Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual é o fio positivo e qual o negativo de um FAN!


Posts recomendados

Bom dia a todos!

 

Talvez este não seja o local mais correto pra sanar essa minha primária dúvida, ainda assim, agradeço quem puder me ajudar.

 

Estou fazendo um pequeno projeto de ar condicionado caseiro, semelhante a este que ensinam neste vídeo:

 

https://youtu.be/jNR1s3mvsPc

 

Entretanto, diferente do modelo do vídeo, resolvi colocar um outro FAN, menor (80mm) no lugar do cano de PVC de forma a, ao contrário do FAN maior, o que se encontra na tampa, puxar o ar de dentro da caixa para fora.

Pois bem, na hora de fazer as ligações elétricas foi aqui que me deparei com um grande problema. Ao contrário das ventoinhas que estou acostumado, as duas que comprei não tem diferença de cor na fiação. Normalmente o fio vermelho é o positivo e o preto o negativo, entretanto nestes dois modelos que comprei, todos os fios são pretos. O FAN maior ainda tem um terceiro fio, que acredito seja o de dados, fio este que eu poderia descartar nesse projeto, porém, como todos são pretos não sei como identificar o positivo, o negativo e o de dados (ou seria um fio neutro?).

Desculpem-me por questionar algo tão elementar, porém, não manjo nada desse assunto.

 

Novamente agradeço a quem puder me ajudar.

 

Att.

Bruno T.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno Thomas Uma boa forma de testar os fios certos dos fans é ligar eles em tensão menor do que a suportada.

 

Normalmente os fans é 12V, então ligue em 5V ou 3.3V, só vai ficar fraco, mas ao menos vai saber se funciona, mesmo que ligar os pinos invertidos em 12V não queime.

 

Se os fans tem o conector padrão de colocar na placa-mãe, uma boa é seguir a orientação das imagens apresentadas pela amiga @Amanda Gonçalo .

 

 

2 horas atrás, 1lokos disse:

ficando invertido vai soprar ao contrário das pás.

Na maior parte das ocasiões, o fan não liga se os fios estiver invertido.

 

Já precisei descobrir qual era qual algumas vezes, e mesmo ligando invertido, os fans nunca girou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!