Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

programas para testes de saude do HD.


Posts recomendados

Olá pessoal boa noite a todos,estava aqui dando uma pesquisada referente a alguns programas para testes do HD,recentemente eu rodei em um notebook o H2TEST no qual ouvi alguns técnicos indicando inclusive aqui no clube.

Pois bem,esse HD no qual eu rodei,ele está a muitos anos em uso,sabemos que o HD por se tratar de um disco por funcionamento físico é sujeito a desgastes e tem tempo de vida útil,e esse notebook no qual ele está apresenta muita lentidão para atividades do cotidiano como navegação da internet,usar alguns programas leves e etc (computador para trabalho) 

Quando eu rodei esse H2TEST, não acusou nenhum erro ou falha,mas como gosto de pesquisar sobre esses assuntos,queria saber como eu faço para verificar a saude do HD, que me mostre a capacidade dele e etc.

Poderiam me indicar algum software para esse tipo de análise ? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Willian_Souza disse:

Olá pessoal boa noite a todos,estava aqui dando uma pesquisada referente a alguns programas para testes do HD,recentemente eu rodei em um notebook o H2TEST no qual ouvi alguns técnicos indicando inclusive aqui no clube.

Pois bem,esse HD no qual eu rodei,ele está a muitos anos em uso,sabemos que o HD por se tratar de um disco por funcionamento físico é sujeito a desgastes e tem tempo de vida útil,e esse notebook no qual ele está apresenta muita lentidão para atividades do cotidiano como navegação da internet,usar alguns programas leves e etc (computador para trabalho) 

Quando eu rodei esse H2TEST, não acusou nenhum erro ou falha,mas como gosto de pesquisar sobre esses assuntos,queria saber como eu faço para verificar a saude do HD, que me mostre a capacidade dele e etc.

Poderiam me indicar algum software para esse tipo de análise ? 

CrystalDiskInfo , irá informar o estado de saúde do seu HD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Usuário excluido disse:

diskpart

list disk

wmic diskdrive get caption,status

chkdsk /f /r@Gustavo Muccelin Moreira

O comando wmic irá simplesmente indicar o status do HD caso o mesmo já tenha sido identificado em estado crítico. Não é nem um pouco recomendado utiliza-lo para verificar a saúde do HD visto que o S.M.A.R.T. (tecnologia usada para análise de HDs) faz análise de diversos atributos, sendo que nenhum deles é exibido através desse comando

 

E qual a necessidade de usar o diskpart ou o list disk nesse caso? Se a questão é análise de HD/SSD, o diskpart é simplesmente uma ferramenta de particionamento, não entendi o porque de você tê-lo sugerido...

 

---

 

@Willian_Souza A capacidade você pode visualizar pelo gerenciador de discos (Windows + R > diskmgmt.msc).

 

A primeira coisa a se saber sobre programas de diagnósticos de HDs/SSDs é o seguinte: NENHUM deles é 100% confiável. Esses programas utilizam a tecnologia S.M.A.R.T. (Self-Monitoring, Analysis, and Reporting Technology) para realizar o diagnóstico através de vários atributos que fazem referência a diversas análises realizadas internamente no disco rígido, porém, eles nem sempre são confiáveis, visto que existem diversos casos de problemas em computadores cujos programas apontaram a unidade como saudável, porém o problema foi resolvido assim que ela foi substituída...

 

Muitos usuários acham que, ao executar programas como o CrystalDiskInfo, HDTune, etc., qualquer erro ali indica que o HD/SSD deve ser substituído, mas não é bem assim que funciona e é um grave erro achar isso. Como eu disse, os atributos verificados pela tecnologia S.M.A.R.T. fazem diversos testes, sendo que através deles, é possível descobrir o que está causando determinado problema que muitas vezes não é culpa do HD em si.

 

image.png

 

Alguns exemplos:

 

- "Interface CRC Errors Count" = Falhas na transferência de dados (provavelmente por mal contato ou danos no cabo do HD);
- "Reallocated Event Count" = Falhas nas tentativas de recuperar (mover) dados de badblocks para outros setores não danificados (provavelmente por conta de erros no CRC descritos acima);

- "End To End Error Detection" = Falhas na transferência de dados entre o HD e a memória RAM, sendo que isso indica um problema no cabo SATA;

- "Spin Retry Count" = Tentativas mal sucedidas de tentar iniciar a rotação do HD (isto é, ele tentou iniciar a rotação, falhou, e teve que tentar novamente até conseguir), sendo que isso indica um problema no motor do disco rígido ou na fonte de alimentação;

- "Drive Calibration Retry Count" = Falhas na tentativa do HD de iniciar a auto calibração, sendo que isso indica um problema com o motor do disco rígido, com o rolamento ou com a fonte de alimentação;

 

E, claro, existem atributos que indicam problemas no próprio HD, sendo os principais:

 

- "Uncorrectable Sectors Count" = Existem badblocks no seu HD (setores defeituosos, causados por danos físicos).
- "Current Pending Sector Count" =  Indica a existência de setores cuja escrita ou leitura de dados falhou e é necessário uma análise para detectar se a falha pode ser corrigida ou se é um defeito físico.
- "Reallocated Sectors Count" = Já existem badblocks físicos no seu HD que foram marcados para não serem mais utilizados (por exemplo, é um campo minado onde as bandeiras já foram colocadas indicando onde estão as minas).
 

Dentre outros atributos que são meramente estatísticos (como a quantidade de horas de utilização, quantidade de vezes que o HD/SSD foi ligado, etc.).

 

No geral, os programas de testes de HD/SSD devem ser utilizados para detectar os principais problemas encontrados pelo S.M.A.R.T. mas você nunca deve confiar nos resultados de um único software pois essa tecnologia é bastante suscetível a falsos negativos.

 

Ai vai umas dicas:

1- O teste de benchmark do HD Tune é bastante útil para diagnosticar problemas "End to end" ou "Interface CRC Errors Count", visto que, como esses atributos indicam falhas na transferência de dados, o benchmark irá sempre apresentar baixíssimos valores de leitura, e após trocar o cabo SATA, eles estarão altos novamente, indicando que o problema era de fato o cabo SATA e que o problema foi resolvido.

PS: Configure-o para sempre executar um teste completo, fazendo os seguintes procedimentos: Abra-o, vá em File > Options > Benchmark > Full Test > Mude a setinha para "accurate" e clique em OK.

 

image.png

A imagem acima é de um caso que peguei aqui no fórum, cujo Windows do usuário estava alertando para problemas no HD e o S.M.A.R.T. indicou o erro "End to End", e o teste de benchmark do HD Tune indicou absurdas quedas na taxa de leitura (gráfico da esquerda), fazendo-o chegar a uma leitura mínima de 2.4MB/s, sendo que após a substituição do cabo SATA, a taxa de leitura ficou mais "limpa" (imagem da direita).

Link do caso: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1512149-tenho-que-trocar-o-hd/?tab=comments#comment-8054482

 

 

2- As principais causas de badblocks são:

- Pancadas no gabinete

- Desligamento repentino (forçar o botão power, queda de energia ou puxar da tomada)

- Instabilidade na rede elétrica (oscilações e/ou raios)

- Uso de fonte bomba

- Uso de estabilizador

 

3- Badblocks não são problemas corrigíveis. Afinal, estamos falando de defeitos físicos. Porém, podemos fazer com que esses setores defeituosos não sejam mais utilizados através de programas especificos como o HDDRegenerator ou através do comando chkdsk /r, utilizado no prompt de comando do Windows.

 

4- Os HDs e SSDs possuem uma área chamada "Spare area", a qual possui setores limpos que serão utilizados somente no caso de badblocks. Todos os setores do disco rígido possuem um endereço, isto é, um valor que os identifica. Quando um badblock precisa ser anulado (deixar de ser utilizado), o endereço deste setor é alterado para um endereço da Spare Area, enquanto que o endereço original do badblock fica marcado para não ser mais utilizado (e essa marcação é feita no firmware do HD/SSD, portanto, mesmo se você formatar a unidade, os badblocks continuarão anulados).

 

5- programas de teste de SSD geralmente possuem dois testes: um teste rápido que apenas analisa os atributos do S.M.A.R.T. e um teste extenso que realiza o mesmo teste S.M.A.R.T. e faz uma varredura na unidade em busca de setores defeituosos. A aba "error scan" do HD Tune permite fazer apenas um teste de badblocks (rápido ou extenso, sendo necessário desmarcar a caixa "quick scan" para roda-lo no modo extenso), o que eu considero bastante útil visto que já vi um caso onde o software Data Lifeguard Diagnostic (bastante recomendado para diagnosticar HDs) estava cancelando o teste pois foram localizados badblocks. Porém, neste caso (que infelizmente eu não possuo link) o problema não eram os badblocks em si (apesar de não ser recomendado continuar o utilizando pois ele está com defeitos. a existência de badblocks físicos não significa necessariamente que o HD vai pifar da noite pro dia), mas sim, o código End-to-End error, que como citei acima, é um sinal de defeitos no cabo SATA. Esse erro só foi detectado através do HD Tune, e a partir dele conseguimos substituir o cabo SATA e continuar usando o HD sem maiores problemas. Infelizmente o Data Lifeguard Diagnostic não nos deu esse resultado.

 

Exemplo de detecção de badblocks no HDTune:

image.png

 

6- Como eu disse lá no começo do post, você nunca deve confiar em somente um software de diagnóstico, utilize no mínimo dois.

 

7- Em SSDs, o fabricante (geralmente) disponibiliza um software próprio que possui suas próprias funcionalidades de análise. Se for analisar um SSD, utilize estes programas antes de qualquer outro.

 

8- NUNCA dependa somente desses programas. Tenha sempre uma unidade secundária para testar, pois como expliquei, existem casos em que esses programas falham em detectar algum erro.

 

Por fim, caso queira se aprofundar um pouco mais (e caso tenha um bom conhecimento de inglês), recomendo a leitura deste artigo que explica o funcionamento do S.M.A.R.T., e também lista 7 motivos do porquê ele não é uma tecnologia totalmente confiável:

https://www.hdsentinel.com/smart/index.php

 

Leia este artigo também que explica o que cada atributo significa em maiores detalhes:

https://www.programmersought.com/article/6868862446/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!