra ajudar mas mesmo assim continua muito quente.
O pc ta sem nenhuma fan por enquanto e tipo eu estou pensando em 2 opções ou eu compro o water cooler que o cara recomendou ou posso comprar esse cooler ai o gamemaxx e também algumas fans pra ajudar no air flow do gabinete

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Pedro1223 disse:

algumas fans pra ajudar no air flow do gabinete

usando um water cooler você precisa mais ainda de fans para refrigeração do gabinete, não é só o processador que sofre com temperatura... VRM, HD, SSD, mermórias, VGA, etc. tudo tem sua vida útil reduzida quando trabalhada a altas temperaturas...

 

Verifique quantas fan's cabem no seu gabinete, coloque em todas as posições... mas no mínimo duas puxando ar frio vindo do painel frontal do gabinete, mais duas atrás e no topo do gabinete como exaustores...

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!