Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows 10 não reconhece toda memória


Posts recomendados

Olá, estou com um problema estranho e preciso saber se mais alguém passou por isso e se conseguiu solucionar.

Meu pc é um ryzen 5 1600af com placa-mãe gigabyte b450m s2h.

Atualmente uso 1 ram de 8gb e tudo funciona ok, nenhum problema, então adquiri um pente de 16gb Hyperx fury 2400mhz pois uso muitos programas ao mesmo tempo.

O problema é que na bios reconhece os 16gb ok, mas ao entrar no windows não consigo usar o pc nem por 2 minutos que trava em tela azul, aí ao verificar a memória na parte de sistema do windows aparece 16gb (utilizável 15,4gb).

Será bug do windows, incompatibilidade da memória com minha placa-mãe ou memória com defeito?

Conforme o antigo dono a memória está ok mas ele me enviou uma foto da parte de sistema com uma mensagem parecida com a minha: 16gb (utilizável 15,5gb) ele usa um intel mas não sei qual processador.

Alguém mais já se deparou com esse problema estranho? Já aconteceu isso comigo instalando 2 rams, mas com 1 nunca vi...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tavaares00 disse:

@Adriano Biazi Você formatou o PC após a inserção? 

Olá, não formatei pois acho que adicionar ou tirar memória ram não deveria exigir formatação pra funcionar corretamente, sempre adicionei e retirei de pc´s ddr3, ddr2, notebook, sem a necessidade de formatar, mas como eu não tinha tentado isso, vou pegar um hd que tenho de sobra pra instalar do zero com essa memória.

Se acaso isso não funcionar, tem mais alguma ideia do que pode ser?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Adriano Biazi olha, existe a possibilidade (eu diria que grande) de estar havendo conflito entre as duas memórias. Idealmente se usam pares iguais, de preferência mesmo tamanho em GB e frequência. Se for mesmo modelo/fabricante é melhor ainda.

 

Se for este o cenário de conflito, melhor usar somente o módulo de 16GB sozinho.

 

Outra coisa que você pode tentar é fazer uma atualização de BIOS, que pode ajudar a corrigir alguns conflitos de hardware. Não é garantido, mas pode tentar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, XDRZ disse:

@Adriano Biazi olha, existe a possibilidade (eu diria que grande) de estar havendo conflito entre as duas memórias. Idealmente se usam pares iguais, de preferência mesmo tamanho em GB e frequência. Se for mesmo modelo/fabricante é melhor ainda.

 

Se for este o cenário de conflito, melhor usar somente o módulo de 16GB sozinho.

 

Outra coisa que você pode tentar é fazer uma atualização de BIOS, que pode ajudar a corrigir alguns conflitos de hardware. Não é garantido, mas pode tentar.

Opa, esqueci de mencionar acima: são de velocidades diferentes 8gb 2666mhz 16gb 2400mhz, então imaginei que seria esse o problema, então fiz os testes usando somente a 16gb e nada... continuam os mesmos problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, XDRZ disse:

@Adriano Biazi neste caso, se a memória de 8GB funciona normal e a de 16GB está causando os travamentos pode ser azar de este módulo estar defeituoso ou não casar bem com a sua placa. Pode acontecer.

 

Tente atualizar a BIOS para ver se o problema persiste.

A bios já atualizei pra última versão, então só me resta a tentativa de instalar essa memória juntamente com um hd vazio e fazer a instalação do zero pra ver se soluciona.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, XDRZ disse:

@Adriano Biazi eu acho pouco provável, na verdade não faz muito sentido formatar. Não tem relação.

 

Na tua BIOS tem alguma opção de perfil, XMP? De repente tentar colocar algum perfil de frequência abaixo ou acima para testar, verificar se dá estabilidade.

Não comentei acima, mas sim, testei várias opções do perfil XMP: automático, desligado, ajustando manualmente para 2400mhz, ajustando abaixo de 2400mhz, acima de 2400mhz e nada de funcionar, sempre dá tela azul por volta de 3 minutos de uso....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RS Faria disse:

@Adriano Biazi

 

Tente fazer um teste básico de RAM.. O Windows tem um, em "Ferramentas Administrativas".. Ou baixe e use o MEMTest..

 

Toda a cara de defeito na memória.. Adicionar RAM NÃO necessita de formatação do Windows..

Legal, tenho esse memtest num pendrive do hirensboot.

Valeu!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!