Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso aumentar a Memoria de Video dedicada da minha intel graphics 2000


Posts recomendados

Bom, eu tenho um dell optiplex 390, que esta com ssd e 16gb de memoria ram, estou fazendo upgrades nele e penso em comprar outro processador/placa-mãe/ placa de video, porém por momento, eu queria jogar alguns jogos de forma mais tranquila, e por isso queria aumentar a memoria de video dedicada

 

Eu ja tentei pelo regedit e não funcionou (lembrando, uso windows 7) 

Eu tentei ver na bios e não tem NADA falando memoria dedicada (essa bios eh bem limitada, ja tentei atualizar para a ultima versão a14 e mesmo assim nao achei nenhuma opção sobre memoria de video dedicada)

 

eu procurei diversos metodos, e o maximo que achei foi baixando o driver modificado phdgd que me deu 64mb de memoria dedicada, porém eu queria no minimo 512mb

 

enfim, so respondam se tiverem a resposta direta, obrigada 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas... para que mesmo que você quer aumentar a quantidade de RAM? Essa opção é geralmente placebo se o programa que você for usar for bem feito, primeiro porque o chip gráfico é fuleiro e não vai adiantar nada ter mais memória, e segundo que, se passar do alocado, vai para a RAM do sistema... que já é extamente onde estava antes, então o desempenho não muda!

 

A não ser que o aplicativo especificamente obrigue que o sistema tenha uma certa quantidade para ligar, não há motivo para mexer. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não existe meios de aumentar a memória dedicada, pois essa memória é física. Uma placa de vídeo com 4GB de VRAM possui 4GB de memória dedicada, sendo que para aumenta-la, seria necessário abri-la e acrescentar mais chips de memória, o que é inviável.

 

Ignore esses tutoriais que sugerem "alterar configurações no regedit" pois a limitação da memória é física (conforme expliquei acima), e não lógica (não é algo que possa ser alterado via software).

 

É importante que você entenda o seguinte, os processadores Intel possuem uma placa gráfica integrada (exceto alguns modelos, que exigem a utilização de uma placa de vídeo avulsa), a qual não possui memória gráfica própria (VRAM), portanto, ela precisa compartilhar alguns MBs da memória RAM para atuarem como VRAM.

 

Alguns processadores (em especial as APUs da AMD) possuem uma tecnologia que reserva X GBs da memória RAM para atuarem como VRAM, fazendo com que a memória RAM seja listada como Total: X (utilizável: Y), como mostra o exemplo abaixo

image.png

(8GB de memória RAM, sendo 1,07GB compartilhados com a placa gráfica integrada do processador).

 

Se você ir na área de trabalho > botão direito > Configurações de exibição > Desça a página e clique em "Configurações avançadas da tela > Exibir propriedades do adaptador de vídeo do Monitor, você irá ver algumas informações interessantes:

 

image.png

 

Ali está sendo listado 1024MB (1GB) de memória dedicada, mas na verdade esta memória é compartilhada, pois está sendo utilizada a partir da memória RAM, sendo que a memória "compartilhada" listada abaixo com 3548 (3,5GB) será automaticamente utilizada caso falte memória dedicada.

 

Esta é a diferença entre memória dedicada e compartilhada, que infelizmente é muito confundida por diversos usuários (principalmente devido ao funcionamento contra intuitivo mostrado na imagem acima). A memória dedicada NÃO PODE ser alterada, a compartilhada sim (aquela que é reservada, conforme expliquei no exemplo acima), sendo que isso é feito através de software (mais especificamente, a partir do BIOS), sendo que existe um limite máximo de quanta memória RAM você pode compartilhar com a placa gráfica para atuarem como VRAM.

 

Os processadores da Intel permitem alguns poucos MBs para atuarem como VRAM, enquanto que as APUs da AMD permitem alguns GBs.

 

Intel:

image.png

 

AMD:

image.png

 

Resumindo: Você não pode aumentar a memória dedicada, somente a compartilhada. E se o BIOS permite apenas um valor X, você obviamente não conseguirá usar mais do que esse valor X, afinal a limitação está na processador/placa-mãe e não no regedit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLVeu so quero saber se é possivel aumentar a memoria compartilhada (utilizando da minha memora ram) sem ser pela bios, porque na bios da minha placa-mãe nao tem essa opção, sendo que ja coloquei esse processador em outra placa-mãe e la eu pude escolher até  512mb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 minutos atrás, Sabrina 67867 disse:

ja coloquei esse processador em outra placa-mãe e la eu pude escolher até  512mb

 

3 horas atrás, GabrielLV disse:

Resumindo: Você não pode aumentar a memória dedicada, somente a compartilhada. E se o BIOS permite apenas um valor X, você obviamente não conseguirá usar mais do que esse valor X, afinal a limitação está na processador/placa-mãe e não no regedit.

 

Talvez seja necessário atualizar o BIOS nesse caso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!