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Dando tela azul aleatoriamente, não sei o que pode ser...


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Boa noite, amigos, como estão?

Recentemente adquiri um novo computador, comprei algumas peças no ALIEXPRESS (placa-mãe, Processador e RAM) e reaproveitei as peças do meu antigo setup (SSD, HD, FONTE e GABINETE).

 

Comecei a utilizar o PC, e começou a dar tela azul em alguns momentos, isso foi ficando um pouco mais frequente conforme eu ia utilizando, atualizei a BIOS e isso pareceu dar uma adiantada, porém, só por algum tempo de 2 dias corridos.

 

Resumindo, não consegui descubrir o que estava ocasionando a tela azul, e agora isso vem ocorrendo frequentemente, e uma coisa que eu reparei, é que parece que são em momentos aleatorios, pois as vezes estou jogando, assistindo vídeo no youtube, ou apenas scrollando o facebook, e em todas as ocasiões já aconteceu.


CONFIGURAÇÃO DA MAQUINA: 

placa-mãe = ASUS TUF B450M GAMING PRO

PROCESSADOR = AMD Ryzen 5 3500x

PLACA DE VÍDEO = Galax NVIDIA GeForce GTX 1650 super

RAM = Pumeitou DDR4 2666mhz placa-mãe = Asus TUF b450m PRO

FONTE CORSAIR 600W
 

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Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:
 
- Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
- Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
 
Preciso saber também:
- Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
- Você faz overclock no seu PC?
 
---
 
Após nos enviar essas informações, realize os seguintes procedimentos:
 
1- Baixe o BlueScreenView, execute-o, clique em cada um dos arquivos ali (.dmp), tire print das informações exibidas tanto na parte superior quanto na parte inferior do programa e poste aqui para podermos analisar.
 
https://www.nirsoft.net/utils/blue_screen_view.html
 
Você deve enviar as prints dessa maneira, de cada um dos arquivos .dmp que estão listados ali:
 
D9n8NNP.png


2- Abra um CMD normal (não-administrador), copie o comando abaixo por completo, cole no CMD e tecle Enter (espere 10 segundos após teclar enter)
 

Citação

(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic bios get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state) > "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" 


Um arquivo chamado "listappta.txt" será gerado na área de trabalho. Anexe esse arquivo na sua próxima resposta.
 
---
 
Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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1 - Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;  
2 - Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
 
Preciso saber também:
3 - Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
4 - Você faz overclock no seu PC?

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

1 - Uso um filtro de linha (régua).

2 - Não uso nada.

3 - Sim, GEFORCE EXPERIENCE e DRIVE BOOSTER.

4 - Não.

 

 

 

Capturar.PNG

Capturar 2.PNG

Capturar 3.PNG

Capturar 4.PNG

Capturar 5.PNG

listappta.txt

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  • Membro VIP
3 minutos atrás, Rafael Paciullo disse:

3 - Sim, GEFORCE EXPERIENCE e DRIVE BOOSTER.

Desinstale o Driver Booster. Drivers devem ser baixados do site do fabricante e não por programas de terceiros pois costumam causar problemas.

 

Das 5 telas azuis, 2 estão apontando para uma falha no driver de vídeo.

 

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de vídeo, utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de vídeo enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

 

Após isso, vá no site do fabricante da placa de vídeo e baixe ali o driver mais recente:

https://www.nvidia.com.br/Download/driverResults.aspx/169135/br

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  • Membro VIP

@Rafael Paciullo As telas azuis não são um problema, mas sim, um aviso de que um problema está acontecendo no Windows. Ou seja, seu PC deu várias telas azuis pelo simples fato de que o causador do problema ainda está em seu PC, seja ele um driver problemático, um software mal-programado ou um hardware defeituoso.

 

3 minutos atrás, Rafael Paciullo disse:

Beleza, fiz tudo isso certinho, isso resolve? agora não vai dar mais tela azul?

Só saberemos se o procedimento funcionou se os problemas não voltarem a ocorrer. Da mesma forma, só saberemos se um remédio deu efeito se os sintomas de uma determinada doença não aparecerem mais.

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Olá, estou de volta...

 

Ocorreu novamente duas vezes, e aconteceu uma terceira vez, porém, não deu tela azul, só a tela congelou e começou um barulho no fone robotizado e contínuo, a tela ficou preta e desligou.

 

Da uma olhada nas telas azuis, irei anexar. 

 

Aguardo sua resposta.

 

Grato.

tela azul 1.jpg

tela azul 2.jpg

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  • Membro VIP

Desculpe a demora.

 

image.png

 

Analisando os arquivos, os quatro apontam para drivers do Windows, sendo um deles o HDAudBus.sys, um driver também do próprio Windows que está relacionado com a execução de áudio. Embora ele esteja apontando para um driver do Windows, talvez a falha esteja em um driver de terceiros relacionado ao áudio.

 

Baixe o DDU, esse programa serve para desinstalar drivers específicos.

https://www.guru3d.com/files-details/display-driver-uninstaller-download.html

 

Faça o seguinte:

1- Baixe o programa

2- Entre no modo de segurança:

Vá em iniciar > msconfig > inicialização do sistema > marque a opção inicialização segura > OK e reinicie o PC.

3- Utilize o DDU para remover o driver de áudio, utilizando a opção "Limpar e reiniciar".

4- Refaça o procedimento 2, dessa vez desmarcando a opção de inicialização segura e reinicie o computador.

Dessa forma, o DDU irá remover o driver de áudio enquanto está no modo de segurança e então basta refazer o procedimento para sair deste modo.

 

Não instale nenhum driver após fazer isso, tente utilizar o PC normalmente por algum tempo com os drivers-padrão fornecidos pelo próprio Windows e veja se o problema persiste.

Após esse teste, se o problema persistir, isso indica que o responsável não era o driver de áudio.

Independente do resultado, vá no site do fabricante da placa-mãe e baixe ali o driver de áudio disponível.

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  • Membro VIP

@Rafael Paciullo

Prezado usuário,
 
De forma a auxilia-lo na resolução do problema que pode estar causando as telas azuis, preciso das seguintes informações:

 

  • Você usa o PC diretamente na tomada ou no estabilizador/nobreak/filtro de linha?;
  • Periféricos avulsos (se você usa adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth, se usa algum tipo de HUB, etc).
  • Você usou/usa algum "atualizador de drivers" no seu PC?
  • Você faz overclock no seu PC?

 

Preciso, também, que você faça os seguintes procedimentos para podermos coletar informações no seu computador que nos ajudarão no diagnóstico, permitindo que encontremos mais rapidamente o culpado pelas telas azuis.

 

Você deve executar os procedimentos EXATAMENTE como estão descritos aqui para coletar as informações da maneira correta.

 

Clique em "expandir" para ver os procedimentos.

 

Citação

1- Baixe o arquivo LogsCdH.zip:

LogsCdH.zip

2- Abra este arquivo e mova a pasta LogsCdH que está dentro dela para a área de trabalho.

Esta pasta deve OBRIGATORIAMENTE estar na área de trabalho, do contrário, o procedimento não irá funcionar.

 

3- Abra a pasta e dê um duplo-click no arquivo "Meu PC e 32 ou 64bits.bat", ele irá dizer se a arquitetura do seu Sistema Operacional é 32bits ou 64bits.

 

4- Com o resultado do arquivo acima, clique com o botão direito no arquivo "ColetarLogs (32 bits)" ou "ColetarLogs (64 bits)", dependendo da arquitetura do seu Sistema Operacional, e selecione "Executar como administrador" e aguarde, o script irá coletar alguns logs e isso pode levar até 2 minutos.

 

5- Existirão diversas mensagens na tela que será exibida (prompt de comando) lhe informando alguns detalhes sobre o procedimento. Atente-se a essas mensagens.

 

6- Um dos programas responsável pela coleta de logs poderá exigir que você aceite algumas telas de confirmação. Aceite todas elas para que as informações sejam coletadas corretamente.

 

7- Finalizado os procedimentos, uma pasta chamada "LogsColetados" será criada na sua área de trabalho. Você deve salvar esta pasta como .zip ou .rar (A PASTA com todos os arquivos dentro, não é para salvar arquivo por arquivo) e anexa-la na sua próxima resposta.

 

8- Baixe e instale o Speccy, esse software lista a marca e modelo de todas as peças do seu computador. Após instala-lo, abra-o, tire uma print APENAS da tela inicial (NÃO É PARA ENVIAR prints de todas as telas, somente da tela inicial) e envie-a no seu próximo post:

https://www.ccleaner.com/speccy/download

 

----

 

Estou no aguardo das informações para resolução do caso 👍

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  • Membro VIP

@Rafael Paciullo No momento em que você me enviou os logs, quais atividades você estava fazendo no PC? As temperaturas estão um pouco acima do aceitável (especialmente o SSD Adata, com 51ºC)

 

image.png

 

image.png

 

Analisando os logs, existem alguns registros que indicam que o sistema tentou criar um MEMORY.DMP (versão mais completa do minidump que solicitei no post #9), o qual ocupa o mesmo espaço da memória RAM sendo utilizada no momento (ou seja, se você tem 8GB sendo utilizados na RAM, o memory.dmp irá copiar todo o conteúdo dela, fazendo com que ele também ocupe 8GB de espaço em disco), sendo que esse tipo de dump só é gerado caso a falha seja considerada de natureza grave.

 

Esses são todos os bugcheck codes emitidos pelo visualizador de eventos, sendo que apenas alguns (3/20) conseguiram gerar o arquivo memory.dmp com sucesso, enquanto os outros falharam devido a falta de espaço em disco (ou devido ao arquivo de paginação não ter o tamanho suficiente):

 

Citação

0x00000139 

0x0000010e = VIDEO_MEMORY_MANAGEMENT_INTERNAL

0x000000be = ATTEMPTED_WRITE_TO_READONLY_MEMORY

0x00000050 = PAGE_FAULT_IN_NONPAGED_AREA

0x000000d1 

0x0000007f 

0x0000003b 

0x0000000a 

0x0000007e 

0x0000007a 

0x0000003d 

0x0000001a = MEMORY_MANAGEMENT

0x0000001e 

 

Todos os códigos não destacados são códigos genéricos que podem surgir em diferentes situações (um problema diferente pode gerar o mesmo código), enquanto que os quatro códigos destacados estão relacionados com memória, sendo que o 0x10e aponta para uma falha na memória VRAM (memória de vídeo).

 

Conclusão: Talvez o responsável pelas falhas sejam as memória de vídeo ou a própria memória RAM (pois uma memória RAM defeituosa pode fazer com que diferentes códigos sejam gerados em uma tela azul, e veja que temos 13 códigos diferentes).

 

Recomendações:

1- Faça um diagnóstico de memória RAM seguindo os procedimentos deste tutorial:

 

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Boa noite, estou com o mesmo kit que o seu é resolvi fazendo o seguinte.

1- Vá no setup (configurações do BIOS/UEFI), localize a opção "Core Performance Boost" e desative-a.

 

Pode confiar que vai funcionar, aqui funcionou com basicamente a mesma configuração.

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Muitos erros ai tem coisa relacionada a memoria. Desativar o CPB deixa muito do rendimento do processador travado... testou cada pente individualmente?

 

Por isso nao vejo o porque pagar 214 reais nessas memorias genericas da china, que ninguem sabe qual chip vem, nao sabemos se é usado, nao tem dissipador, qual a qualidade do pcb e nem tem garantia. Quando no brasil temos as ballistix por 239-259 3000mhz cl15 na kabum direto e voce quase nao ve ninguem no forum com problemas...

 

Isso que na kabum em dezembro eu vi que eles tinham 3000 peças dessas ballistix em promoção por 239. Venderam tudo na epoca e semana passada entrou nesse preço de novo umas 2000 peças...

 

259,90 fora da promoção:

https://www.kabum.com.br/produto/133504/mem-ria-crucial-ballistix-8gb-ddr4-3000-mhz-cl15-preto-bl8g30c15u4b

 

Essas pumeitou ai:

https://pt.aliexpress.com/item/4000979872608.html

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12 horas atrás, Brc disse:

Muitos erros ai tem coisa relacionada a memoria. Desativar o CPB deixa muito do rendimento do processador travado... testou cada pente individualmente?

 

Por isso nao vejo o porque pagar 214 reais nessas memorias genericas da china, que ninguem sabe qual chip vem, nao sabemos se é usado, nao tem dissipador, qual a qualidade do pcb e nem tem garantia. Quando no brasil temos as ballistix por 239-259 3000mhz cl15 na kabum direto e voce quase nao ve ninguem no forum com problemas...

 

Isso que na kabum em dezembro eu vi que eles tinham 3000 peças dessas ballistix em promoção por 239. Venderam tudo na epoca e semana passada entrou nesse preço de novo umas 2000 peças...

 

259,90 fora da promoção:

https://www.kabum.com.br/produto/133504/mem-ria-crucial-ballistix-8gb-ddr4-3000-mhz-cl15-preto-bl8g30c15u4b

 

Essas pumeitou ai:

https://pt.aliexpress.com/item/4000979872608.html

Tenho essas memorias compradas do Aliexpress, elas veem na caixa lacrada e tem 3 anos de garantia, não perde nada para as memorias "nacionais". Eu tenho esse mesmo Kit comprado no Ali, paguei R$1450,00 sendo que aqui um parecido chega cerca de R$3000,00. 

 

Eu estava com esse mesmo problema, com o mesmo kit. Infelizmente a B450 vem com uma config que causa instabilidade no processador e consequentemente no S.O. Mude na BIOS Core Performance Boost para Disable que funciona corretamente. 

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@Leonardo dos Reis Macedo A B450 não vem com configuração que causa instabilidade. Eu tenho 4 máquinas com B450, montadas com 2600x, 2700, 3600 e 5900x e nunca tive nenhum problema. Inúmeros usuários do fórum tem B450 e não tem problemas. Vi seu post e você tem os mesmo sintomas do colega e o denominador comum são essas memórias. Se você acha que desabilitar o turbo é uma coisa normal e não quiser testar outro pente de memória no setup, não posso argumentar nada contra.

 

abraços e boa sorte aos 2

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@Brc Na verdade o Kit placa-mãe, processador e memoria são iguais, porém a placa-mãe antes de ser enviada é configurada. O turbo do processador leva em conta desempenho, sem pensar em tensão ou como será distribuído o desempenho com relação ao uso do equipamento. Por esse motivo os jogos ficam com bom desempenho e quando se usa para realizar coisas básicas da tela azul. O melhor a se fazer é setar o desempenho do processador de forma manual, colocando o Ghz necessário para usar comumente e também para jogar.

 

Infelizmente essa configuração na BIOS tem causado tela azul em vários equipamentos e o motivo ainda eu desconheço, porém, é mais fácil desabilitar essa opção e ter um equipamento usual com menos 10 FPS, do que ter uma equipamento com FPS alto e que da tela azul a cada 5 minutos de uso.

 

Não é somente com o Ryzen 5 3500x e a B450, vários equipamentos com diversos tipos de Ryzen e placa-mãe tem causado a mesma tela azul com essa opção marcada. Falo isso por que pesquisei muito e quase comprei Kit de memoria novo para substituir, mas felizmente achei o defeito antes de comprar.

  • Confuso 1
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